Vim falar hoje de um livro que me conquistou pela capa e pelo título.
O livro é narrado por Aaron, que apesar de ter apenas 36 anos, tem experiencias suficientes para uma vida inteira. Por conta de um problema de saúde na infância ele tem uma dificuldade motora em uma perna e uma mão, além de ter um pequeno problema com a fala. Porém, por mais que ele fosse criado com uma super proteção da mãe e da irmã, Aaron nunca deixou, nem quis, que as pessoas o tratassem como um "coitado". Ele sempre viveu sua vida normalmente, e em muitas partes do livro até esquecemos dessa pequena "deficiência" dele.
Depois de formado, Aaron foi trabalhar na editora que era de sua família e, por causa de uma pesquisa para um livro, ele acaba conhecendo Dorothy, uma médica radiologista, 12 anos mais velha que ele. Ela é uma mulher independente, que vive para o seu trabalho. Não se preocupa com serviços domésticos, e muito menos com a sua alimentação. E é justamente essa característica peculiar dela que faz Aaron se apaixonar.
Os dois se casam e vivem relativamente bem, até que um dia um carvalho cai sobre a casa deles, matando Dorothy. A partir desse momento a vida de Aaron perde o sentido. Sem a esposa, ele fica completamente perdido, sem saber como seguir a vida dali em diante. Ele tenta continuar morando em sua antiga casa, até que percebe que ela realmente não é mais um lugar habitável depois da queda da árvore. Aaron vai para a casa de Nandina, sua irmã, e logo ela o força a contratar um empreiteiro para reconstruir sua casa.
Durante todo esse período então, Aaron nos mostra como é viver com a dor da perda de alguém tão importante, enquanto ele tanta continuar vivendo a sua vida. Ele evita ao máximo passar por sua antiga casa para conferir a reforma, com medo de reviver os sentimentos que o dominaram nos dias após a morte de sua esposa, mas no fundo acho que o medo dele mesmo estava em ver que a casa estava sendo reformada, e não seria mais a casa dele e de Dorothy. O medo estava em ver que sua casa havia "seguido em frente" após a queda da árvore e ele precisaria seguir em frente com a sua vida após da morte de sua mulher.
Um dia então, depois de muita insistência da sua irmã, ele resolve dar uma passa na sua casa para ver o andamento da reforma, e uma coisa chama a atenção. Ele vê Dorothy parada em frente a sua casa. A partir daí, ela começa a aparecer algumas vezes para ele. No começo, Aaron fica confuso, pois não sabe o porque sua esposa voltou, e por medo de assusta-la, afasta-la dele novamente, ele avita falar com ela durante suas aparições. Mas logo esse medo desaparece, e eles começam a conversar.
Mas ponha-se em meu lugar: pense em uma pessoa que você perdeu e de quem vai sentir saudade até o fim de seus dias e então imagine encontrar essa pessoa em público. (...) Você não questiona a sanidade, porque não suportaria pensar que não é real.
Em meio a esses reencontros e conversas, Aaron começa a refletir sobre a sua vida, como ela era com Dorothy, como ela é agora que ele a vê mas não a tem como antes, e principalmente, como ele quer que sua vida seja futuramente. E pouco a pouco ele vai percebendo que o melhor que tem a fazer por ele, pela sua vida, é aprender a dizer adeus.
Apesar de ser o livro com poucas páginas, a leitura não é muito rápida. O livro todo mostra a dor da perda de Aaron e o modo como ele lida com essa dor, o que faz com que a história tenha um apelo emocional muito forte. Eu particularmente achei a história um pouco confusa no começo, mas conforme fui conhecendo e entendendo Aaron melhor, fui gostando um pouco mais dela. Por incrível que pareça não chorei com o livro, apesar de todo esse clima de "adeus", achei que fosse me envolver mais com a história e personagens mas isso acabou não acontecendo. E apesar da capa do livro ter me chamado muito a atenção, não achei que tem muita relação com a história. Ainda assim, é uma bela história sobre amor, perda e superação, que vale a pena ser lida.
Sorteio do livro
Comente na resenha e preencha o Rafflecopter. O resultado sairá neste mesmo post.
a Rafflecopter giveaway
Eu sempre achei que essa capa não combina com a temática...
