Um Lugar para Ficar narra o relacionamento de Clara e Christian em todos os tempos: antes, durante e depois. Desde quando se conhecem em um jogo de basquete, se envolvem, até o momento em que Clara quer fugir dele.
Christian é um cara aparentemente normal, atraente e logo de cara chama a atenção de Clara. Esta, por sua vez, não hesita em tentar se aproximar dele, o que a deixa com a sensação de ousadia, mesmo sendo tudo de forma sutil, só o suficiente para iniciar uma conversa ou um passeio. A atração é tanta que logo começam a se envolver. Christian é diferente de seu ex-namorado, e Clara fica encantada. Tudo é muito intenso e várias promessas surgem, aparentemente representando o desejo comum de ficarem juntos, mas denunciando, aos poucos, a dependência de Christian em Clara, seu desejo de se apegar às declarações como verdades absolutas.
“Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos.”
Aos poucos, ele vai dando sinais que não é só amor que sente por ela: são pequenas situações, frases curtas e alguns deslizes trazem à tona sua obsessão por Clara. Aquele momento lá no início que pra ela foi uma pequena ousadia, pra ele demonstrou como ela era atirada com todos os caras. Fazer amor com desejo, o levou à conclusão que ela havia feito aquilo com outro. E esses são só dois exemplos de uma imensidão de fatos que, na cabeça dele, são distorcidos por sua visão possessiva.
Quando chega um ponto em que Clara sente medo de Christian, em que tudo aquilo começa a aspirar perigo, ela “foge” com seu pai para uma cidadezinha praiana e se desfaz temporariamente dos amigos e procura recomeçar sua vida, como se nada nunca tivesse acontecido.
“Mas, agora, eu só sentia aquela força que me atraía. O oposto do desejo, a obrigação misturada com terror.”
Alternando os capítulos entre presente e passado, Clara é a narradora da própria história, contando, pela primeira vez, todo o efeito que Christian teve em sua vida. Ela se despe e conta seus medos, revelando intimamente suas inseguranças. A escrita é bem fluída e de uma leitura despretensiosa, me vi envolvida em um diário que nunca escrevi.
Já adianto: muitas pessoas não vão gostar do livro e se você espera sangue, nem se meta a ler. O excesso de realidade no livro pode ser um ponto negativo, pois espera-se um desenrolar hollywoodiano, com tortura física, mutilação e não é isso que encontramos. Mas pra mim, foi o ponto mais positivo do livro e digo com conhecimento de causa. A tortura psicológica, o que determinada pessoa representa pra você é muito pior, pois é tudo subjetivo: não é algo que dá pra medir a dimensão, pois enquanto a pessoa não faz nada, ela se julga capaz de qualquer coisa.
“Mas a verdade é que quando a gente não é capaz de cometer uma maldade ou loucura, não imagina que existam pessoas capazes de cometê-los.”
Outra coisa bem positiva do livro, é que a autora não nos fez julgar Christian antes de qualquer fato, ela desenrola a história da forma que aconteceu: nos permite nos envolver com ele e, à medida que as mudanças ficam claras para Clara, estas também ficam pra gente. No fim, o livro entrou para os favoritos de 2012 e possui muitos quotes legais, que dizem muito sobre Christian e Clara.
Não acho que este livro vai mudar a cabeça das pessoas, as meninas que estão envolvidas com “pseudo-psicopatas” podem até identificar um “sintoma” ou outro, mas a realidade é que enquanto estamos apaixonadas, pouco ligamos para as atitudes, infelizmente (na maioria das vezes), só chegando a situações extremas é que vamos tomar alguma atitude. É hipocrisia negar.
Sorteio do livro
Para concorrer a um exemplar do livro, basta deixar um comentário sobre a resenha e preencher o Rafflecpter abaixo:
a Rafflecopter giveaway
Ah história é incrível e capa linda, eu quero muito ler esse livro. Beijos, http://saindodarealidadel.blogspot.com.br/
ResponderExcluirInfelizmente muitas pessoas passam por situações assim.
ResponderExcluirNa adolescência uma amiga passou por isso. O namorado era tão obcecado por ela, que a fez se afastar de todos os amigos e até parentes... muito triste!
Bjo.
Minha primeira impressão com a resenha é que esse livro é o tipo que meche emocionalmente, pelo fato do romance entre os personagens ser "complicado",acho que muitos livro já abordaram um dos personagens com uma possessividade para com as pessoas que ele ama, mas tive a impressão que esse livro trás um outro lado dessa possessão que muitos chamam de ciume,ele trás a doença por trás disso que como foi dito são pessoas com traços de “pseudo-psicopatas” e muitos vezes fechamos os olhos para isso cegados pelo amor. Adorei a resenha e as frases tiradas do livro acho que mostrou que vale a pena ler o livro.
