Mini-opiniões: As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides

"Durante uma festa em sua casa, Cecilia Lisbon, uma garota de 13 anos se joga de uma janela do segundo andar sobre a cerca de ferro. Como uma maldição, num período de um ano, todas as cinco irmãs Lisbon cometem suicídio. Comprimidos, enforcamento, todas as formas são válidas para que, uma a uma, Lux (14), Bonnie (15), Mary (16) e Therese (17) encontrem seu caminho para a morte.
A tragédia marca tanto a rotina da vida local que uma investigação é levada a cabo pelos garotos da vizinhança. Passados 20 anos, eles reúnem um mórbido acervo de evidências, que vão desde entrevistas com parentes até diários e boletins de química. Mas os detetives amadores, determinados a descobrir qual a razão daquelas mortes, lutam para achar as peças deste quebra-cabeça que é a alma feminina."
Essa é a sinopse que traz no livro, onde mais tarde virou filme. Apesar do livro parecer uma história trágica de cinco irmãs que cometem suicídio ano após ano, ele nos traz uma versão um tanto romântica da época.
O texto é narrado em terceira pessoa, mas algumas parte conta o ponto de vista de um garoto que cresceu no mesmo bairro que as irmãs Lisbon e que tenta entender junto com o seu grupo de amigos, por meio de entrevista e de espiadas no quarto das garotas, o motivo do suicídio de cada uma.
"Ficamos sabendo que as meninas eram gêmeas nossas, que todos existíamos no mesmo espaço como animais de peles idênticas, e que elas sabiam tudo a nosso respeito embora não entendêssemos coisa alguma sobre elas. Ficamos sabendo, enfim, que na verdade as meninas eram mulheres disfarçadas, que compreendiam o amor e também a morte, e que o nosso trabalho era apenas gerar o ruído que parecia fasciná-las."
A narrativa fez com que muitas vezes eu estivesse dentro da história. Ela mostra como é a face de mudança de infância para adolescência, e como isso pode ser confuso. O livro é muito detalhista - o que me vez querer desistir de ler algumas vezes, mas consegui ir até o final e meio que sabia como terminava.
Eu recomendo para aquelas pessoas que gostam de livros que se passam em épocas antigas e histórias cheias de detalhes.
"O que você está fazendo aqui, meu bem? Você nem tem idade para saber o quanto a vida pode se tornar ruim'. (...) 'É óbvio, doutor', ela disse, ' você nunca foi uma menina de treze anos."
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.