A Pousada Rose Harbor - Debbie Macomber


Com uma narrativa leve e rápida, A Pousada Rose Harbor foi um livro que me surpreendeu MUITO, positivamente. Ele é daqueles livros que você não dá nada pela capa, mas a história te conquista.

O livro começa com Jo Marie Rose, uma recém-viúva que acaba de adquirir uma pousada. Com pouco tempo de casada, o marido militar foi convocado para uma guerra no Afeganistão e acabou falecendo. Jo recebe uma boa quantia de herança, e decide recomeçar sua vida e superar o trauma em Cedar Cove, uma cidade interiorana.

Na pousada, batizada de Rose Harbor em homenagem à Paul, seu falecido marido, Jo hospeda duas pessoas: Abby Kincaid e Joshua Weaver. Abby é uma garota que está em Cedar Cove rapidamente para o casamento do irmão, e quer distância da cidade. Tudo porque há algum tempo, sofreu um acidente com uma das amigas de ensino médio enquanto dirigia, que resultou na morte da amiga. A família da garota a culpa pela morte, e ela nunca mais quer rever as outras amigas, porque acha que elas também a culpam pela perda. Já Joshua, que também quer distância de Cedar Cove, veio visitar o padrasto moribundo apenas para pegar algumas coisas que eram de sua mãe. Ele odeia o padrasto, pois após a morte da mãe, ele arranjou uma desculpa para expulsá-lo de casa, e eles trocavam farpas desde antes de ela morrer. Porém, Joshua percebe que precisa ajudar o padrasto e ignorar todo o passado.

Achei que a história flui muito bem e de uma forma super rápida. Gostei dos personagens, porque afinal eles são super gostáveis. Esse livro tem aquele tipo de romance profundo, com um pouco de drama, mas sem muito melodrama e nem enrolação. Acho que, pelo fato de gostar de ver a relação entre as pessoas, eu tenha gostado demais do livro. A escrita da autora é muito boa, ela narra muito bem, e constrói os personagens e seus dramas e seus complexos muito bem também. Ela descreve de um jeito delicioso, e eu até brinquei que adorei as comidas que a Jo faz durante o livro, porque adoro quando as autoras narram pessoas fazendo comida. Me dá fome, mas ao mesmo tempo parece que eu estou comendo... é bem legal. Sophie Kinsella faz muito isso em Samantha Sweet, Executiva do Lar, e se você já leu Samantha Sweet e gostou, provavelmente vai curtir A Pousada Rose Harbor.

Joshua e Abby são pessoas bem legais, bem como Jo. Acho que os capítulos mais legais eram os do Joshua, mas os da Abby e da Jo também eram bons. Eles não interagem muito entre si, mas ainda assim parece que conhecemos a fundo cada um. A narrativa dos capítulos do Joshua e da Abby são em terceira pessoa, mas os da Jo em primeira. Achei bem legal a forma como cada um deles vai superando o próprio problema e vendo em Cedar Cove um verdadeiro lar aos poucos. O livro tem algumas coisas puxadas para o espiritismo, mas eu não vi isso como um empecilho para a leitura.

A Novo Conceito deu um tratamento todo especial ao livro, ele é muito bonito! Aquelas rosas decorando as páginas do livro foram um pouco de exagero e me irritaram durante a leitura, mas ainda assim, é ignorável. Acho que quem mais vai gostar desse livro são as pessoas que curtem romances com um pouco de drama e personagens superando grandes traumas e vivendo experiências novas. Chamo esse tipo de romance de "romance de superação" (hahaha) mas é a melhor definição. Por mais que não goste muito do gênero, gostei bastante desse livro! Ele não tem nenhuma cena +18, nada picante, e as cenas são bem levinhas mesmo, portanto não tem censura. Recomendado.

AH, vale a pena lembrar que esse é o primeiro livro de uma série de, até agora, 3 livros, mas com mais por vir. O Hallmark Channel (um canal da TV paga) produziu uma série desse livro chamada "Cedar Cove", e eu nunca assisti, mas pra quem interessar, o trailer está abaixo. Pelo trailer, não tem muito a ver com o livro, mas quem sabe!





