Oi, pessoal!
Esta é a estreia da coluna Três é demais aqui no blog, onde vou indicar 3 livros ou filmes de um determinado tema. O primeiro tema é Romances Nacionais.
Já adianto: SOU APAIXONADA POR ESTES TRÊS LIVROS! |
Livro de Joaquim
“E foi quando outra coisa começou a me cutucar: será que eu teria, na memória, capturado seu sorriso?”
Muitos podem torcer o nariz para a capa e o título, parece algo bíblico, não é? Posso adiantar que não tem nada de bíblico aqui e depois de ler, cheguei à conclusão que a capa é linda e o título traduz muito bem o livro: este é o livro de Joaquim, onde ele narra seus 188 anos de busca pela sua amada Leah – que foi levada pelo pai do Brasil para Portugal para casar com um marquês. O envolvimento do casal foi imediato: eles só tinham uma noite antes da viagem e foi justamente nesta noite que Leah com apenas 17 anos desesperada com o futuro imposto por seu pai, pede ajuda para Joaquim para fugir. A fuga não deu certo e ambos embarcaram – separados - no navio, mas Dom Diego descobriu o romance dos dois e desesperados, pularam do navio para voltar à costa. Na praia, o casal – se amando – é surpreendido por uma estrela caindo do céu diretamente para onde eles estavam. Isto torna o casal imortal, mas não impede que Dom Diego volte para buscar Leah e leva-la para seu destino: Portugal. O ano é 1824 e desde então, Joaquim viajou o mundo afim de reencontrar Leah. Joaquim acumula vidas: como é um imortal, não envelhece e a de tempos em tempos, se vê obrigado a assumir novas identidades. Laura foi muito cuidadosa ao reunir tantos fatos históricos destes 188 anos e ao mesmo tempo, narrar os dias atuais. A preocupação em caracterizar a época e o país em que Joaquim estava foi fundamental para tornar este livro inesquecível para mim.
"Quero vê-la feliz, mesmo que isso signifique jamais tê-la ao meu lado. É isso que me faz saber que o que eu sinto é amor."
O Pássaro Lembrar deste livro chega a me dar um aperto no coração. Lembro de ter ficado em depressão pós-livro e sem saber como seria minha vida literária dali pra frente. Não é exagero. O Pássaro foi uma história tão rica e bem escrita que me marcou muito. Caroline Mondevieu sempre teve um espírito livre, considerado impróprio para a época que vivia: século XIII. Ela sempre foi muito questionadora e determinada, o que provocava a ira do seu pai, o temido barão Enézio Mondevieu. Com todas as imposições do seu pai, ela se vê na pior delas: o anúncio de um casamento arranjado, do qual ela não foi nem comunicada. Sabendo que não haveria saída, ela resolve fugir e traça seu plano contando com a ajuda de Bernardo, filho do domador de cavalos, um vassalo. Apesar do objetivo em comum, o “casal” não é nada compatível e vive se desentendendo. Claro que o destino se encarrega de estreitar esta “relação” e Carol e Bernardo se veem em situações que só com muita sinergia para superar. O livro é de uma delicadeza que não sei explicar. A história é sensível e toca até o mais duro coração. Uma imersão na época retratada, uma lição de amor. Impossível largar antes de chegar à ultima página. Isso, claro, se você conseguir superar as lágrimas e chegar ao fim do livro.
Sob a Luz dos Seus Olhos
“Mesmo com tantas declarações, olhares, abraços e toques, ainda não tínhamos nos beijado. Até isso não havia mudado. Eu e Paul sempre tivemos essa loucura de contemplação, não trocávamos beijos banais, daqueles que damos sem notar.”
Estas são minhas dicas de hoje, espero que gostem!
Se você pudesse indicar três livros nacionais, quais você indicaria?
gostei dos livros
ResponderExcluirAté hoje só li um romance nacional. O nome dele é "Para Sempre Ana" do autor Sérgio Carmach, e eu gostei muito, pois além de romance, teve muito mistério e investigação.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Eu adorei ler sobre o livro Sob a luz dos seus olhos. Quero comprá-lo e lê-lo logo... eu me interessei também pelo Livro de Joaquim, mas não para comprá-lo agora...
ResponderExcluirBeijos
Só conhecia "O Pássaro", e estou super interessada nele. Gostei de saber sobre os outros. ^^
ResponderExcluirLegal a coluna. (:
Bjs.
Não li nenhum dos três mas Sob a luz dos seus olhos foi o que mais me atraiu, ele tem cheiro de final feliz ^^
ResponderExcluirDe romances nacionais sou MEGA fã da Paula Pimenta... Ela é perfeita!!!
ResponderExcluirOwnnnn, Ceile, querida!
ResponderExcluirSó vi hoje esse post...
Obrigada por incluir o meu "O Pássaro" entre as indicações!!!! Fiquei muito feliz com cada palavra que escreveu sobre ele, e por saber que ele a tocou com tanta profundidade!!!!
Um grande beijo!!!
Samanta Holtz
<3