ResponderExcluirDeve ser realmente muito difícil perder quem se ama de uma forma tão rápida e abrupta.
Fiquei interessada em lê-lo.
Bjo.
"Mas ponha-se em meu lugar: pense em uma pessoa que você perdeu e de quem vai sentir saudade até o fim de seus dias e então imagine encontrar essa pessoa em público. (...) Você não questiona a sanidade, porque não suportaria pensar que não é real".
ResponderExcluirCara que lindooo.
Ótima resenha *---* estou curiosíssima para ler o livro,participando!
- Desconstruindo as palavras -
Sinceramente, cada vez q eu olhava p essa capa eu tentava entender sobre o que era o livro.
ResponderExcluirE NUNCA chamou minha atenção.
Agora mudei de idéia, hahah. Vou fazer de conta q a capa não tem nd a ver.
fiquei super curiosa para ler, parece ser uma leitura bastante envolvente... participando!!!
ResponderExcluira capa eu nao curto muito, mas o livro (história) sempre me chamou a atenção.
ResponderExcluirEstou ansiosa pra ler O COMEÇO DO ADEUS. Mesmo que a leitura não seja das mais fáceis e rápidas, acho que a história compensa. É incrível quando a obra aborda o processo de amadurecimento e crescimento pessoal, mesmo na dor.
ResponderExcluirE gosto muito deste tipo de livros.
bjs
Esse livro parece ser bem interessante, gosto mto de tramas que contam com ´fantasmas´mesmo que desse modo sutil, e não como algo sobrenatural. Quero lê-lo!
ResponderExcluirMiquilis: Bruna Costenaro
Esse livro me parece ser bem triste.Ainda não o li, mas na maioria das resenhas que eu já li, os leitores se identificaram com um dos personagens.
ResponderExcluirEsse é um livro que eu quero muuito ler, apesar de ser beem triste, ás vezes nós precisamos de um pouco de drama né:
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Fiquei muito curiosa para ler esse livro, amo romances. Bora comprar.
ResponderExcluirConfesso que a primeira vista não me interessei muito pelo livro, pois não é de um gênero que gosto muito. Depois de ler algumas resenhas, fiquei um pouco curioso pra lê-lo. E pode ser que me surpreenda, pois não tenho expectativa nenhum com ele.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Acho que a temática desse livro, misturando superação, despertar do primeiro amor e a perda desse amor, juntamente com um novo recomeço, uma nova reflexão da vida vai me fazer chorar. Mas é exatamente esse tipo de história que nos faz refletir e valorizar o que realmente importa. Muito curiosa para ler.
ResponderExcluirA princípio esse livro não me chamou a atenção, não sei se pela capa! Mas a sinopse também não me chamou a atenção (tipo, tenho que comprar). Preferi aguardar por resenhas, e achei bem interessante a sua, o que fez com que eu queira ler o livro. Mais um, afff!!!!!
ResponderExcluirVixi! Que coisa triste! Uma árvore?
ResponderExcluirPensei que fosse mais emocional, na verdade; mas parece que não chega a tanto.
Não tenho vontade de ler, mas talvez topasse.
A capa do livro já tinha me chamado a atenção, mas confesso que não tinha lido o resumo do livro ainda. Pela sua resenha, a história, mesmo sendo um pouco triste, parece ser boa.
ResponderExcluirParece ser tão bela a história, me arrependi por não ter comprado o livro durante a Bienal, acreditava que tratava-se de outra coisa, enfim, é um dos livros que quero ler, mas não tenho previsão de quando poderei adquirir :\
ResponderExcluir:*
Li o primeiro capitulo e achei mmt interessante , fiquei bastante curiosa , para saber o desenrolar dessa trama. Resenha excelente , tbm não entendi muito o que a capa tinha a ver com a sinopse , mesmo assim , ela ta linda ' parabens belo blog !
ResponderExcluirÉ difícil mesmo dizer adeus quando muita coisa deixou de ser dita, sempre fica no pensamento aquele 'e se...'. Estou muito curiosa por esse livro.
ResponderExcluirTambém achei a história no começo meio confusa. Mas o livro é gostoso, confesso:p
ResponderExcluirE como você também não derramei lágrimas com ele não. Senti na pele o "adeus" de Aaaron e tudo mais, porém o que me chamou mais atenção é como ele deu a volta por cima sem perceber. É um detalhe muito importante.