Comentários
38 Comentários

38 comentários:

  1. Sou espiritualista então gostei bastante de saber que tem algumas coisas puxadas para o espiritismo. Além disso amo "romances de superação", sempre me fazem pensar na vida e em como temos que enfrentar tudo da melhor forma possível nunca deixando nada e nem ninguém nos abater. Já está na minha lista de desejados. Beijos =)

    ResponderExcluir
  2. gosto desta definiçõ de "romance de superação"
    já li alguns neste sentido e até que gostei... não foram super interessante, mas admito que não é meu gênero preferido
    nossa, eu ouvi falar sobre este seriado de tv, mas achei que ainda ia ser lançado, não que já tinha sido hahaha

    ResponderExcluir
  3. Ahh pela sua resenha,Renato, achei a história muito fofa e cativante. Adoro um romance, e se for de superação melhor ainda rsrs.
    Já li "Samantha Sweet, Executiva do Lar" e gostei muito.Vou colocar a "A POUSADA ROSE HARBOR" na minha longa lista de livros pra ler desse ano...quem sabe não me deixo cativar por essa historia leve e rápida, com personagens "super gostáveis" também né?! :)

    ResponderExcluir
  4. Tenho o livro e será um dos próximos da minha lista de leitura. Acho que o que me encanta é exatamente esta descrição de costumes e hábitos das pessoas locais, além de seus relacionamentos e "lutas" internas. Aparentemente, isto os torna mais humanos, mais compreensíveis e amáveis. Tenho boas expectativas e espero me surpreender durante a leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Aconteceu isso comigo... Não dei mt pela capa, nem liguei pra sinopse... enfim, não tive mt vontade de ler!
    Mas sua resenha me fez olhar o livro com outros olhos... Eu jamais o compararia com Samantha! mesmo que seja so a parte das comidas! Eu nunca parei pra pensar se gosto disso ou não, mas achei legal o que vc falou sobre os personagens e a escrita fluida da autora... talvez eu deva pegar esse livro emprestado pra conferir!
    É tão bom se surpreender... E pela tematica, achei que seria um livro beeem depressed e sua resenha me diz que não. E eu gosto mesmo essas historias sobre superação <3

    E gente, tem uma série sobre o livro e a gente nem ouviu falar disso? rs

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evellyn!! Passei só pra dizer que o livro não tem o humor de "Samantha", e ele é meio depressivo, MAS NÃO SE ENGANE: é bom ainda assim! Hahahahaha bjão!

      Excluir
  6. Renato, tudo bem?
    eu ja li alguns romances de banca dessa autora e Cedar Cove me encanta!!!!! achei lindo o trabalho na cada, no lançamento desse livro, trabalho bem feito mesmo e no decorrer do livro a Debbie mostra o quanto é bom termos pessoas ao nosso lado nos apoiando!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acredita to com esse livro parado na minha estante, tenho tantos para ler que faço uni duni te kkkkk
    Vc viu o hangout que a editora fez com a escritora? Eu não sabia que era trilogia, vc não ficou com o gosto de quero mais ne... Pq é triste terminar de ler e ansiar pelo próximo livro.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Juliana! O livro fecha os finais da Abby e do Joshua, só não o da Jo, pq ela é a protagonista... mas sem desespero pelo próximo! :D beijão!

      Excluir
  8. Nossa, já tinha ouvido falar nesse livro mas essa é a primeira resenha que leio. Eu gostei bastante e me interessei para saber mais dessa interação entre os três personagens. Eles parecem ser bem marcantes com todas as dificuldades pelas quais passaram =| Não sabia desse seriado também mas vou ficar de olho para ver se passa por aqui!

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  9. Confesso que desde que foi lançado "A Pusada Rose Harbor" não me despertou interesse, nem na capa (inevitavelmente um 1º critério) nem a sinopse. A sua é a primeira resenha que leio e fiquei feliz em saber que ele é leve e flui bem. Só queira saber: é um romance dramático muito pesado ou tem "momentos descontração" "humor negro" e etc ? (Admito que isso me motiva mais a ler livros desses gênero).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, não tem humor não... é só drama mesmo! Beijão!

      Excluir
  10. Não tinha muito interesse em ler esse livro, mas depois de ler a resenha, fiquei curiosa. Achei bem interessante a narrativa de Joshua e Abby ser em terceira pessoa e da Jo em primeira. Gosto de "romances de superação" rs e acho que vou gostar desse.
    Bom, só espero que não vire uma série enorme.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei da resenha, no que foi falada nela até chegar na parte final e saber que é uma série. Estou me esquivando de séries, sério. :( Gostei do "romances de superação" haha, eu curto esse gênero inventado por ti! kk Quem sabe um dia eu leia, fiquei curiosa. Só não sei, por se tratar de uma série...

    ResponderExcluir
  12. Tem jeitinho de conquistar mesmo, gostei dela por ter esse tom leve e simples e ser uma história boa que acaba deixando a gente envolvido ali naquela trama, querendo mais. Senti isso vendo resenhas dele, se é assim só lendo pra saber. Mas acho que vale mesmo a pena. Só achei meio ruim de ser série, é tenso esse negócio de esperar por mais....

