Eugénie Grandet - Honoré de Balzac

Li esse livro pra faculdade, mas decidi que precisava fazer uma resenha dele! Achei o livro bem legal e divertido pra quem quiser ler um romance histórico bem importante.

Eugénie Grandet é uma menina doce e inocente de 22 anos, filha do Sr. Grandet, um homem riquíssimo e terrivelmente avarento. Ela vive uma vida bastante miserável em sua casa, em Saumur (interior da França), sem muita perspectiva além de servir o pai, fazer pequenos serviços domésticos com a mãe e receber os poucos convidados que o pai tinha para pequenas festas para não ter muitos gastos. Sendo ela uma moça de herança rica, já tem pretendentes que lutam pela sua mão na cidade.

Tudo muda, entretanto, com a chegada de Charles Grandet, primo de Eugénie, vindo de Paris. O pai de Charles, irmão do Sr. Grandet, era muito rico mas acaba indo à falência e vê no suicídio a resposta para todos os problemas. Dessa forma, envia Charles para a casa de seu irmão sem dizer ao filho o motivo para a partida e se mata logo depois, deixando apenas uma carta com os motivos para o Sr. Grandet, que Charles deveria entregar diretamente em mãos, sem ler. Charles vai à Saumur e chega à casa de seu tio esperando um castelo, mas se vê em uma casa miserável pela avareza. Entretanto, faz o coração de Eugénie bater mais forte.

Só li esse livro porque era um dos livros obrigatórios do semestre, e se não fosse por isso nem passaria pela minha cabeça lê-lo. Mas acontece que, esperando um livro maçante, fui surpreendido com um livro cheio de acontecimentos, romance, histórias, reviravoltas e hilário em algumas partes. Não tem muito mais o que falar! É Balzac, um grande escritor, então você com certeza não vai se decepcionar com a escrita. Além disso, esse livro tem uma importância história gigantesca (Friedrich Engels, um dos fundadores do pensamento socialista, disse uma vez em uma carta à Marx que Balzac retrata melhor a sociedade francesa da época do que qualquer outro economista da época que ele tenha lido.) Esse livro faz parte da série "A Comédia Humana", do Balzac. Nessa série, ele criou vários personagens que apareciam em outros livros às vezes, então acho que foi o primeiro a usar uma espécie de "easter egg" nos livros.

Acho que o mais legal de ressaltar nesse livro é a questão da avareza do Sr. Grandet (que segundo os críticos é o personagem mais avaro da literatura) colocada em perspectiva com Eugénie, que luta pelo amor e é apaixonada pelo primo e etc. É bem legal ver a evolução dos personagens e é gostoso acompanhar a história e ver tudo rolando. Sem contar que é uma crítica gigante à sociedade em alguns pontos e também traz muito à tona a forma como a mulher, o casamento e a religião eram tratados na época. Mas o melhor é que o livro não fica chato e nem maçante por isso! (Acreditem em mim, sério.) O final! Ah, o final. Dá pra perder uma tarde só falando sobre o final! (E sobre o livro todo também.) Mas não quero dar spoilers, portanto o desfecho final de Eugénie e Charles você só descobre lendo.

Gostei bastante dessa tradução e edição da LPM Pocket, embora a letra seja pequena. Com certeza todo mundo que gosta bastante de romance histórico vai curtir esse livro, vale a pena! Entrou pra minha lista de favoritos.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. apesar do enredo inovador, algo me faltou para tornar a história especial, algo que me fizesse ter vontade de ler não existiu
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.