Esther Earl, nascida em Agosto de 1994, foi quem desencadeou um processo de escrita gigante no John Green. Esther era uma garota normal, divertida, engraçada, criativa, enérgica e que gostava muito de viver. Ela era Potterhead (fã de Harry Potter) e Nerdfighter (fã dos Vlogbrothers), e começou a fazer vídeos para o Youtube em 2008. O canal dela se chamava cookie4monster4, e no tumblr e twitter, seu nome era crazycrayon.
Em novembro de 2006, Esther Earl foi diagnosticada com câncer na tireoide, que mais tarde se desenvolveu também no pulmão. Mesmo assim, continuou vivendo e documentando a maior parte de sua vida no Tumblr, no Youtube e participando ativamente de todas as atividades nos quais os seus fandoms se envolviam.
Esther chegou a arrecadar $250.000 para a Harry Potter Alliance, um grupo que é dedicado à luta pela justiça social. Ela era uma garota igual a todos nós, diminuía muito bem o worldsuck e deixou uma mensagem importantíssima de amor pelos amigos, pela vida e, principalmente, pela família, a todos os que acompanharam a história dela ou ficaram sabendo quem ela foi.
Em Agosto de 2010, Esther faleceu. Entretanto, com a promessa de nunca deixar a estrela de Esther se apagar, foi criado o "This Star Won't Go Out", uma fundação que ajuda financeiramente a família de crianças com câncer. Além disso, todos os anos, no dia 3 de Agosto (aniversário de Esther), os Vlogbrothers promovem o Esther Day, que basicamente existe para que todos os Nerdfighters digam para os seus amigos e familiares o quanto o amam, mas a gente vai falar mais sobre ele na quinta-feira. Isso porque, quando John disse que o aniversário de Esther seria especial e pediu para que ela falasse sobre o que ela gostaria que o Esther Day fosse, ela respondeu que queria que fosse um dia sobre o amor e sobre família.
Não preciso falar muito mais sobre quem é Esther, apenas de que ela foi uma pessoa muitíssimo especial para todos os que a conheceram e conheceram sua história. O John a conheceu numa convenção de Harry Potter (LeakyCon) em 2009, e até brinca um pouco com isso.
Quando a Esther faleceu em 2010, o John ficou muito abalado. Ele sempre explica que Esther NÃO É a Hazel, mas a morte dela o motivou a escrever A Culpa é das Estrelas:
Em Agosto de 2010, Esther faleceu. Entretanto, com a promessa de nunca deixar a estrela de Esther se apagar, foi criado o "This Star Won't Go Out", uma fundação que ajuda financeiramente a família de crianças com câncer. Além disso, todos os anos, no dia 3 de Agosto (aniversário de Esther), os Vlogbrothers promovem o Esther Day, que basicamente existe para que todos os Nerdfighters digam para os seus amigos e familiares o quanto o amam, mas a gente vai falar mais sobre ele na quinta-feira. Isso porque, quando John disse que o aniversário de Esther seria especial e pediu para que ela falasse sobre o que ela gostaria que o Esther Day fosse, ela respondeu que queria que fosse um dia sobre o amor e sobre família.
Não preciso falar muito mais sobre quem é Esther, apenas de que ela foi uma pessoa muitíssimo especial para todos os que a conheceram e conheceram sua história. O John a conheceu numa convenção de Harry Potter (LeakyCon) em 2009, e até brinca um pouco com isso.
"Minha amizade com Esther Earl começou da mesma forma que muitas grandes histórias de amor começam..." |
"Esther inspirou a história no sentido de que minha raiva depois de sua morte me levou a escrever o tempo todo. Ela me ajudou a imaginar adolescentes mais compreensivos do que eu acreditava que pudessem ser, e seu charme e ironia inspiraram o livro também. (...) E queria que ela tivesse lido A Culpa é das Estrelas. Fico surpreso que o livro tenha encontrado um público tão grande, mas a pessoa que eu mais queria que o tivesse lido nunca o fará."
(John Green - Introdução ao livro "A Estrela Que Nunca Vai se Apagar")
@CrazyCrayon é o user da Esther no twitter! |
"Minha amiga @crazycrayon morreu em 2010. Ela tinha 16 anos. Não poderia ter escrito A Culpa é das Estrelas sem ela, mas ACEDE não é a história de Esther."
Não precisamos falar mais nada sobre a Esther para que todos vocês saibam que ela foi uma pessoa importante. Importante na forma como conseguiu mudar o mundo, importante na forma como mostrou que as limitações não impõe barreiras para ninguém. Importante porque, na sua forma simples de viver, ensinou muita gente a viver. É claro que ela enfrentou muitos momentos angustiantes e de dúvida, mas Esther continuou lutando para que o mundo fosse um lugar menos ruim, e para que o amor fosse respeitado. Esse é só o primeiro post dessa semana dedicada a Esther, e todos os dias teremos novas postagens sobre algo que tenha a ver com ela!
Sorteio
Em parceria com a Intrínseca, vamos sortear um exemplar de A Estrela que Nunca Vai se Apagar - livro com textos da Esther e dos pais dela, além de outras pessoas que participaram da vida dela (e, claro, John Green ♥). Para concorrer, basta preencher o Rafflecopter abaixo e boa sorte ;)
a Rafflecopter giveaway
Que linda essa semana dedicada a Esther!
ResponderExcluirVou acompanhar todos os posts. Desde que eu soube da história dela eu achei linda, e estou super ansiosa pra poder ler o livro. Só no pedaço da introdução que você colocou no post, já fiquei emocionada. Tem que se preparar pra ler esse livro, né? rs
Beijos.