Nossa, é a primeira resenha que li desse livro e já fiquei encantada.
ResponderExcluirEssa história deve ser linda, e é bem o que eu penso sobre o adeus.. Quero chorar muito lendo esse livro!
Eu gosto de livros dramáticos, e esse pelo jeito ensina uma lição... No começo da resenha achei que fosse um livro de fantasma ou espírita, mas vi que é um tema de como recomeçar depois de tudo... Apesar de vc não ter chorado acho que eu vou chorar...
ResponderExcluirNão é o tipo de livro que costumo comprar, mas vindo da novo conceito muito ruim não pode ser. *0*
ResponderExcluirLivros dramáticos são ótimos! Amo.
ResponderExcluirSó não coloco muita expectativa, porque ultimamente, tenho me decepcionado muito com o gênero =(
AAAAAmo drama, esse livro parece ser incrível, espero que eu ganhe na promoção, muahahahahaha. É muito livro para pouco dinheiro.
ResponderExcluirNunca ia achar que esse livro é de drama olhando pra essa capa! Pensei que fosse qualquer outro gênero menos drama.
ResponderExcluirEsse livro parece ser bem singelo. Talvez a editora tenha apostado em livros assim depois do sucesso com Para Sempre né. Só lendo mesmo pra fazer um comentário melhor sobre ele. Quero ganhar a promo pra saber!
Amei a capa desse livro !!!
ResponderExcluirApesar de não ter nada haver com a história..
nossa nao consigo nem imaginar passar pela situação do Aaron... gostei da resenha,o livro me pareceu ser bom msm sendo um pouco triste.
ResponderExcluir=]
Que história mais triste, sei lá, pela resenha até agora me identifiquei com Aaron - aprender a tocar a vida pra frente, apesar das perdas, acho no fundo que todo mundo se identifica um pouco. Realmente esse livro parece ser muito interessante. Parabéns pela ótima resenha.
ResponderExcluirParece-me ser uma leitura interessante. Li várias resenhas e sempre encontro elogios. A sua resenha está perfeita.
ResponderExcluirEstou louca por esse livro,a capa me conquistou,muito romântica,adorei a estória tb
ResponderExcluirAdoro livros com essa temática, a gente sempre acaba amadurecendo junto com os personagens. Ótima resenha!
ResponderExcluirParece tão emocionante! Só de ler a resenha já me encantei pela história. Adoro ler dramas, e esse pareceser muito bom!
ResponderExcluirA história, o título, a capa... tudo muito lindo! As opiniões que li sobre foram sempre positivas, este eu lerei de qualquer jeito, rs.
ResponderExcluirE esta sou apaixonada com este livro. u venho namorando ele há um tempo e a tua resenha foi uma das mais lindas que li sobre ele. Eu gosto de leituras que emocionam, que são profundas, intensas, as vezes dolorosas, mas não menos encantadoras. Pedindo aos céus pra que eu ganhe a promoção, haha.
ResponderExcluirPela resenha parece ser bom, só lendo pra ter certeza. Vou participar da promoção então.
ResponderExcluirbeijo
Adorei a capa, muito linda mesmo!! Confesso que a não é minha tematica favoria, mas vou participar do sorteio e, quem sabe eu ganhei (sempre participo e nunca ganho =/)e não mude minha primeira opinião sobre o livro né?!
ResponderExcluirBeijos!
http://densidadefemininaa.blogspot.com.br/
Também me deixei enganar pelo tamanho do livro rs. Eu não tenho tanta vontade de lê-lo e confesso que isso aconteceu por conta da "revelação" da história. Eu imaginava algo bem mais leve, mais jovem. Não a história de um homem viúvo que tenta superar o luto.
ResponderExcluirBeijos!
Não é meu tema favorito em livros, mas realmente gosto de dar uma chance as leituras. Gostei de sua resenha. Só espero que o livro não seja muito monótono (pois aparenta).
ResponderExcluirAbraços ;)
Acho que eu iria chorar só pela forma como Aaron perdeu a esposa, coitado! A capa do livro é o que me chamou atenção para lê-lo, mas pelo o que eu li aqui ela não tem muito haver com a história e acabei desanimando.
ResponderExcluirBeijos!
http://beyondofbooks.blogspot.com.br/