ResponderExcluirOi querida!
ResponderExcluirConcordo você que questões psicológicas são piores, exatamente por não serem exatas ou palpáveis.
Apesar do forte impacto que o livro teve em você e, portanto, que te fez gostar dele, eu não tenho muita vontade de lê-lo.
Beijão!
Ola!! Gostei muito da sua resenha, ja varias outras tanto positivas quanto negativas alguns delas dizendo que o livro era chato, mas me interessei muito pela historia pelo fato de ser um tema bem diferente da qual estou acostumada!! Concordo com tudo o que voce falou e estou muito curiosa pra ler!!
ResponderExcluirbjos.
Gosto deste conhecimento progressivo da verdadeira face dos personagens. Isto traz ainda mais encanto e mistério à história.
ResponderExcluirA princípio achei que fosse só mais um romances, mas aparentemente UM LUGAR PARA FICAR é uma história envolvente sobre amor/obsessão.
bjs
Já vi outras resenhas deste livro e me causa o mesmo sentimento que esta tua: de curiosidade.
ResponderExcluireu fico imaginando a história e fico muito curiosa em saber como é seu desenrolar, já que é uma história intensa. achei muito interessante o fato da autora não fazer com que a gente julgue o Christian antes de qualquer acontecimento.. estou muito curiosa a respeito deste livro, estou participando da promoção e torcendo pra ganhar, pra matar essa minha curiosidade!!!!
Confesso que no início não fiquei muito interessado nesse livro, pois ele não faz parte do gênero que geralmente gosto de ler. Depois de algumas resenhas que li por aí, inclusive essa, fiquei com curiosidade pra dar uma olhada nele.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Gostei muito da proposta desse livro.
ResponderExcluirFiquei curiosíssima. Além de ter mostra uma situação que não está muito longe da nossa realidade.
Participando com certeza do sorteio.
Bjs
garotasdepapel.blogspot.com.br
Esse livro deve ser muito bom. Mas acho um pouco confuso quando se alterna passado e presente, mas gosto muito. Espero gostar desse também.
ResponderExcluirCaramba, de boca aberta aqui com sua resenha. Gostei da idéia do livro, faz tempo que não via uma história assim. Tortura psicológica ou física é algo que não desejamos pra ninguém, então acho que dá pra ficar chocada com a leitura.
ResponderExcluirBye da Pah
www.livrosestrelas.blogspot.com.br
Pela sua resenha o livro parece ser muito bom. Gostei da historia do livro, fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirEssa história de homem obcecado pela garota e que age como se fosse o dono da vida dela é mais comum do que se pensa, não é necessária a violência física para exercer esse controle, pressão psicológica pode ter um efeito bem mais devastador do que podemos pensar. O livro parece ser super interessante, histórias fortes sempre despertam a minha atenção.
ResponderExcluirEu passei com algo parecido com o que Clara passou. Meu primeiro namorado era muito grudento, mas até ai eu não via nada demais. Até que um dia eu falei que iria fazer cursinho pré-vestibular e ele ficou louco... falou que a mulher dele não podia fazer faculdade, que deveria ficar em casa, ser do lar, e não ter educação, que isso era coisa para homem. Ele nunca me agrediu fisicamente, até mesmo porque isso eu jamais permitiria, mas fez uma tortura psicológica horrivel, e no começo eu até me senti mal por estar contrariando ele. Óbvio que eu terminei o namoro, porque poxa, fazer uma faculdade era um sonho, e se ele não queria compartilhar desse sonho comigo, eu não podia fazer nada! Até hoje ele ainda me manda mensagem e me telefone, querendo voltar, mas eu não quero. Não respondo suas mensagens e nem atendo aos seus telefonemas. Um cara que é capaz de proibir alguém de estudar como se fosse seu dono seria capaz de qualquer outra coisa.
ResponderExcluirDesde que fiquei sabendo que seria lançado aqui, quero muito ler.
ResponderExcluirConcordo com você acho que tortura psicologica muitas vezes é pior que fisica...ja tive um noivo assim..e mesmo depois de terminar(alias até hoje) muitas pessoas acham ele um coitadinho(ridiculo),
minha curiosidade pra saber o que a personagem faz, é grande,
beijos.
tô louca pra ler!
ResponderExcluirEu desejo muito ler esse livro, mas não gosto de ver homens obcecados. A resenha está ótima. Adorei.
ResponderExcluirHomens obcecados.. Ô raça =P
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro. Desde o lançamento estou interessada.
Gostei muito da sua resenha também. Uma das melhores que li sobre ele.