Eu sabia muito pouco sobre a historia dela. Fiquei tão emocionada em ler, ver o carinho do john.
ResponderExcluirCom certeza é alguém que merece todas as homenagens do mundo <3
Beijos
Nooossa estou fascinada por esse livro, sei ACEDE não é a historia de Esther mas só de saber que foi uma inspiração, já fico em lágrimas! Acredito que seja um livro emocionante! Preciso ler urgentemente!!! Beijos!
ResponderExcluirhttp://meudiariojk.blogspot.com.br
Esses assuntos sempre me deixam sensíveis. Só quem teve uma pessoa importante e a perdeu para essa doença é 100% capaz de entender toda a dor. A história dela deve ser emocionante, porque só de ler algumas palavras nesse texto, ou a sinopse do livro, eu fico emocionada!
ResponderExcluiracho muito bonito ver o carinho e o respeito de John por essa guerreira!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Preciso ler o livro *-*
ResponderExcluirjá sabia do que se tratava, mas ainda não tinha lido nada até a Ceile postar no insta, e ai só de ler a introdução, já me senti obrigada a ter como próxima aquisição! HUAHAUHUAH ;x
ResponderExcluirQue lindo ♥ me emocionei com esse post (isso pq ainda vou ler o livro da Hazel) parecia uma garota incrivel, uma pena que ela faleceu. Eu não sabia quem ela era, mas adorei e espero poder ler esse livro ♥aqui o rafflecopter não funciona, eu volto depois pra participar do sorteio. É tão bonito ver uma amizade como a deles, nem consigo imaginar a dor dele, e por mais que ele diga que Hazel e Esther não são a mesma, no coração dele tenho certeza que ela é sim ♥
ResponderExcluirBjus bjus!
Pan
Pan's Mind - [Pitaco Literário #09] - De Repente, o Destino - Série Wild Ride To Love!
Uau!
ResponderExcluirFiquei - completamente - sem palavras!
Tenho "ACEDE" em casa, mas ainda estou me preparando para lê-lo, mas depois de descobrir tudo isso fiquei sem chão!
Adorei ver o carinho que o Green teve por ela e de como toda uma história triste o inspirou de maneira tão bonita... Fiquei até arrepiada!
Muito linda essa homenagem a Esther!!
ResponderExcluirAinda não li "ACEDE" mas quero muito ler!!
Essa história é muito triste e ao mesmo tempo linda essa amizade do John com a Esther , tenho uma ligeira impressão que vou chorar rios!!!
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirPassando para deixar um comentário rsrs
Quero muito ler esse livro, sou fã desse gênero..
Beijos*-*
Território das garotas
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/
Excelente post *-*
ResponderExcluirParece bom...
ResponderExcluirEstou participando!!!
Muito bonita a história da amizade do John com ela. Dá para ver claramente o quão eles eram amigos, e por isso penso que, por tamanha sinceridade na simples relação, John conseguiu escrever um livro tão lindo e emocionante. Uma inspiração por vezes dolorosa, mas sincera e bonita. Muito boa a iniciativa dessa semana especial, inclusive. Certamente será um livro que irei ler, ótimas lições a serem passadas.
ResponderExcluirMuitos beijos...
Ceile!
ResponderExcluirDesde a primeira vez que ouvi falar sobre esse livro, fiquei bem curiosa, porque uma menina transmite uma verdadeira lição de vida e precisamos de alegria e felicidade no dia a dia.
cheirinhos
Rudy
Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
“Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.”(Martha Medeiros)
Com certeza estou participando. Já li "a culpa é das estrelas" e agora quero ler esse livro para saber mais sobre a vida da menina que inspirou o John Green a escrever esse livro maravilhoso!
ResponderExcluirBruna Souza
brunasouzza_@hotmail.com
Li ACEDE por conta de um book tour, e me emocionei, não poderia deixar de ter o livro só para mim. Ficarei muito feliz quando tiver a chance de ler o livro de Esther e conhecê-la um pouco mais.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Não conhecia a Esther, mas achei a história de vida dela muito bonita. Mesmo com todos os problemas que passou, sempre tentou ajudar aqueles que também precisavam de ajuda. E essa amizade entre John e Esther, deve ter sido linda mesmo.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Participando!!
ResponderExcluirTô louca pra ler esse livro.
gisellecarvalho08@uol.com.br
Participando, espero muito ganhar, ahh e adorei o blog, parabéns!!!!
ResponderExcluir:D
Quero muito ganhar, pois só se le maravilhas sobre esse livro .
ResponderExcluirParticipando . . .
Seguidora GFC : Debby
e-mail : deborapirovic@gmail.com
Achei muito boa a história de vida dessa menina, lindo!!!
ResponderExcluirEu PRECISO ganhar esse livro <3
ResponderExcluirA Esther brilhou muito, e hoje, como estrela, brilha ainda mais! Foi uma alma pura, que hoje está raro no mundo, mas trapaças do destino a levaram. Mas não totalmente. "A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar" eternizou sua história :')
ResponderExcluirConfesso: não tinha vontade alguma de ler ACEDE. A vontade só veio com o trailer oficial do filme... fiquei apaixonada! Descobri descobri Esther e a vontade só aumentou.
ResponderExcluiré linda a historia da esther eu ja li e recomendo sao frasesmuito marcantes e nos ensina como ser feliz pois esther foi feliz mesmo com o cancer da tireoide é uma liçao de vida
ResponderExcluir