Solicitei esse livro porque estava passando por uma série de leituras pesadas, e queria desestressar um pouco e relaxar. Sabia que era um livro infantil, e quis me aventurar ainda assim. R. L. Stine não me desapontou.
O livro começa com Artie, um garoto normal que começará numa escola nova naquela manhã. É o primeiro dia de aula, e ele está muito nervoso com isso. Ele então inicia sua rotina, escolhe sua camiseta, vai tomar café e uma série de desastres começam a pontuar seu dia, desde seu irmãozinho espirrando calda de panquecas em seu cabelo logo de manhã e fazendo com que ele ficasse arruinado para o grande primeiro dia até quebrar, por acidente, a perna do melhor jogador de futebol americano do Ensino Fundamental da sua nova escola chamada Ardmore.
Tudo estaria bem normal até ali, afinal muitos de nós tivemos primeiros dias conturbados. O problema é que, quando tudo dá errado, o dia de Artie se inicia novamente - e sempre é o primeiro dia de aula! Ele começa a se repetir, e se repetir e se repetir. O garoto sabe narrar tudo o que acontecerá no seu primeiro dia de aula, e parece preso para sempre nele. O que está acontecendo? Será que a sombria e esquisita escola Ardmore tem alguma coisa a ver com a história toda?
Como eu já disse, o livro é bastante - BASTANTE - infantil, então se você estiver esperando uma trama adulta e super complexa, com personagens muito complicados, esqueça. Esse livro é bastante despretensioso, e busca apenas uma pequena diversão de 168 páginas bem pequenas, com uma fonte grande e bastante espaço entre os capítulos. A história é bem interessante, e acho que pra uma criança, deve ser ainda mais genial. Já conhecia, mais ou menos, a escrita do R. L. Stine, e se você acha que está lembrado desse nome: ele é o autor da série Goosebumps. Já gostava e continuei gostando, porque ele não trata crianças como retardadas, e isso sempre é o que mais me incomoda em livros infantis. Ele usa uma linguagem bem legal e as trata de igual pra igual, com medos e dramas típicos do que uma criança, como Artie, pensaria.
O Artie é um menino bastante normal, é impossível não identificar o seu eu, quando criança, com ele. Achei que ele era inclusive bastante inteligente, e os diálogos e as palavras usadas por ele eram bem legais porque uma criança entende aquilo perfeitamente, e além disso, também acrescenta vocabulário.
O final do livro é SENSACIONAL, super bem imaginado. Não suspeitava do que estava acontecendo em nenhum momento do livro, e principalmente por estar estudando "ficção x realidade" na faculdade, me interessou demais. Achei que a história foi super bem feita e o final fecha com chave de ouro o que já tinha começado bem.
A Seguinte, como sempre, fez um trabalho bem legal na edição do livro, a tradução é muito boa e tudo ali faz com que a gente (e uma criança) não desanime do livro. As cenas repetidas podem se tornar um pouco cansativas - afinal ele vive tudo de novo e de novo e de novo - mas por fim não ficaram. Como eu já disse e repito: o livro é para crianças. Portanto, se você tiver um filho/irmão/sobrinho, e estiver atrás de um livro pra dar de presente, dê É O Primeiro Dia de Aula... Sempre! para ele. Principalmente pros meninos! É garantia de sucesso.
Oi, Renato!
ResponderExcluirQuando vi no folheto da Cia esse livro nem parei pra ler a sinopse e tal. Sua resenha me deixou interessado, mesmo. O primeiro dia de aula é temido pra todo mundo, imaginando como seria estar todo dia preso nele rs Muito boa a resenha ;)
Abraços
Descobrindolivros.blogspot.com.br
Eu gosto de ler um livro mais juvenil de vez em quando. E é difícil encontrar um autor que equilibre uma certa complexidade com simplicidade deixando o livro compreensível mas não muito idiota.
ResponderExcluirFiquei animada com a sinopse desse! Parece bem interessante :)
Bjs!
http://newromantic.net
Ciele esses livros mais juvenis me encantam por sua simplicidade e em muitas vezes eu me vejo na mesma situação do personagem, relembrando minha infância e gosto disso
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Amo ler livros infantis, principalmente depois de ler muitos livros fortes... Esse parece ser perfeito *-*
ResponderExcluirBjs
Apesar de ser BEM infantil (como você ressaltou!), achei que a história deve ser divertida e criativa (nem tanto, mas eu adoro histórias assim, em livros ou filmes). Não sei se leria, mas vou anotar aqui para quando tiver uma criança por perto!! rs
ResponderExcluirbjs
Estou anotando para dar de presente pro meu primo que faz aniversário em dezembro, acho que ele vai gostar.