    ResponderExcluir
  13. Esse livro chamou minha atenção pela capa logo que lançou, a sinopse não me atraiu tanto, e conforme fui lendo resenhas percebi que não era exatamente o que eu imaginava. Gostei muito da sua resenha, mas eu estou evitando dramas por enquanto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Vixe, esse tipo de livro não é pra mim, nem o livro, nem a série de TV. E olha que como se já não bastasse é uma série que tem 3 livros ATÉ AGORA ou seja, sabe se lá aonde vai parar. eu prefiro nem arriscar, e quanto as rosas parecem ser meio bregas mesmo, mas é bacana da editora ter esse cuidado especial.

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que era série. Droga.
    Mas até que eu curto essa temática, mas em certas ocasiões, não sempre. O problema é agora me deu uma desanimada legal.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muita da capa, acho que a contrario da maioria só pela capa eu já leria ele (mesmo não gostando tanto de romances assim).
    Depois de ler sua resenha tenho certeza que quero ler mesmo, gostei dos personagens serem gostáveis rs. O único probleminha é que já tem três livros lançados né...
    Adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ceile!

    O livro parece bacana, mas confesso que vou passar bem longe dele. Primeiro porque o tema não me chamou atenção a ponto de eu me interessar em comprar, segundo ´porque estou FUGINDO de livros que não são únicos, ou no mínimo, trilogias. Sério. A modinha da série veio e estacionou... ¬¬ AFF!

    xoxo
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Cedar Cove é baseada nesse livro? Nossa, eu não sabia! Ok, nunca assisti, mas mesmo assim... Já li esse livro e gostei bastante (: Já eu não consegui escolher quais capítulos são os mais legais, porque gostei muito de todas as histórias e me apeguei a todos os personagens *-*
    Beijinhos

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. [O comentário pode conter alguns spoilers...]
    Essa é a minha leitura atual e a minha opinião é completamente diferente da sua.
    Depois desse livro percebi que realmente não gosto de dramas. A parte que vai me fazer dar três estrelas pra ele no skoob, além do espiritismo, é justamente o romance de Josh. A indecisão dele me irrita às vezes e também percebi que a autora tentou deixar claro que ele não se apaixonou por causa da aparência de Michelle, mas é fato que ele só olhou pra ela com outros olhos depois que a viu super diferente, magra e atraente. O romance não me convenceu.
    Por outro lado gostei muito da história de Jo, ajudou ela ser contada em primeira pessoa, e das suas comidas. Quando ela fez ovos mexidos, tive que comer ovos no café da manhã.
    A história de Abby foi muito bem contada, consegui sentir a culpa dela por ter "matado" a melhor amiga.
    Senti falta de uma interação maior entre eles, mas não acho que isso seria possível porque eles mal se conheciam.
    Adorei as flores nas bordas das páginas e no início de cada capítulo.
    Tenho que confessar que acabei me apaixonando do Cedar Cove!
    [O comentário pode conter alguns spoilers...]

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro, e bem, não tive o mesmo ponto de vista que o seu.. mas cada qual tem sua opnião. Obviamente é claro não achei ele ruim, mas também nem tão bom.
    Ainda não fiz a resenha.

    beijinhos
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  21. Tenho esse livro mas ainda não li. Gosto desse romances de superação. Já ouvi falar da série mas também não assisti. A diagramação do livro é muito bonita.

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu vou ser sincera, em momento algum esse livro me chamou a atenção, eu nunca sequer pensaria em pegá-lo na livraria, porém, depois dessa resenha eu descobri que preciso rever meus conceitos. Esses livros mais calmos nem sempre chamam minha atenção, eu realmente prefiro algo cheio de criaturas sobrenaturais, e uma fantasia que eu sei que não está ao meu alcance, mas as vezes eu preciso desse banho de realidade, de uma história triste, dramática ou romântica, que é sempre mais possível de se tornar real, e esse livro se adaptou inteiramente e creio que ele mereça uma chance, vou confiar em você Renato, e ah, eu adoro livros onde as personagens cozinham, é muito bom rs'
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Esse livro foi o que eu mais quis ler quando lançado, mas confesso: me decepcionei. Li tb da mesma safra Violetas de Março e este sim, me conquistou.
    Achei a escrita da autora muito gostosa, ela tem habilidade em construir histórias dramáticas, mas faltou profundidade nas personagens e empatia com o leitor. Ao contrário de vc, achei as personagens chatas e rasas e, apesar dos dramas fortes de cada uma, tudo foi resi]olvido com muita facilidade! Tanto drama pra desenrolar tão rápido.
    Só gostei mesmo da Jo Marie, mas aquele romance que não engrenou, que chato!
    Ainda bem q tem continuação, pq gostei da parte descritiva do livro, das muitas personagens da cidade que podem aparecer mais nos próximos e da promessa de um novo amor para Jo Marie.

