A Rainha do Castelo de Ar - Stieg Larsson

A trilogia termina aqui. Com uma chave de ouro e um tapa na cara.

Lisbeth Salander está no hospital, esperando tanto a sua recuperação quando seu julgamento. Mikael está de um lado para o outro, conseguindo aliados para a sua amiga e desvendando quem está por detrás de toda a injustiça cometida contra ela. E a Säpo... ou melhor, a Seção (uma espécie de grupo anti-espião, formado na obscuridade da Säpo, com o objetivo de encontrar agentes duplos) está se reunindo para tentar internar Lisbeth novamente. E se antes a jovem hacker era de poucos amigos, dessa vez ela tem em cadinho de gente tentando ajudá-la, felizmente. Pessoas que viram por detrás da máscara e das roupas que ela usa. Pessoas que entenderam o quanto ela era especial apenas em ouvir falar dela. Pessoas que querem fazer justiça, usando todos os meios possíveis. Todas contra uma organização poderosa e implacável.
O Zala é um espião Russo fora de atividade, obviamente desprovido de qualquer escrúpulo, que atuava na época da guerra fria — prosseguiu Bublanski. — Chegou aqui nos anos 1970, e é o pai de Lisbeth Salander. Foi apoiado por um grupo da Säpo, que o cobria quando ele infligia a lei. Um policial da Säpo também deu um jeito de a Lisbeth Salander ser internada, aos treze anos, numa clínica de psiquiatria infantil, quando ela ameaçou revelar a verdade sobre o Zalachenko.

A Seção realmente não tem escrúpulos para conseguir se safar, e não se importa em sacrificar vidas inocentes para conseguir seu objetivo. Simplesmente se importa apenas com o que pode acontecer com o grupo e não com todo o problema que já causou.Eles fazem o que for preciso, desde colocar escutas no apartamento de Mikael e grampear o celular da Millenium inteira, até falsificar documentos e enganar um procurador. Porém o Super-Blomkvist não é nem um pouco idiota, e sabe muito bem como despistar agentes secretos e deixar Lisbeth informaticamente acessível quando ela está completamente isolada num quarto de hospital.

Sem perder o enlace, esse livro não poderia ser diferente dos outros dois: forte, altamente crítico, misterioso, revoltante, e de um jeito que é difícil (impossível) parar de ler. A amarração é ótima, a dose de suspense também. E as surpresas não acabam porque é o último livro. E nem o mistério é deixado pela metade.

Uma trilogia de personagens complexos, não tão perfeitos, mas muito obstinados, seja lá de que lado estejam. Uma perfeita e singular crítica para a sociedade, uma amostra da força de algumas pessoas e que é preciso, sim, lutar pelo o que acredita e o que é certo.

Vou sentir muita falta dos personagens e de toda a confusão que eles arrumaram. E vou me lembrar para sempre das entrelinhas do livro, por mais assustadora que seja. Afinal, é a realidade. E é melhor não se esquecer dela.

P.S. A cena do tribunal, quando Lisbeth está sendo julgada, é fabulosamente fantástica.

Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Eu sou completamente apaixonada por essa trilogia, já li umas 3 vezes e sempre que posso estou recomendando..Vc escreveu uma resenha super compatível com a história. E sem contar todos os detalhes..adorei..parabéns..bjs

    ResponderExcluir
  2. Comprei essa trilogia em uma promoção no Submarino, mas nunca li. Eu já vi o filme e me encantei pela história agora só preciso começar a ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  3. Tenho grande interesse em ler essa trilogia, mesmo correndo o risco de ter spoiler eu precisava ler a resenha e ter uma ideia se o final seria decepcionante ou não.
    A sua resenha foi maravilhosa e agora eu posso dá uma chance e ler a trilogia, é bom saber que o final foi bom e bem amarrado. E que essa é aquela história que no final acabamos sentindo falta dos personagens.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu conheci a trilogia numa tacada, vendo a versão sueca, sou apaixonada! os livros me encantaram, e doi saber que seria uma sequencia de DEZ livros, mas ele faleceu antes de continuar, pensar na riqueza do material q poderia vir...
    Sem dúvidas Lisbeth Salander é uma de minhas personagens mais amadas, inclusive meu livro tem uma personagem que foi inspirada nela ♥
    um abraço!
    Pandora
    http://pansmind.blogspot.com.br
    http://www.youtube.com/user/pansmind/

    ResponderExcluir
  5. O livro é tudo isso mesmo e muito mais....é uma das trilogias que mais amo!
    Há boatos que a mulher dele escrevia com ele e que ela tem material pra dar continuação na série, porém a família dele não deixou (o que é muito triste).