ResponderExcluirbjs
Não saiba que o R.L.Stine lançava livros fora da série Goosebumps - acho que li 2 ou 3 quando mais novo. Esse deve ser divertido mesmo para a criançada. E fiquei curioso para saber o final, mas deixa quieto.
ResponderExcluirEu gostei da capa! Não sei te dizer bem o por quê, mas gostei. É um livro bem infantil, e eu não curto muito leituras infantis. Mas eu tenho irmão novo, que talvez curtiria a leitura - se gostasse de ler -. Pena que ele não goste de ler e nem tenha cuidado. =( Parece ser uma historinha bem legal. Mas eu não leria.
ResponderExcluirOie,Renato.Já havia visto esse livro antes e até achei a premissa dele bastante incomum e intrigante.Como será que é viver para sempre o primeiro dia de aula?!São sempre dias conturbados e difíceis,ainda mais para uma criança,imagina viver isso todos os dias?Pois bem,até estava animada pra ler esse livro,mas só de saber que essa história é infantil,me desanimou.Tdo bem que o autor não trata as crianças e nem as descreve como retardadas,mas não sou mto fã de livros que acabam por ser voltados para esse público,sem uma história e personagens mais complexos digamos assim rsrs.Deixo essa dica de livro passar rs,embora tenha um final sensacional.Bjos :)
ResponderExcluirNão é meu tipo de leitura mas gostei do enredo :D
ResponderExcluirAh,as lembranças da escola e o primeiro dia kkk
Que lega, adoro livros infantis e juvenis. Uma boa história faz a gente se divertir e acorda nosso lado criança. Boa ideia para refrescar a cabeça, especialmente numa ressaca literária.
ResponderExcluirLembrei do filme Feitiço do Tempo, de 1993, com essa mesma repetição do dia, até enlouquecer o coitado do Bill Murray. É bem divertido.
Acho que a indicação do livro é ótima e sendo bem escrita, tá valendo!
Oi Renato!
ResponderExcluirEu gostoo muito de livros infantis que fãs a gente voltar a ser criança *--* hehe
Achei a premissa do livro suuper legal, e sendo a primeira resenha que leio sobre ele, abriu com chave de ouro pois foi super positiva e conseguiu me intrigar com relação ao livro!
Em relação ao trabalho da seguinte, fico sem palavras.. uma das editoras que mais capricha no seu trabalho <3
Beeijos,
iSteh
Olá, Renato.
ResponderExcluirGosto muito das suas dicas. Tenho uma quedo por livros infantis. hahhahaaha
Tenho vários na minha estante. E esse me parece ser bem divertido. Apesar de parecer bem com alguns filmes da "sessão da tarde. kkkkkkkkkkk
Mas, como livro é sempre melhor que filme; me parece ser uma boa pedida.
BeijO
Nossa que bacana, eu vi uma blogueira super esculhambando o livro dizendo que a história era muito boba, infantil e blábláblá e agora vejo o quão idiota ela foi porque essa história é direcionada ao público infantil. Nada muito complexo por favor. Se eu tivesse 8 anos ia super querer ler a história, sem brincadeira !
ResponderExcluirMais um do autor pra eu ficar de pé atrás. Tenho, quero ler e gostei da ideia, mas não confio em livros dele e talvez quebre a cara de novo. Espero que não, pois esse muda muito em relação os que já li. Tomara que valha a pena...
ResponderExcluirOi Renato, tenho que confessar que comecei esse livro cheia de expectativas e meio que me frustrei bastante. Lá pelo meio do livro já não tava mais aguentando a repetição dos fatos, e sempre a mesma coisa, só porque com acontecimentos sempre piores XD isso me irritou um pouco. Mas gostei da narrativa do autor, bem como você citou, não trata crianças como retardadas, e claro que o final é muuito surpreendente, eu nunquinha desconfiei de que poderia acontecer aquilo, neste quesito, tiro o chapéu para o autor xD
ResponderExcluir:*
Eu, particularmente adorei o livro, achei um ótimo passatempo. Confesso que criei diversas teorias, mas nunca, nunquinha pensei que o final seria aquele, foi realmente sensacional, eu adorei!!
ResponderExcluirBeijos
Oi Renato, que bom que você gostou, eu já não curti muito a leitura.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Será que é parecido com Diário de um Banana, porque se for eu leio. Acho que não importa a estória ser do gênero infantil contanto se ela estiver bem elaborada. Com sua resenha até eu fiquei com vontade de ler. Acho que vou comprar um pro meu primo de 10 anos, ele adora ler, incentivar nunca é demais.
