Mini-opiniões: O diário secreto de Laura Palmer - Jennifer Lynch


Aqui vai o relato de uma poser que nunca assistiu Twin Peaks, mas que não aguentou de curiosidade quando a amiga (beijo, Ju) falou que tinha começado este livro na livraria e as páginas voavam. Aí ela deu uma breve sinopse e eu fiquei doida para saber logo o que esta garota contava de tão obscuro. Ah, um fato: as páginas voaram comigo também.

A história que eu fiquei sabendo de Laura Palmer é a que vou contar a seguir, mas já adianto que não há como fazer uma sinopse assim só lendo o livro, porque ele é um verdadeiro diário, sem uma narração preocupada em situar o leitor. Pois bem: Laura sempre foi considerada uma garota encantadora e certinha, mas um dia seu corpo é encontrado no lago envolto num plástico e o assassinato começa a ser investigado, até que encontram o segundo diário dela - já que o primeiro continha apenas as histórias que afirmavam suas qualidades de mocinha exemplar - recheado de revelações envolvendo seus medos, perturbações, abuso, sexo e drogas.

O diário secreto de Laura Palmer surge então como um material extra para os fãs da série (o que comparo a ter acesso ao livro Uma aflição imperial, o favorito de Hazel Grace em A culpa é das estrelas), mas abate também quem, assim como eu, não acompanhou a febre dos anos 1990. É curioso e muito instigante ver a transformação da jovem garota - tudo começa com uma curiosidade, depois acompanhamos seu desenvolvimento, sua transgressão no mundo das drogas, o envolvimento em orgias, além dos momentos que não sabemos se tratar de alucinações ou abuso físico, mas fato é que a história gruda, a curiosidade pelas páginas arrancadas é de fazer roer as unhas e o final é abrupto, sem resposta. Apesar da tensão para descobrir o que houve, o mistério é muito bem sustentado e é preciso lembrar que se trata de um recorte da história, um objeto (fundamental) de cena da série. Acho a personagem comparável a Christiane F., se isso pode te situar um pouco mais.

P.S. o livro foi lançado originalmente em 1991, mas ganhou uma nova edição em 2016, com a confirmação da terceira temporada da série 25 anos depois da exibição do último episódio.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.