O Pão da Amizade - Darien Gee

Um presente anônimo conduz uma mulher a uma jornada que ela jamais poderia imaginar. Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simples bilhete "espero que você goste". Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Ainda abalada pela tragedia que a distanciou da irma, antes sua melhor amiga, Julia continua perdida quanto aos rumos de sua vida. Ela jogaria fora o presente anonimo, mas, para alegrar Gracie, concorda em assar o pão. Quando Julia conhece duas recem-chegadas a pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligaçao ao oferecer a elas uma parte da massa. A viuva MAdeline Davis esta trabalhando para manter aberto o seu salao de chá, enquanto a famosa violoncelista Hannah Wang de Brisay esta numa encruzilhada, com o fim da carreira e o do casamento. Na cozinha do salao de chá de Madeline, as tres mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre. Nao demora para que todos em Avalon estejam assando o pao em suas cozinhas. Mas este momento feliz e as novas amizades tambem apresentam um novo desafio: a necessidade de reencontrar a irma e lidar com uma situaçao que ela preferia esquecer. O pao da amizade conta uma historia espiritual e comovente sobre vida, amizade, dores e dificuldades, comida e familia, mas tambem sobre a necessidade de mantermos acesa a esperança.

Minha opinião: O Pão da Amizade mostra, simultaneamente, o dia-a-dia de algumas pessoas da pequena cidade de Avalon. Todas essas pessoas lidam com algum tipo de perda e como reagem ou enfrentam esta perda, ou simplesmente o que não fazem para superar a dor, é o que o livro foca.

O Pão da Amizade – a receita mesmo - chega para mudar toda a história do lugar, e principalmente de Hannah, Madeline, Julia e Mark – os principais personagens da história (ou os que mais me prenderam).
Após as três mulheres se conhecerem, elas vão, dia após dia, mudando, se redescobrindo. Não dá para pontuar um momento de virada das personagens, pois é a rotina que as fazem mudar, encarar de fato a vida e não mais se deixarem levar pelos fatos, sem ditar regras.
O livro também mostra como pequenos atos individuais podem ser transformados quando feitos em conjunto e podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Superação e perdão são palavras-chave do livro.

A leitura no início é um pouco confusa, pois quando uma estória começa a ficar interessante, surge outro capítulo com um novo personagem e essa sensação dura até nos acostumarmos com o ritmo e logo temos (de uma outra perspectiva) a continuação da estória.
No geral, ela é muito bem narrada, com diálogos que levam à lembrança de uma personagem, permitindo que, aos poucos, entendamos suas perdas e certos porquês.

Darien Gee soube deixar bem leve e terno o drama da rotina de seus personagens, o que fiquei admirada, pois ela conta sobre perdas muito grandes – o filho, o casamento, o gosto de viver – e não nos sentimos angustiados, mas sim motivados a continuar lendo e torcer por um belo desfecho (que acontece!)

E ainda no final, tem umas receitas com o Pão da Amizade.
Dica: Não leiam de estômao vazio. É de dar água na boca ^^

Bjoos!
@EsteJaLi
@CeileMoraes
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Ai, Ceile, q estória linda ** AMEI.
    A capa já tinha chamado minha atenção e com essa resenha agora... QUERO MUITO ESSE LIVRO!
    Ótima resenha flor.

    Muitas bjoks ^.^

    @suellennxavier
    Suellen
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  2. eu não segui a sua dica e li de estomago vazio T-T
    A capa é simplesinha mas até que é bonitinha, não faz muito o meu tipo de leitura mas as vezes é bom para colocarmos os pés na realidade. Quem sabe mais pra frente ??? rsrsrs bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas apesar de a história parecer legal de se ler... não chamou minha atenção.

    A capa do livro seria bonita se não colocassem esse balão rosa no meio só pra encaixar o título, concorda? HAHAHAHA

    Parabéns pela resenha, esse pão deve ser de dar água na boca mesmo!

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  4. Que resenha linda Ceile! Essa história me lembrou do livro O clube do Biscoito, que tem tudo a ver inclusive o nome! Quero muito ler O Pão da Amizade, mas se eu comprar mais um livrinho sequer, meu marido me dá as contas kkkkkk! Então vou me contentando com as resenhas que leio! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. O livro é ótimo! Tive a oportunidade de lê-lo a partir de uma promoção da Editora Lua de Papel. Amei! Vale a pena! Uma história de perdas e de recomeços.

    ResponderExcluir
  6. Nooooossaaaa!!! Eu quero muito ler esse livro!!

    Participei daquele concurso da Livraria Cultura, mas não fui escolhida #chora

    Tá no topo da minha lista, quero muito ler e fazer o pão da amizade, será que é bom?? Kkk

    http://www.livrosetsurus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.