ResponderExcluirObrigada por mais uma resenha maravilhosa Ceile, você faz uns marmanjão ficar com vontade de ler livros infantis. hahaha ;)
Oi, Renato.
ResponderExcluirNão é um livro que eu compraria, mas leria. Você diz que as crianças não são tratadas como retardadas... então, deve ser bem legal mesmo. Os autores de livros para os mais jovens pecam nisso, em achar que pela idade devem falar como se fossem bobocas. Hello!
Adorei a resenha.
Xoxo
Parece ser um bom livro infanto juvenil. Eu leria se tivesse a oportunidade.
ResponderExcluirJá li uma resenha desse livro e a primeira impressão que tive é de uma trama meio sombria, para um público um pouco mais adulto. Achei a capa misteriosa o que só reforçou essa ideia. Fiquei curiosa para ler e espero fazer isso em breve =)
ResponderExcluirBjs
@tibiux
Oi Karen!
ExcluirA trama é bem infantil! Não é sombria não hahahahah ela é bem pouquinho sombria pras crianças, mas pra adultos, não é não.
Um beijo.
Eu AMO livros infantis só pelo fato de ser eles que vão iniciar a vida de leitor de uma criança. Livros leves, bem escritos e interessantes tem toda a sua porcentagem de incentivo a leitura.
ResponderExcluirAdorei a resenha e darei de presença pro meu priminho.
beijos
Gosto bastante de livros voltados para o público mais jovem. Esse é ideal também para se recuperar de uma ressaca literária. Outro ponto forte é essa questão de narrar sem ser infantiloide. Estou bem curioso pra ler.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Gostei bastante do fato de a narrativa não ter sido cansativa, mesmo tendo o dia repetido diversas vezes. Não sabia que o autor era o mesmo que escreveu a série Goosebumps! Eu adorava!
ResponderExcluirMas, como vc ressaltou que é um livro bem infantil, acho que não irei ler.
Bom saber que não fica cansativo mesmo repetindo de novo e de novo... Já estava pensando em comprar esse livro, e agora acho que vou mesmo. Gosto de infanto-juvenil para ter com o que descansar depois de muitas leituras pesadas =D (contanto que eles não sejam desses que tratam as crianças como retardadas, claro)
ResponderExcluirAbs
www.tainahrodrigues.com
fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br
Deve ser um livro bem divertido para o público alvo. O aniversário da minha afilhada é em outubro, vou dar de presente para ela.
ResponderExcluirAdoro quando a internet da pau e eu perco o comentário inteiro --'
ResponderExcluirResumindo: Não sou fã de livros infantis, prefiro os juvenis rs
Mas já anotei esse livro aqui e pretendo dar ele de presente para o meu primo =)
Beeijinho. Dreeh
Livros e tudo o que há de bom
Já li três livros da série Goosebumps, e adorei! A escrita do autor é ótima, e ele sabe ser criativo.
ResponderExcluirEu leria esse livro com certeza e, como você falou, é uma excelente opção de presente. Acho que vou comprá-lo para minha irmãzinha. :D
É pom saber que ele tem uma boa trama e que acrescenta o vocabulário das crianças. Creio que ele é uma ótima dica para o incentivo da leitura desde a infância!
ResponderExcluirFoi exatamente por isso que não me interessei pelo livro, por ser muito infantil, não curto mais livro assim, minha paciencia não permite. Mas acho bom pras crianças, começar a ler e tal, bom pra ler com os fillhos.
ResponderExcluirBj
Otimo presente para o meu irmão! Gosto de livros infantis, mas esse não me interessou nesse momento.. Leria depois de uma leitura mais pesada, como vc fez...
ResponderExcluirOi Renato!
ResponderExcluirO 1º dia de aula costuma ser estressante, imagina então com um monte de desastres acontecendo de novo e de novo! Vou recomendar a leitura pra minha filha, acho que ela iria curtir.
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Ganhei esse livro e ele parece bem dinâmico mesmo, mas nunca tive 'aquela vontade' de ler, sabe? Acho que justamente por ter esse teor bem infantil.
ResponderExcluirEu até costumo gostar de livros que se passam em loop pq no fim sempre tem alguma diferença na narrativa, mas ainda não quis ler esse!
Mas que bom que vc achou o final surpreendente. Bom quando uma leitura sem pretensão acaba gradando assim.
E realmente não parece um livro tão pequeno! Acho que vou emprestar pra meus primos mais novos!
bjs
Evellyn