5 livros juvenis para ler em um dia

Eu amo listas, mas confesso que minha criatividade para elaborar novas anda em falta. Eu olho para a minha estante de lidos e não consigo achar um assunto em comum para relacioná-los pessoas sem inspiração me add. Mas mexe daqui, mexe dali, acho que encontrei alguma coisa.

Não custa lembrar que são livros jovens, com narrativa leve e com atrativos específicos para despertar a imaginação desse público - algumas coisas realmente não aconteceriam na vida real, mas certas facilidades e conveniências são totalmente aceitas aqui, desde que naquele universo criado (seja pelo autor ou pela mente do leitor) seja possível.

Ela está em todo lugar - Cherie Priest

Ela está em todo lugar foi uma das maiores surpresas literárias que já vivi. Eu tenho uma mania de sempre ler a primeira página de um livro que acabou de chegar, independente do que estou lendo (a menos quando chega uma caixa cheia deles, claro) e foi assim com este livro também. A diferença é que não consegui largar até terminar tudo e sair espalhando por aí o quanto ele é maravilhoso. É uma história de mistério, investigação e suspense a partir da morte de uma garotinha - chorei muito logo no primeiro capítulo. Mas posso falar que é fofa sem parecer mórbida? Posso sim, porque é! Porque, impulsionando o início da jornada da protagonista, está a amizade. Livy e May se conheceram na escola e criaram juntas a Princess X - uma desenhava, enquanto a outra escrevia. Porém, em um trágico acidente de carro, Livy e sua mãe morrem, deixando May totalmente devastada. Passados três anos, May volta à cidade para visitar o pai e encontra pôsteres e outros materiais com a imagem da Princess X - o que choca a garota, uma vez que só as duas sabiam da personagem. Ao pesquisar sobre, May encontra um site onde é postado regularmente a história da Princess X. É aí que ela decide procurar pistas nos quadrinhos, pois passa a desconfiar que sua amiga não morreu. A mistura da narrativa em texto e quadrinhos dá uma dinâmica ainda maior para o livro que já é bastante instigante. Não consigo nem escolher uma parte ou outra como favorita, ambas se complementam muitíssimo bem e eu só queria seguir mais pistas e solucionar o mistério.

Como ficar com Rick - Julie Fison

Como ficar com Rick é um livro diferente e conheço somente mais um nesse estilo (que é, inclusive, direcionado apenas para o público adulto). Kitty está diante de um dilema: ir acampar com as melhores amigas conforme o combinado ou ir para o Portal do Paraíso com uma menina popular do colégio com quem não tem amizade, mas é onde Rick, seu crush há meses, estará. A novidade começa aí: quem vai escolher o próximo passo é o leitor. Se você quiser isso, vá para a página tal; se você escolher aquilo, vá para tal. E a história vai seguindo a partir dessa e outras escolhas. Além desse dinamismo na leitura, a história é uma gracinha e tem um clima bem gostosinho de férias. Claro que depois de terminar a história escolhida, você acaba lendo a outra opção que é igualmente divertida.

Amanhã você vai entender - Rebecca Stead

Amanhã você vai entender é, entre os livros listados, o que mais requer atenção na leitura - a trama é um pouco mais densa, apesar da escrita simples, poética e inocente já que a narradora tem apenas 12 anos. Miranda e Sal eram inseparáveis, mas um dia quando voltavam juntos da escola, um garoto bateu em Sal do nada e a partir daí, ele se afasta totalmente da melhor amiga sem dar explicações. Coisas estranhas começam então a acontecer: sua chave de casa some, ela começa a receber bilhetes enigmáticos e o garoto que bateu em Sal parece mais presente onde ela vai. O livro tem uma delicadeza na escrita, um cuidado que vemos até nos títulos dos capítulos. Não sei dizer o que me prendeu mais: as reflexões sutis que a obra traz ou a ânsia de montar o quebra-cabeça inteiro para desvendar a história. É o tipo de livro que encanta, vamos lendo sem saber muito bem o que esperar, só vamos nos deixando conduzir rumo ao desfecho e aí tudo faz sentido e dá até vontade de reler para observar melhor as pistas deixadas na narração. 

Disaster baby - Lilian Iaki

Disaster baby eu recebi de surpresa e naquela coisa de ler a primeira página, li o livro inteiro no mesmo dia. Além da história envolvente, a formatação do texto tem um espaçamento maior e possui algumas ilustrações. O início da trama acontece quando a protagonista está sentada na mesa de um barzinho em São Paulo esperando o cara com quem tá ficando. Ele simplesmente não aparece e é então que surge Olhos Verdes, alguém também sozinho ali bem disposto a ouví-la. Com esta introdução, a história parece adulta demais para esta lista, mas é quando a garota começa a explicar porque sua vida amorosa é um desastre que vamos mergulhando nas suas lembranças: o primeiro beijo, a primeira vez que se apaixonou por alguém e como tudo sempre acabou da forma errada. Ela é bem dramática, claro, mas quem passou por essa fase de descobertas sem se sentir perdido, né? A narrativa se passa em uma noite com vários flashbacks, o que torna a leitura rápida, dinâmica, mas um pouco superficial. Pra mim, a leitura foi nostálgica por já ter passado por esta etapa há anos e foi uma delícia revisitar minhas próprias memórias.

Primeiro amor - James Patterson e Emily Raymond

Eu só lembrei de Primeiro amor quando olhei a estante do Skoob procurando os livros que eu li em um dia. Ainda lembro do momento que fiz a leitura e da história, o que é um ponto bem positivo para um livro mediano/bom. Eu considero este livro uma versão juvenil e mais inocente de Entre o agora e o nunca (que é maravilhoso, né?). Axi é uma garota bem certinha com uma vida marcada por trágicos acontecimentos enquanto seu amigo Robinson é totalmente diferente e ela mesma o apelidara de cafajeste. Numa súbita vontade de sair daquela bolha, Axi convida o amigo para sair em uma road-trip, mas nada politicamente correta. Ambos partilharão aventuras e descobertas, além de momentos  tristes e delicados. Apesar de eu ter falado que o livro é mediano, a leitura é bem agradável, só não dá para exigir muito, sabe? Acho uma ótima escolha para distrair, sem contar que a trama é recheada de sonhos jovens e tudo é bem vívido.  
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Oi, Ceile.
    Eu também adoro lista, com elas a gente passa boas indicações e de forma mais rápida. Sempre que entro em um blog e tem uma eu leio, com certeza!

    Dos livros que citou só conhecia "Ela está em todo lugar", e me fez lembrar que preciso lê-lo s2 Está na minha lista do skoob e sua pequena resenha me fez lembrar da vontade de descobrir a história. As outras indicações me interessei muito por "Como ficar com Rick", por poder escolher a decisão e ver onde vai dar. Adoreiiiii

    Obrigada pelas dicas. xD

    www.papuff.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.