Deslumbrante - Madeline Hunter

"Numa época em que a reputação de uma mulher é o seu bem mais precioso, Audrianna desafia todas as convenções. Ela é uma jovem determinada, independente - e disposta a tudo para aniquilar o seu adversário, o convencido Lord Sebastian Sommerhayes. Entre os dois está um homem - o pai de Audrianna, que morreu envolto nas malhas de uma conspiração. Para ela, essa tragédia significou o fim da sua inocência. Para Sebastian, que liderou a investigação, foi apenas uma morte merecida. Audrianna jurou limpar o nome do pai, mas nunca esperou sentir um desejo tão avassalador pelo homem que o arrasou. A busca pela verdade vai levá-la demasiado longe numa sociedade que é implacável perante a ousadia feminina. Ao ver-se mergulhada num escândalo que pode ser fatal, Audrianna tem apenas uma inconcebível opção." Sinopse retirada do Skoob

Eu estava com saudades de romance épico (aprendi que tem diferença!). Eu li bem poucos, mas todos me deixaram apaixonadas e, aí, eu vejo o vídeo da Duda (aqui) e fico completamente louca pra ler um livro assim de novo. Recebi Deslumbrante da Leytoras e não tive dúvidas que essa seria minha leitura. Apesar do começo um pouco demorado, terminei o livro satisfeita - daquele jeito que a gente fica quando viaja para outra época e é envolta na rotina dos duques antiquados e senhoritas dispostas a provar seu valor.

Deslumbrante tem um enredo um pouco devagar, eu diria. O problema central não tem muito apelo, parece algo superficial e banal. Digamos que ele não parece tão relevante (ou a autora não soube descrever de forma que eu conseguisse sentir sua relevância). Desta forma, fiquei à espera de alguma coisa, um boom que me deixasse de queixo caído, mas como não rolou e me conformei com isso, a leitura passou a ser mais prazerosa. E, bem, devorei rapidamente a metade final do livro. Pra falar  verdade, só fui entender, de fato, A COISA toda envolvendo o pai de Adrianna quase no final, porque antes eu estava totalmente perdida. Mas ok. 

Assim, me dediquei ao romance dos protagonistas - Audrianna e Sebastian. Ele é encantador - não do tipo que corteja uma mulher, mas sua presença por si só é suficiente pra (me) enfeitiçar. Ele não se mostra o tipo de homem que se preocupa com certos costumes da época, mesmo com seu passado libertino. Já ela, apresentada como alguém forte e decidida, muitas vezes parece perdida e largada ao vento (se deixa levar~~~), enquanto em outros momentos se mostra bem independente (é mais como uma casca para esconder uma moça precisando de amparo). Sua família (mãe e irmã) aparece pouco, mas o suficiente para eu ter certa raivinha da mãe, por que ela é quase uma mercenária, só que de leve. Por outro lado, sua prima e todas as mulheres da casa em que ela mora são adoráveis, cada uma com sua história intocada e, mais importante: respeitando o espaço da outra (mesmo que as poucas intervenções sejam sutis e necessárias). 

O livro tem uma linguagem um pouco mais rebuscada - nada excessivo, mas não é a linguagem simples que encontrei em outros históricos. Claro que isso dá um charme a mais e contribui para o clima "de época" da obra. O livro tem alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. Eu indico a leitura, mas não esperem algo espetacular. Só uma história gostosa de acompanhar e ~entrar no clima~ histórico.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Pela resenha não pareceu ser um romance épico recomendado. Meio parado sem algum ingrediente especial a mais.
    Continuarei com a mestra Jane Austen quando eu quiser ler algo do gênero hehehe

    ResponderExcluir
  2. acho que a linguagem rebuscada da mais ênfase no lado histórico, talvez dificulte a leitura,, pois não estamos acostumados, mas mesmo assim quero muito ler um desses romances históricos com essas capas mais modernas!
    me dá uma satisfação ver o histórico crescendo no mercado editorial
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ceile,

    Eu adoro esse gênero. <3
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, porém já li os livros dessa autora que estão sendo lançados pela Arqueiro e gostei muito da sua escrita.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.