Destino Sombrio - Luís Dill


Esse foi um livro que me chamou a atenção pelo teor de mistério que ele promete. E, bem, digamos que foi uma leitura interessante e diferente...

O livro é dividido em três partes, contadas no passado, presente e futuro. As duas últimas são de Gildo, o personagem principal, e a narrativa do passado é de uma garota. Com o desenrolar percebemos que a garota é um amor dele que não deu certo...

Enquanto no passado a garota conta em como odeia gente velha e o que pensa dos homens, no presente Gildo está dirigindo um carro, pára em um bar e fica aflito quando um policial começa a conversar com ele. No futuro ele está na casa do irmão, pensando no que fazer a seguir e como seus atos passados refletirão no seu futuro.

Ao longo da história nos perguntamos como o relacionamento dele não deu certo com a moça (ou melhor, por que começou, dada a devida moça!), qual o conteúdo do misterioso embrulho no carro e porque faz uma viagem tão longa para encontrar o irmão do qual quase não se relaciona.

Tenho que confessar que não gostei muito da leitura de início. E não, não foi por conta da divisão em três tempos. Na verdade achei isso um recurso muito interessante para o teor mistério/suspense. Só não sei dizer, talvez por que uma coisa não se encaixava muito na outra, não havia fatores a mais para despertar nossa curiosidade. Infelizmente tais fatores só surgiram na metade pro final do livro. Felizmente é um livro de leitura rápida, então não dá para ficar entediado. Terminei o livro em apenas 4 horas!

Acho que pelo livro ser bem curtinho, é uma história que vale à pena. O motivo, como já explicado, é pelo fator mistério só ter sido incrementando lá pela metade da história. Mas o que tornou o livro chocante mesmo foi o final, aquela última frase que muda tudo. E, olha, tenho que confessar, foi muito bem feito. De vez em quando eu voltou para aquela última frase, ainda não acreditando completamente no que aconteceu. No quesito “surpresa” o autor está de parabéns.

A editora também arrasou com a diagramação. Diferente, com páginas inteiras com figuras condizentes com a história, ou apenas postas ali para dar aquele impacto. Algumas páginas também estão coloridas, como se quisesse dar uma cor à narrativa (sabe, o preto para trazer o suspense, essas coisas...). Nunca vi um livro assim, e achei diferente.

Acredito que aqueles que apreciam uma leitura rápida e dinâmica irão gostar do livro, assim como os que curtem um leve suspense. É um ótimo também para quem está começando a adquirir um gosto pela leitura ;)
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Olá Pamela,

    Tem resenhos positivas desse livro e a sua não é diferente...quem sabe um dia eu leia....parabéns pela resenhatem resenha nova no blog......abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa é a primeira resenha que leio desse livro.
    Confesso que a sinopse e nem a capa tinham me chamado atenção mais agora fiquei com vontade de ler.
    Gosto muito quando as editoras capricham na diagramação e isso acaba acrescetando algo mais a história.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que vejo algo sobre este livro. Não gosto muito de livros que não sigam tempo linear, acabo me perdendo as vezes, mas como é um livro curtinho, talvez leia um dia.

    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não me pegou esse livro... Acho que ele tem tudo para ser um daqueles que te prendem, mas que falta alguma coisa... Não sei dizer. A galera tem falado bem, a maioria questiona o mesmo ponto que vc... mas sei lá, ainda não me convenci a ler. Em relação à diagramação, não tenho dúvidas... a Cia arrasa!
    Gostei da resenha.
    beijos,
    Nica
    http://www.nicasdrafts.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro não me chamou muito a atenção não sei se vou chegar a ler só se ganhar mesmo, apesar de gostar de livros com esse tema.

    ResponderExcluir
  6. Se fosse olhar apenas pela capa, não leria, pois achei meio feinha. Mas como vi que tem uma pegada de mistério e suspense, me interessei um pouco. Não gosto de histórias que começam mornas e só vão esquentar do meio pro final, mas antes tarde do que nunca.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. O livro é interessante, mas dele só li resenha mesmo. Não sinto muita vontade de ler. Achei meio leve demais, sei lá. Vale a pena, é de leitura rápida mesmo, mas não sei se leria =/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.