Em Chamas - Suzanne Collins


Continuando com uma série que me arrebatou desde as primeiras páginas (não antes), esse é o segundo volume da série Jogos Vorazes, para todos aqueles que são apaixonados por Katniss tanto quanto eu, rsrs. Apreciem a resenha ;)


Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Como vimos no final do primeiro livro, as coisas não estão fáceis para Katness e Peeta. Mesmo eles tendo ganhado os Jogos Vorazes ainda têm que lidar com a fúria do Capitol, em que o presidente não está nada feliz com o pequeno ato que poderia ser uma rebelião. E se está ruim, fica ainda pior quando o próprio presidente visita Katness, dizendo que ela começou uma faísca e que precisa apagá-la o quanto antes. Utilizando um ato de amor, para convencer a todos que está realmente apaixonada por Peeta, que o que ela fez foi apenas para manter o amor de sua vida vivo.
Só que, é claro, o presidente tem um plano ardiloso e muito, muito cruel, para o “casal”. Algo que ela nunca imaginou que fosse acontecer, e que foi realmente cruel. Não só para eles, mas para os outros vinte e dois... Foi como voltar um pouco ao primeiro livro, só que tudo está ainda pior. Como se fosse possível.
Esse livro, mais do que o primeiro, é cheio de reviravoltas e segredos e descobertas e desespero. Mas fiquem focados nas reviravoltas, porque é quando vocês vão entender o verdadeiro sentido dessa palavra. Acontecimentos inimagináveis, novamente a falta do conhecimento de como tudo aquilo pode acabar. Por que, novamente, não conseguimos encontrar uma solução para o que está acontecendo.
Ao longo do livro nos revoltamos por causa das atitudes do Capitol para com o Distrito 12 (mas acho que isso já poderia ser esperado, mesmo assim fui pega de surpresa), com o plano e a crueldade do presidente e uma esperança nos brota quando ouvimos (lemos) certa notícia... Quem sabe, não?
Novamente o tipo de história que nos faz começar a ler e não querer parar mais, sem conseguir parar mais. Do tipo que nos deixa ansiosas, nos faz chorar, ficar com raiva e querer correr de nervoso. Que nos faz torcer e querer bater.
E o final... Bem, acho que ninguém fosse esperar por isso também. Sim, porque, a última frase, a grande descoberta, o grande choque... Lemos vez ou outra, apenas para ter certeza de que estamos vendo direito.
Ah, e é claro, não pude deixar de dizer. Estejam preparados. Porque começa à meia-noite.

BJS


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. EU gosto muito da série, embora o último tenha me feito sofrer muito. Acho que dos três, ainda prefiro o primeiro.
    Em chamas também é muito bom. E sim, ninguém esperava por aquele final.. aliás, com a Suzanne não dá para esperar nada! A cada capítulo é uma surpresa..

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile!

    Eu sou uma das poucas pessoas que nao gostou muito desse livro. Quer dizer, gostei, mas não foi aqueeeeela coisa, sabe? e falo de Jogos Vorazes, ainda não li Em Chamas porque não me animei muito... rs

    Beijos,

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Well, mais uma resenha para a coleção de resenhas dessa trilogia que li e que só me faz ficar mais curiosa e instigada em lê-la. Sério, os elogios se repetem e não é por pura coincidência, com certeza são bons, e eu ainda nem li eles :/ rs
    AH, espero que goste de Marina <3 Agora eu preciso comprá-lo por que tenho que devolver o livro pra dona. HAHAHA'

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  4. Li "Jogos Vorazes" há mais ou mens 1 ano, mas ainda não li "Em Chamas". Nem preciso falar o quanto estou ansioso pra continuar a trilogia. Já li várias resenhas falando o quanto a trilogia só vai melhorando a cada livro. Enfim, quero lê-lo o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Li a série completa do Jogos vorazes, amei todos, e o filme é super bem adaptado...

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro *-*
    lindo o seu blog já estou seguindo,se puder seguir de volta ficarei imensamente feliz o link é esse aqui:http://variedadesdecoisasparagarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. De tanto ler sobre Jogos Vorazes aqui eu vou na terça oomprar... E junto com ele comprarei A culpa é das estrelas... rs

    ResponderExcluir
  8. Todos os livros da trilogia são tão bem elaborados, com histórias e tramas incríveis que não consigo escolher um preferido. Afinal todos eles se completam, contando a história da Katniss e como ela fez parte da revolução que tirou Panem do regime da Capitol. Em Chamas tem várias reviravoltas e segredos como disse na resenha, uma trama que te prende até descobrir o final, e consegue ser imprevisível em diversos aspectos. O final do livro tem um certo choque de realidade, com várias informações novas, e uma notícia inesperada, que só deixam o leitor mais ansioso para ler o próximo livro.

    ResponderExcluir
  9. os três livros são mto bons não consigo escolher apenas 1,mas em chamas foi bem 'emocionante'

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.