    ResponderExcluir
  6. Olá Pamela!
    Estou louca para ler essa trilogia! Dizem tão bem sobre ela, e sua resenha me deixou mais ansiosa pela leitura ainda, rs.
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Só li o primeiro livro dessa serie, então tive q passar meio batida pela resenha para não ter muito spoiler. Mas foi bom saber q vc gostou do livro, isso me da mais gás para continuar a leitura de serie. ^^

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa série ainda mais fiquei entusiasmada com a história. Com certeza pretendo ler este livro e acompanhar a trajetória da personagem mais de perto. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Não conhecia a série , mais me interessei muito .
    Tua resenha me despertou vontade de ler !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Se já li algo dessa trilogia não estou lembrada, vou atrás para ver se descubro mais a respeito. Parece boa!

    ResponderExcluir
  11. Se já li algo dessa trilogia não estou lembrada, vou atrás para ver se descubro mais a respeito. Parece boa!

    ResponderExcluir
  12. Mais uma resenha sua que conta todo o livro sem contar nada. hahahaha. Adoro isso! Dá pra se ter uma boa base do livro, sabendo da história mas sem saber os fatos determinantes. Sempre estive de olho nessa série, mas o que me dava medo de ler era o preço e o tamanho dos livros, mas quem sabe um dia eu leio, né?

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha visto nada sobre essa trilogia.. apesar de ter certeza que já vi essa capa em algum lugar..
    Ela parece ser super interessante [mesmo eu já tendo lido spoiler do terceiro livro, sem saber nada do primeiro] ..
    Confesso que pra eu comprar acho dificil ... (Continuo naquela maré de distópia e New Adult .. apesar de estar lendo um Young Adult no momento) Mas se eu encontrar ele em alguma promoção, não hesitarei em comprar... pq não sei se foi aforma que vc passou para mim, ou se é o livro que é bom mesmo.. mas deu vontade de ler
    ameiiii a resenha
    bjuuux

    ResponderExcluir
  14. Até agora praticamente tudo o que li a respeito dessa série é positiva, uma amiga minha já leu a trilogia há um tempo e me contou toda a estória, rs, e mesmo ela sendo boa, não tenho vontade de lê-la.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada desse escritor nem o conhecia pra falar a verdade, mas pela tua resenha e as outras que li a partir da sua, essa série é demais e com certeza quero ter oportunidade de está lendo.
    O post ficou muito bom, deu para ter uma noção.

    ResponderExcluir
  16. Ok, não conhecia esta trilogia. Mas, não sei se começaria a lê-la, porque, sei lá tem livros que só de conhecer a história vc fica louca pra ler, e tem livros que não me enche os olhos, O que foi o caso deste livro. Mas ele parece ser bom, só não é pra mim, ah e a capa é bonita.

    ResponderExcluir
  17. Sinto que preciso terminar de ler esse livro logo e sua resenha me animou.
    Já li os dois primeiros, mas eu achei o começo do último livro da trilogia um saco e acabei abandonando-o no meio da leitura. Mas nunca é tarde pra se voltar atrás.

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não tinha lido nada sobre está trilogia,mais pelo que eu estava lendo da resenha é um romance investigativo, sempre me chama a atenção, adoro livro com mistérios.Também tem o filme mais os livros sempre são completamente diferente do filme, vou adicionar a minha lista de leitura..

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tive oportunidade de ler esse trilogia, mas sempre leio resenhas positivas em relação a ela. Realmente me parece ser uma bela de uma tapa na cara da sociedade. Tudo o que li nessa resenha, pode ser visto por nós. Basta apenas assistirmos um telejornal, ou até ler algo no jornal impresso. Estamos rodeados de pessoas e organizações sem escrúpulos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Ah, ainda não conhecia essa série, não sendo influenciada pelos elogios me parece muito boa, como peguei o bonde bem mais que na metade do caminho o que eu posso dizer que eu vou procurar conhecer a série, e depois analisar um pouco melhor os caminhos que foram traçados.

    ResponderExcluir
  21. Ler uma resenha de um último livro de uma série é dificil para mim, geralmente não leio a sinopse para não ter nenhuma surpresa, nenhum spoiler.
    Aqui não foi diferente, li apenas a opinião, e vejo o quão fantástica pode ser leitura desse livro.
    Gosto da premissa da série, e toda esta critica. Amo livros que criticam, fazem pensar e entretem, tudo ao mesmo tempo.
    Gostei da resenha, apesar de curta, achei muito boa, e muito objetiva. Parabéns!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Com certeza essa é uma das trilogias que estão no topo da minha lista de livros, não assisti nem ao filme ainda, quero primeiro ler os livros e sem dúvida será uma das melhores leituras que irei fazer!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.