    ResponderExcluir
  24. Eu estou louca para ler esse livro a um bom tempo! A capa, pra começar, é muito linda e só leio resenhas positivas sobre ele. Eu curto muito romances, não tanto os dramáticos, mas acho que esse tem um toque especial, de superação como você disse, que me faz ter curiosidade em lê-lo e saber da história dos protagonistas. Aliás, adoro livros que não focam somente em uma pessoa, mas que contam histórias de outras pessoas, e que as histórias acabam se interligando.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  25. Gostei da resenha. Mas o livro me parece meio depressivo. hahahaha
    Quanta gente morta e gente viva com traumas.
    Mas, como falei, gostei da resenha. Vou dar uma lida nele pra ver se gosto também. :)
    BeijO

    ResponderExcluir
  26. To com muita vontade de ler esse livro. Gostei da temática, acho que deve ser muito lindo, pois só vejo resenhas positivas sobre ele.

    ResponderExcluir
  27. Esses "romances de superação" me chamam muita atenção, mas confesso que não me interessei tanto por este livro. Mas dizem que assim é melhor, não é? Sem expectativas e então você acaba se surpreendendo, talvez por esse fato eu gostaria muito der ler hahah (okay, confusa)

    ResponderExcluir
  28. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li. Mas ele está na minha listinha de próximas leituras. Confesso que não sou muito fã de romances, e nem de dramas, mas essa história me parece ser cheia de bons ensinamentos. Como irei ler sem expectativas, sei que não sairei frustrado dela. Quem sabe até me surpreendo positivamente, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Apesar da otima resenha eu não me interesso por esse livro...
    Não sinto vontade de ler....

    ResponderExcluir
  30. me surpreendi em saber que é uma série, geralmente esse tipo de livro sempre é unico, não imagino o pq de mais volumes. Não curto muito esses livros de problemas de familia, discussões, fugindo do passado, mas é bom pra quebrar a rotina. Realmente a arte do livro é muito livro, a editora fez um bom trabalho com isso.
    Espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  31. Realmente por esse capa não dá pra dar nada... mas cada vez que vejo resenha sobre o livro vejo que estou perdendo tempo ao não lê-lo, pois não é só um livro mas puxado para o drama, mas um livro que vai tratar de superação e recomeço né! Fico bem intrigada para saber o que cada personagem tem para resolver nesse lugar, e como vão superar tudo, e como vai ser o final dele, e tudo o mais! Gosto quando temos mais do que um protagonista no livro, até parece que são tipo 3 em um no caso desse livro já que temos três personagens narrando suas vidas!
    Não sabia que era uma série, mas agora vou com certeza comprar esse livro na próxima promoção que ver ele!
    :*

    ResponderExcluir
  32. Acredita que eu gostei do livro justamente pela capa? Ela me passou uma sensação boa, de coisa do interior! rsrs acho que acertei na minha analise =)
    Livros sem enrolação são tudo de bom, e sempre que fico sabendo de um livro da minha wishlist assim ele ganha mais alguns pontinhos.
    É legal saber que todos os personagens tem os seus capítulos, mesmo em terceira pessoa isso nos permite conhecer mais sobre cada um deles e os seus mundinhos paralelos rsrs
    Sério que todas as folhas são decoradas? Eu acho que fica muito legal quando a primeira pagina de cada capitulo mas em todas.. arg. gosto não rsrs
    Mas fiquei com vontade ler =))

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  33. Esse livro parece realmente bom, gosto de livros que surpreendem.
    Abraços,
    http://leituradeaaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Eu ganhei o livro num sorteio, mas nunca cheguei a lê-lo, pois li algumas resenhas e todas elas diziam que o livro era meio sem sal. Depois de ler a sua, porém, fiquei mais animada e talvez até acabe gostando do livro. Eu achei que ele ainda seria adaptado para tv, e não que já havia sido adaptado. :S haha
    Bom, vou tentar por ele entre minhas próximas leituras e espero gostar.

    ResponderExcluir
  35. Já vi vários blogs falando desse livro e nenhum conseguiu despertar meu interesse, e sinceramente, ainda não acho que um dia eu lerei o mesmo...
    Mas a resenha ficou ótima, parabéns! :)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.