Resenha Premiada: Fazendo Pose - Claire Dederer

Esta resenha é premiada, então, se atingir 12 comentários até dia 13/10, farei sorteio de um kit de marcadores da Arqueiro para quem comentou e o resultado vai ser postado aqui mesmo dia 14/10. Atenção ao comentário: nada de "adorei", "quero muito" e essas coisas rs.

Fazendo Pose - Uma história bem-humorada de como a ioga transformou a vida de uma mulher em crise - Claire Dederer

Quando Claire procurou a ioga, não sabia bem o que esperar. Queria aliviar a dor nas costas que a incomodava, ter um corpo mais forte e, quem sabe, aquele brilho místico do olhar dos iogues. Com um misto de esperança e descrença, ela deu o primeiro passo rumo a um processo de transformação que jamais imaginara. Ressentida com o marido, exausta com a maternidade, irritada com a onipresença da mãe e oprimida pelas cobranças da sociedade, Claire estava vivendo um redemoinho de insatisfações. Mas como todos esperavam que ela fosse perfeita, vestia uma máscara de felicidade e seguia adiante. No entanto, a ioga a colocou frente a frente com suas emoções. Ao ter de permanecer imóvel numa postura, lutando contra o fluxo incessante de pensamentos, o inevitável aconteceu. A angústia que tanto escondia de si mesma veio à tona. Ela percebeu que o esforço exagerado para superar as dificuldades de cada postura era uma metáfora de sua vida: uma luta constante para provar que era melhor do que de fato se sentia. Fazendo pose é a história de alguém que superou seus conflitos por meio da ioga e uma fascinante introdução ao universo dessa prática milenar. É, sobretudo, um relato sincero, supreendente e cativante sobre o casamento, a maternidade e a busca de si mesmo.

Minha opinião: O livro foi cortesia da Editora Sextante, parceira do blog e eu tinha a impressão que o livro falaria da teoria da ioga (eu raramente leio sinopses), mas quando abri o livro e já vi na primeira página que se tratava de uma história real, fiquei bem mais empolgada, mas ainda sem saber muito o que esperar, já que eu não conhecia nada relacionado ao assunto além do que a massa já conhece rs.

O livro é narrado pela própria autora, Claire, então com 30 anos e conta como é sua vida em Seattle - trabalha como editora e faz resenhas de livros, é casada com Bruce com quem tem a linda Lucy. Sua vida é aparentemente normal, mas ela é cercada por "regras da maioria" que a obriga a ser a mãe perfeita com exigências que eu, particularmente, conheço muito bem como amamente até não sobrar uma gota de leite em você e muitas outras coisas que as mães são pressionadas (mesmo sem perceber) a fazer com seus filhos. Isto é só um exemplo que Claire cita no livro, mas com a leitura, vamos percebendo que ela exige muito de si para se encaixar na sociedade. Claro que com todas as exigências, ela acaba entrando em "crise" e começa a praticar Ioga.

Lá, as exigências continuam e ela fica com medo de errar o que deve ser muito fácil ao imaginar aquelas posturas malucas rs, mas aos poucos, vai entendendo o verdadeiro sentido de fazer ioga e vai se soltando. O livro não é dividido por capítulos e sim por posturas, onde ela vai relacionando cada uma com um momento da sua vida.

A postura da criança (esta da foto) é a que mais aparece, pois em vários momentos ela cita algo relacionado à sua infância, que não foi fácil, já que sua mãe, deixa o marido (pai de Claire) para viver com um hippie bem mais novo (e leva consigo Claire e seu irmão Dave). Estas partes são muito boas, pois ela era criança nos anos 70 - então imaginem as cenas que ela descreve.

Como Claire escreveu sua própria história após "amadurecer", o livro traz desde o começo a análise dela em quase tudo, e ela é um pouco dramática em seus pensamentos.

Há muita coisa pra falar deste livro, mas devo parar pra não falar d+ rs. Recomendadíssimo!

Espero que tenham gostado, e comentem muito, afinal, trata-se de uma RESENHA PREMIADA =D

Um beijo,
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Gostei dessa dica! Ainda mais eu que sofro com uma escoliose básica...
    A capa do livro é muito fofa! |º/

    ResponderExcluir
  2. Se eu estivesse numa livraria e me deparasse com esse livro,acho que não o compraria.Primeiro que pela capa ele não me chama muita atenção,segundo que pela sinopse ele parece ser daquele tipo de livro que você se arrasta para ler.Mas,ainda bem,que li sua resenha.Pois,você conseguiu no final,me convencer que ele pode ser agradável e interessante.Tem certos que livros que não damos nada por ele,mas basta lermos com dedicação que podemos até nos surpreender..acho que esse é um deles.
    Muito boa resenha.
    Bjs!
    http://cacholaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse livro não chama atenção pela capa. Bom, eu ainda não sei como são essas exigências para ser uma mãe "perfeita" (claro tenho apenas 15 anos rs). Mas pela sua descrição do livro dá pra saber um pouco. Essa história deve ser um tanto engraçada já que você disse que ela é um pouco dramática... Deve ser um livro bom de se ler.

    Carol Alves

    ResponderExcluir
  4. O enredo do livro é interessante, a narrativa parece ser bem legal, mas eu não compraria esse livro para ler,porque a capa nem chamaria atenção e porque nao é muito meu estilo de leitura!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ceile!!! Concordo com todos,o livro realmente nãpo chama atenção pela capa! Também não o compraria! Mas depois da sua resenha, vi que posso me surpreender bastante com livro! Você me convenceu, o livro parece ser bem legal e interessante!

    Adorei a sua resenha!

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  6. bem interessante eu gostei! a capa eh linda e a história parece fazer parte da históoria de alguem... ou da nosssa.. de alguma maneira pode ajudar... sempre...
    @rafa__rafa

    ResponderExcluir
  7. Primeira coisa : Que capa mais liiinda *-* Sei sei do ditado "não julgue um livro pela capa" mas simplesmente não consigo resistir a beleza de um livro ! haha Por incrivel que pareça,gosto de livros desse tipo também,apesar de ter uma mega queda por romances sobrenaturais -q em fim, a história parece ser interessante,talvez um chic list ? beijoos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser diferente dos que costumam falar do mesmo assunto

    Acho que vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  9. eu tenho o livreto dele, e confesso que adorei só o pouquinho que li. Achei diferente e engraçado, porque gostei da abordagem da ioga..rsrs

    bjinhuxxx
    eu li e divulgo

    ResponderExcluir
  10. Olá parceria. Adoro os livros da sextante! Estou lendo um livro sobre esse tema também! Veja no link: http://img.ph2-jpg.posthaus.com.br/Web/posthaus/foto/cultura-e-lazer/saude-e-beleza/livro-yoga-a-qualquer-hora-em-qualquer-lugar_13504_130_1.jpg

    Bjus! Participa da promo que estou fazendo no meu blog também!

    ResponderExcluir
  11. lEGAL HISTORIA REAL,EU NEM ME IMAGINO FAZENDO IOGA DEVE SER BEM RELAXANTE.GOSTEI DA RESENHA DO LIVRO ESPERO LE LO

    ResponderExcluir
  12. A história é boa mesmo, ainda mas sabendo que é real! Pelo que entendi, a ioga ajudou ela a se organizar e se encontrar na vida, adorei, acho que vou aprender muito lendo esse livro e dar boas risadas tb, Bjoo!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.