Luiza Helena Vieira
Obsession Valley
O tema é interessante. Pela sua resenha parece ser um genero que gosto de ler. ^^
ResponderExcluirHistória incomum e bem chamativa. Adorei!!!
ResponderExcluirSua resenha me instigou em querer ler o livro hahahaha
ResponderExcluirParticipando da promo é claaaro =P
fique muito curiosa para ler, e na minha opnião a tortura psicologica é muito pior que a física.
ResponderExcluirquero muito ler este livro *-*
ResponderExcluirEu me apaixonei perdidamente pela capa e nem dei muita bpla para sinopse, mas agora, lendo resenhas sobre o livro, ele de verdade me chamou a atenção.
ResponderExcluirSua resenha além de bem escrita me deixou com a pulguinha atrás da orelha, rs.
Adorei!
Dani / @daride
Li muitas resenhas negativas desse livro.
ResponderExcluirGostei da sua porque você ficou num meio-termo... Quero muito lê-lo, mas também acho que não influenciará tanta gente assim.
Este livro não é um tema que costume ler (na verdade é raro ler algo assim). Mas a sua resenha me deixou com a pulga atrás da orelha, senti uma vontade de lê-lo =P
ResponderExcluirRomances, intrigas, mistério, perigo *o*
Abraços
@douglas_rsjr
Nossa! Esse livro parece ser imensamente interessante! Nunca tinha lido algo parecido. Gostei muito da resenha, e agora quero muito ganhar =)
ResponderExcluirAbraços!
@true_sararamos
Estou louca por esse livro,eu realmente adoro um bom romance,com leitura leve e rápida,alem de que esse livro não é somente um romance, é uma estória bem diferente com personagens psicopatas,então acho que vou gostar,adoro livros que retratam coisas diferente.
ResponderExcluir@paula__camargo
paulacamargo@comp.ufu.br
Eu já li esse livro e ele é muito bom! Gostei da Clara e acho que as vezes as pessoas caem em algumas armadilhas do destino. A vida é bem complicada.
ResponderExcluirBjs
Eu quero muito este livro....
ResponderExcluirquem sabe é minha chance
Nossa, tenso! Mas deixa a gente curiosa... você diz que o livro relata depois do relacionamento deles, o que fica na minha cabeça é que o que finaliza o livro depois dessa obsessão dele... não quero que ela morra u.u Vou ler pra ter certeza :D
ResponderExcluirOs relacionamentos abusivos estão mais presentes em nosso meio do que imaginamos e nunca acabam bem!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirSério que o livro é realista e bom desse jeito? Li algumas resenhas sobre ele que não goram muito favoráveis, infelizmente, mas agora a minha vontade de lê-lo voltou!
Parabéns pela resenha
Beijos
Andressa
umdiaacadalivro.blogspot.com.br
Relacionamento complicado é comigo mesmo, to ficando cada vez mais fera nisso já... rs
ResponderExcluirSério agora, o livro parece ser muito interessante, me identifiquei com esse tema, relações complicadas de um jeito ou de outro uma hora vc acaba se identificando e no meu caso posso dizer que foi de cara, a obsessão de Cristian por Clara me faz lembrar uma pessoa que conheci recentemente, muito tenso essa situação.
Adoro livros realistas e esse parece mostrar bem a realidade.
Gente, eu acho que fui a pessoa que mais teve relacionamento complicado na vida.
ResponderExcluirkkk
Mas gente, sinceramente, eu não dou nada para a capa, porém, a sinopse e a sua resenha me deixaram louca. quero ler já!
Não sabia que os capitulos se alternavam. Muito boa a sua resenha, sou louca para ler esse livro. Pelo que li aqui o bom da autora é não levarmos ao julgamento. Gostei!
ResponderExcluirbeijos
adriana
Parece ser um otimo livro! Estou curiosa pra ler!
ResponderExcluirOlá, li toda a sua resenha e achei como um todo um livro muito bom (apesar de nunca ter lido -ainda). Acredito que quando a gente le um livro, alguma coisa dentro de nós busca na personagem principal algo em comum com a nossa própria personalidade, e como você disse que no caso desse livro era como se você estivesse lendo um diário nunca escrito por você, e que algumas vezes há o excesso de realidade, eu acho que nesse ponto, você conseguiu me vender a história desse livro pra mim. Acho que quando eu for ler eu meio que vou ficar com medo do Christian també, será??? Estou curiosa. Beijos.
ResponderExcluirMuito interessante esse livro, faz um tempinho já que estou desejando ele na minha estante! rssrs Gostei muito da sua resenha!
ResponderExcluirEstou curiosíssima para ler este livro!!
ResponderExcluirDefinitivamente perfeito, emocionante!
ResponderExcluir