A Esperança - Suzanne Collins


Entre soluços e lágrimas, me despeço dessa trilogia que vai deixar minha vida marcada para sempre.

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

O último livro é bem diferente dos outros, já que não tem aquela preparação usual para os Jogos Vorazes. Mas a manipulação, a dúvida, a desconfiança, continuam as mesmas. Ah, e é claro, a revolta contra o Capitol, contra a situação em que todos estão.
Mesmo sendo o terceiro livro da mesma história, a autora não para de nos surpreender. E, juro, mesmo que Katniss não tenha que voltar para um Jogos Vorazes pela terceira vez (fiquei mesmo chocada com isso no segundo livro), foi uma surpresa atrás da outra. Primeiro com Peeta, depois novamente com Peeta... E é melhor eu parar de falar, senão vou acabar dando spoiler.
E se você espera começar a ler o livro para depois ter uma pausa para fazer alguma coisa, desista. Não dá para parar de ler, tamanha a maneira como a autora nos prende.
A única coisa que eu não gostei no último livro foi da própria personagem principal. Tudo bem que ela passou por muitas coisas, mas podia se tornar um pouco mais emocionalmente estável. Fiquei um pouco decepcionada com a participação (ou falta) dela ao longo do livro. Queria ver mais de uma guerreira destemida, o que não foi possível. Infelizmente. Também achei algumas mortes desnecessárias, mas aí é o meu lado emocional falando. Vou sentir falta desses personagens que se foram para sempre [LUTO]
Agora o final... Ual. Digamos que depois que você pensa que está tudo bem, acontece uma reviravolta atrás da outra. Nas últimas páginas o livro nos surpreende mais do que todo o resto. Sério, eu tive que parar de ler para absorver os que as palavras me passaram. Foi espantoso.
Bem, acima de tudo, o livro, ou melhor, a trilogia, leva minha nota máxima. Não me arrependi em não dar ouvidos para a capa e para a sinopse super fraca. Olhei as opiniões e, ufa, comecei a ler. O tipo de história que volta e meia voltarei a pensar nela e lamentar ou exultar por seus acontecimentos.
Ah, e a todos aqueles que se foram, um adeus especial. Nunca nos esqueceremos de vocês.

BJS
 
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Você disse, em poucas palavras até, tudo que senti ao ler Esperança. Não é lá meu livro favorito (dos três é o que menos gosto), mas não deixa de ser bom, mesmo com as mortes que acho que chegou á um ponto de ser exagerado.
    Gostei muito da resenha *-*
    Beijos,
    Shake Your World

    ResponderExcluir
  2. Ceile, adorei o seu blog! É a primeira vez que venho aqui e estou gostando de tudo! Virei mais vezes aqui!

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pamela, o que dizer? Se minha pilha não estivesse enorme como está já teria devorado a trilogia, sua resenha está super misteriosa e me matando de vontade de passar Jogos Vorazes na frente dos outros livros rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Adorei a sua resenha, parabéns
    Já li Esperança, e confesso que achei JV e EmChamas mais interessante..não gostei muito do final.. :(

    ResponderExcluir
  5. Mais um livro da trilogia que surpreende a gente de capítulo em capítulo. Concordo com tudo que você disse, teve mesmo algumas mortes desnecessárias - eterno luto. Sobre a Katniss teve momentos que eu esperava mais dela, mas ela teve vários momentos marcantes no livro - quem poderia prever aquele final? - e isso não me incomodou tanto. O fim da trilogia foi digno, emocionante e surpreendente.

    ResponderExcluir
  6. No geral, eu esperava mais da Katniss e ao mesmo tempo eu achei as reações dela tão, mas tão realistas. É como uma pessoa normal ficaria com tantas coisas, não como uma heroína. E isso fez com que eu gostasse mais dela na verdade. Final surpreendente e excelente.

    http://porfavorsenhorita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parece ser tão bom... Ainda não li nenhum livro dessa trilogia... *choraMUITO* rs.
    Uma amiga ficou de me emprestar, mas... E complicado a gente se encontrar. :T

    ResponderExcluir
  8. Super lindo, não vejo a hora de lançar o filme...

    ResponderExcluir
  9. Eu estou super ansioso e atrasado na leitura dessa trilogia. Até agora só li "Jogos Vorazes" mesmo. Então nem preciso falar o quanto "maluco" eu estou pra finalmente terminar de ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.