Além das Fronteiras - Carol Freire



Luna e Vítor namoravam há um bom tempo quando ele decide estudar nos Estados Unidos. Luna estava começando a carreira profissional aqui no Brasil e quando percebeu que realmente amava Vítor e não poderia perder a oportunidade, deixou tudo aqui para morar com ele no exterior.
"Mas pedir para Luna e Vítor desperdiçarem a oportunidade de conhecer novos lugares seria como pedir a um passarinho não voar no céu azul."

Claro que a vida não iria facilitar para o jovem casal que adorova se aventurar em viagens e escaladas. Vivendo no dormitório da faculdade, em um quarto de solteiro, Vítor e Luna passaram pelas dificuldades de estar fora de casa - não só da própria moradia, mas também do país e longe da família. Luna, especialmente, se vê diante de problemas bem complexos, pois não é nada concreto, algo palpável. É a falta de um lar, a pouca estabilidade (eles chegaram a se mudar para China =O). A vida dela está sempre mudando, ora pra melhor, ora pra pior. E é isso que Além das Fronteiras conta: a busca de Luna por uma identidade.

Carol traz uma narrativa muito fácil e rápida de ler. Em poucas linhas, já estamos envolvidos com a história de Luna, torcendo para que tome boas decisões, que amadureça, que consiga ser feliz. A autora que pode demorar três parágrafos contando uma situação e no seguinte, passar meses em uma linha. Isso, pra mim, foi o grande diferencial da obra: saber dosar os detalhes dos acontecimentos. Algumas situações poderiam ser bem simples, mas conseguimos tirar dali uma conclusão sobre os pensamentos de Luna e o que aquilo poderia influenciar futuramente.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas focando sempre Luna. Uma coisa que achei bem interessante é que Luna não perdeu sua jovialidade, apesar da experiência. Ela estava madura, mas manteve sua essência. A história não fica presa a um acontecimento e nem depende dele para se desenrolar, Além das Fronteiras é um relato de vários momentos da vida da protagonista. Suas dificuldades, seus medos, suas conquitas, seu auto-conhecimento.

A autora é brasileira e mora na Califórnia há anos e é casada com um chinês, então a própria história inspirou a autora na hora de escrever. Algumas situações são bem reais e só vivendo aquilo para poder contar. E como foi muito bem contato, acredito realmente que ela viveu boa parte daquilo.


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Gosto muito de histórias onde eu consiga me imaginar no lugar, histórias bem próximas à realidade.
    E pelo que li na tua resenha, creio que este livro me fará sentir assim.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bem da trama, parece bem interessante.

    =D

    ResponderExcluir
  3. Oi Ceile :)

    parece até que é interessante, mas nao me atraiu mto ;~
    Sei lá, parece ser uma historia meio entediante.

    Beeijocas

    ResponderExcluir
  4. Não é muito o gênero de leitura que gosto, mas achei interessante. Gostei da capa, e se tiver oportunidade, lerei sim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ceile!
    Hm..., não sei se o livro me ganhou, exatamente, mas uma coisa que eu preciso concordar é que é realmente ótimo quando o autor sabe dar importância àquilo que realmente é importante na narrativa. Tem tanto livro por aí de 400 páginas que podia ter 200 hahahaha

    Beijoo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  6. Que legal livro de autora "nacional",a estória parece ser bem legal,cheia de informações culturais,me agrada (:

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.