Rose na Tempestade - Jon Katz

"Devagar, deitou-se no celeiro sobre estacas perto das ovelhas, que se agitaram nervosas. Tornou a fechar os olhos e tentou sonhar seu sonho preferido, aquele com as ovelhas a mastigar ao ar livre no prado, a relva ondular ao vendo, brilhar ao sol."

Rose é uma Border Collie e, como o nome do livro sugere, é a figura central da história. A narração em terceira pessoa é através de seus olhos, alternando vez ou outra para seu dono, o fazendeiro Sam, ou muito esporadicamente para uma outra personagem. Ela é uma cadelinha inteligente e dedicada, que foi adotada por Sam quando ainda era um indefeso filhotinho. Desde então, Rose se tornou a companheira de trabalho inseparável do fazendeiro e está sempre alerta, com seu mapa mental da fazenda periodicamente atualizado e capaz de perceber qualquer que seja a mudança no local. Seja uma ovelha parindo, ou uma tempestade de neve terrível que se aproxima. Além de Rose, Sam tem outros animais na fazenda com nomes um tanto peculiares: A mula Carol, o galo Winston, o líder do rebanho de ovelhas, Blackface e Flash, o cachorro do mato que se torna membro da família após a nevasca.

Jon Katz nos apresenta a uma história cativante e intensa, na qual uma cadela demonstra toda sua coragem, confiança e amor para com a raça humana e as demais espécies. Mesmo sabendo que a tempestade de neve se aproximava, Rose recusou-se a ir com seu dono para longe da fazenda e ficou para proteger os animais. Ela sabia que os coiotes estavam à espreita e atacariam logo que eles estivessem fracos e debilitados por causa do frio intenso e da fome. Mesmo Sam tendo criado abrigos, ela sabia também que não eram suficientes, já que nunca vira uma tempestade de neve tão violenta. Determinada, Rose luta com todas as suas forças para mantê-los vivos, mesmo que custasse sua própria vida.

Este livro é uma verdadeira aventura, mas bem diferente do que estamos acostumados a ler. O autor coloca todo o seu conhecimento animal nas palavras e faz parecer que realmente estamos vendo através dos olhos de Rose. É uma perspectiva interessante, já que não é comum termos um animalzinho como o “contador” da história. A experiência foi bem positiva, fiquei comovida e emocionada com a jornada da cadelinha e todos os outros animais. Sentia a dor deles no meu coração e enchi os olhos de lágrimas pela perda de alguns. Na verdade, se tratando de animais sou uma manteiga derretida. Seja ele qual for. E como defensora da causa, me emociono facilmente com histórias relacionadas a eles.

Rose na Tempestade não é um livro que nos consome, que nos deixa sem fôlego, ou que nos faz devorar cada página, mas é uma leitura tranquila, daquelas de fim de tarde, ou de um dia frio que você fica debaixo das cobertas e pega um bom livro para ler. É surpreendente em certos aspectos, mas não do tipo que vai mudar sua vida. Porém, cada palavrinha cheia de afeto, amor e companheirismo entre Rose e Sam, ou Rose e os demais animais é encantador. Principalmente quando Sam se dá conta de que seus sentimentos por Rose não são apenas de alfa x membro da matilha.

"Sempre acreditava que cachorros eram cachorros, e não se devia vê-los como algo mais, agora, contudo, não sabia o que pensar. Parecia-lhe que Rose de algum modo salvara a maioria dos animais, a fazenda, e tratava-se de uma ideia que simplesmente ia além de sua compreensão."

A morte e a dificuldade eram rotina e uma parte inerente da vida agrícola. Porém, após ESTA tempestade Sam sabia que tudo seria diferente. Assim como a cadelinha. Rose na Tempestade é um livro leve, gostosinho e daqueles que se lê após uma bela de uma ressaca literária. Por essa razão, escolhi este livro após a leitura de Corações Feridos. Espero que estejam preparados para a neve. Agasalhem-se bem e boa leitura!

Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Pareço a pessoa mais insensível por não ser muito fã de animais de estimação - mas lógico que repudio todos atos de violência contra os mesmos.
    Por não ter um amor para com cães, gatos e afins, fica totalmente difícil eu ler alguma coisa relacionada a eles.
    Não duvido que seja uma leitura boa cheia de aventura e emoção, mas preferia um protagonista humano mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ah, o livro parece bonitinho, fofinho e tudo o mais e sua resenha tá boa também mas....não é pra mim viu. Não sou fã nem de filmes com animais...imagina de livros então.

    ResponderExcluir
  3. Não sou grande fã de livros com animais de estimação, apesar desse parecer bonitinho. Esse parece ser do tipo que dar pra chorar rios, mas não é pra mim, ou talvez eu que não esteja pronta pra ele.. mas enfim kkkkkk

    bjuuux

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que saudades deste blog! Minha vida anda tão corrida que acabei passando um tempão sem vir aqui e estou amando poder me reorganizar. Fiquei com uma boa impressão do livro. Não é algo que eu correria para comprar, mas a leitura pela perspectiva do animal parece ser uma grande sacada. Tenho certeza de que deve render uns momentos bem emocionantes. Não sei se eu compraria o livro físico, por exemplo, mas escolheria em uma tarde preguiçosa para ler. :D

    ResponderExcluir
  5. Confesso que esse foi um dos lançamentos do mês da Novo Conceito que não me interessei. Gosto de animais, e achei a ideia de colocar um animal pra narrar a história bem legal, mas não me chamou a atenção. Talvez o lesse se não tivesse outra alternativa.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Esse ponto de vista não é totalmente novo pra mim... no livro "cujo" de Stephen King, vários capítulos são contatos pelo ponto de vista do cachorro.
    Acho isso uma ideia extremamente interessante, acho q vou incluir na minha lista.

