Just Listen - Sarah Dessen

Com um enredo incrível e uma escrita magistral, Sarah Dessen entra para uma das minhas escritoras favoritas!

Annabel Green não tem uma vida fácil: depois de um acontecimento em uma festa, sua melhor amiga não olha mais em sua cara e só a agride verbalmente. Palavras ofensivas atingem a menina nos corredores e ela se sente cada vez mais sozinha.

Além disso, sua irmã sofre de uma doença seríssima que faz com que Annabel sofra por tabela. Por mais que Annabel e suas duas irmãs sejam modelos até que famosas e tenham corpos e vidas aparentemente perfeitas, ninguém sabe os segredos monstruosos que cada família tem para si. Com medo de todas as situações em que está metida, Annabel encontra uma fagulha de esperança ao conhecer Owen, que trabalha na rádio local, na escola. Embora também seja um garoto cheio de problemas, Annabel e Owen começam a descobrir um no outro coisas que os fazem continuar a tentar mudar a realidade de cada um.

O livro é belíssimo, sem dúvidas. Entretanto, é inegável que trata de assuntos pesadíssimos. É costume dizer que Sarah Dessen trata de assuntos pesados de uma maneira leve, mas sinceramente não senti nenhuma leveza neste livro: ele é cru, mostra o acontecimento duro como ele o é e não alivia as cenas narradas. Senti uma coisa que gritava dentro de mim em certas partes e cheguei até a fazer uma pausa da leitura para respirar.

Isso só deixa o livro ainda mais cativante e ainda mais real, pois conheci muitas Annabel durante a vida. Uma das coisas que gosto no estilo de Sarah Dessen é essa: os personagens da autora são extremamente reais e muito coerentes! A gente consegue lembrar de uma ou outra pessoa que conhece, por que não nós mesmos, enquanto lê. A história, por mais que pesada, retrata o dia a dia de um adolescente atual, que tem que se equilibrar entre tantos problemas e mostrar sempre a capa fina de felicidade para os outros.

A força narrativa de Sarah Dessen se demonstra de forma maravilhosa no livro. Ela é uma potência que te impele para os sentimentos mais bruscos e te faz sofrer, rir e chorar com a personagem. O livro é intenso, te faz ficar bem no ponto em que a autora quer, e isso só faz com que a experiência seja ainda melhor. Sarah Dessen inegavelmente tem um talento nato para a escrita.

Inclusive, vejo muita gente reclamando dos sucessos das séries de livros e procurando por livros únicos: aqui está uma ótima dica! Os livros da Sarah Dessen se relacionam, mas não tem ordem nenhuma e cada um conta uma história solo com personagens diferentes, que se inicia e se encerra no mesmo livro. Em alguns momentos temos easter eggs dos outros livros, como um personagem ou um local que já apareceu em outro livro aparecendo aqui e ali, mas isso não influencia em nada na história do livro que estamos lendo.

A única coisa a ser criticada é a edição ruim da Farol. A tradução peca em alguns momentos, a revisão também. Não gostei nada do estilo do livro, a capa ficou bem ruim também. Aliás, por mais que seja um livro até que bem novo, foi dificílimo de encontrá-lo! Só consegui comprar por um sebo, já que esgotou em todas as livrarias.

Recomendadíssimo para todos que quiserem se jogar em um YA romântico, mas com um tema um pouco mais pesado do que o normal! Sarah Dessen é só amor.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Apesar de ser um livro parado, achei o enredo bem interessante, é tão bom ler histórias em que os personagens são "reais" e consegue forma uma identificação com eles.
    Será que eu ainda acho o livro pra comprar?
    Gostei da resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.