    ResponderExcluir
  7. em alguns momentos meu olho encheu de lágrimas só de pensar nos apuros em que nossa companheirinha linda com certeza teve que passar para salvar aqueles que ama!
    assim como vc não acredito na irracionalidade animal, ao contrário os considero com uma incrivel inteligencia! sua capacidade de amar e entender a gente é comovente!
    se eu ja queria o livro antes, depois dessa resenha estou pra la de apaixonada!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho visto esse livro em bastante blogs e nunca parei para ver do que se trata, mas aqui consegui fazer isso. Eu gosto bastante de história que envolva animal e sempre me emociono kkkk
    Só espero que não seja igual Marley e Eu :(

    ResponderExcluir
  9. Oiee =)
    primeira resenha que leio do livro, gostei de sabe da proposta e que ele seja uma aventura mais diferente, nada clichê, isso já me conquistou, espero poder ler!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  10. Pela sua resenha deu para perceber que a história é bem boa, e diferente do que costumamos ler por aí, como você mesmo disse.
    Pela minha perspectiva, parece ser uma história linda mesmo, e bem incomum já que a personagem principal é uma cadelinha, awwwwn *-*
    Fora que livros com animais sempre faz com que a gente se emocione, não é verdade? Espero lê-lo em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Sabrina!
    Deve ser uma delícia ler esse livro com um tempinho de chuva, não? rs.
    Parece ser um livro muito fofo mesmo, e calmo.
    Não sei se leria, pois estou um pouco traumatizada com histórias de cachorros, depois de tanto chorar em vários livros por causa deles, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Quando vejo uma resenha que alguém fala que o livro não o consome ou não o deixa totalmente viciado já desanimo, acho que todos livro deve ser apaixonante e intenso, já perdi meu interesse.

    ResponderExcluir
  13. Sou como você, amo animais, tento defendê-los desde criança, salvava até os passarinhos que caiam machucados no quintal. E livros assim, são uns dos meus preferidos, só tenho medo de ler e a cadela ser uma das que morre. Assistia Lasie, Rintintin e Benji. Sofria com eles, e tudo mais. Sei que vou amar esse livro!

    ResponderExcluir
  14. Gente, eu acho esse livro tão gracioso pela capa, pelo enredo e por imaginar como seria uma história contada através de uma cachorrinha. Os humanos deveriam aprender mais com os animais sobre lealdade e companheirismo. Enfim, mesmo não tendo lido _ainda_, já sou completamente apaixonada por esse livro só pelo conjunto sinopse, capa e resenhas, heuheue.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo histórias com animais. Depois de "Marley & Eu" é impossível eu não chorar quando leio livros com esse tema. A capa é linda e não tenho dúvidas de que a história também seja.
    Já vi resenhas dizendo que a leitura é bastante lenta, então fiquei com a pulga atrás da orelha. Mas quando eu tiver oportunidade, lerei.

    ResponderExcluir
  16. A história de Rose e seu dono me comoveu por demais. Que coisa linda a dedicação dessa cadela para com seu dono. Queria eu ter uma assim pra mim. Amei a história. Vou adora ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Eu também em emociono muito com historias de animais, por isso evito, mas achei muito interessante esse livro então vou procurar por ele.
    Obrigada pela dica.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  18. Mesmo adorando animais, e amando os cachorros, esse livro não me atraiu nem um pouquinho :/ nem sei ao certo o motivo, rs. Então quem sabe numa próxima oportunidade...

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser muito bonito e lendo o que você escreveu percebi que vou chorar e me emocionar com essa leitura! Gosto de leituras que os animais de estimação são protagonistas, isso sempre rende ótimas historias. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Acho a capa desse livro super lindas é comovente , mas é realmente estranho pensar que estarei lendo os pensamentos de uma cadela. Não sei ainda se irei ler...

    ResponderExcluir
  21. Acho a capa desse livro super lindas é comovente , mas é realmente estranho pensar que estarei lendo os pensamentos de uma cadela. Não sei ainda se irei ler...

    ResponderExcluir
  22. Uma Linda história isso este livro tem.
    Me emocionei só de conhecê-la. Imagina começar a ler.
    Voto por um adaptação para os cinemas. uma boa adaptação, para se torna um filme como "Sempre ao seu lado", emocionante e marcante quanto.
    Gostei muito, muito mesmo do livro, gostaria muito de tê-lo agora, neste momento frio que estou vivendo. Dia de inverno amazônico.
    Parabéns pela Resenha!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Depois de Marley e Eu, sempre fico receoso de ler livros com animais na história, sempre com medo de que alguém morra e me faça reviver as madrugadas torturantes e viciantes que tive com o livro já citado, esse não é um dos livros que pretendo ler ou comprar agora e nem sei se um dia irei querer!

    ResponderExcluir
  24. Quando vi esse livro pela primeira vez eu não tinha me interessado por ele, mas vendo por sua ótica ele se tornou interessante, o enredo dele parece muito com os de filmes, mas ele não seria uma prioridade.

    ResponderExcluir
  25. Sou suspeita para comentar nesta resenha em especial, pois eu sou uma apaixonada pelos animais. Só a capa desse livro já é encantadora. Adorei a resenha e o enredo. Já entrou na minha lista de desejos do Natal.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.