Se tem um livro que me surpreendeu neste segundo semestre, foi esse: Apimentando.
Luciana, a protagonista da obra, é uma famosa sexóloga. Não apenas famosa em sua área pela expertise, ela é uma verdadeira celebridade - escreve livros com dicas sexuais, tem um quadro no programa Maravilhoso na Rede Global aos domingos e tem sua vida exposta nas revistas de fofocas. Bem, não a sua vida real, mas a que aparenta levar: um casamento sólido com um ginecologista, um corpo invejável e uma vida sexual tão boa que serve de base para suas publicações. Como eu disse, são aparências. Só a própria Lu sabe do sacrifício que faz para manter a forma, assim como o casamento é mantido pela conveniência e ela nem se quer teve um orgasmo na vida! Claro que ela nem imagina que com a chegada de um novo personal trainer, tudo vai mudar... Seja para o bem e seja para o mal.
Primeira observação a se fazer: desde o início - quando Apimentando nem tinha editora -, eu imaginei que se tratava de um romance erótico. Achei mesmo que se tratasse das descobertas de uma mulher madura etc e até é, mas o livro é um chick-lit. E esta foi a maior surpresa, pois encontrei tantas coisas que posso enumerar os gêneros, menos erótico. Veja bem, ele possui umas cenas sensuais, mas com a narração da Lu e no contexto em que estão, elas são cômicas e até dramáticas.
Apesar de ter Ser Clara aqui na estante há bastante tempo, não o li ainda, por isso não conhecia a escrita da Janaína - só seus tweets, limitados a 140 caracteres. Comprei o e-book na Amazon e assim que baixei, fui ler as primeiras páginas (?). A narrativa me ganhou, mas eu ainda estava lendo outras coisas, o que me fez fracionar a leitura. Mas só no começo. De repente, o peso da vida da protagonista recaiu sobre mim e foi impossível deixar a leitura para depois. No início, eu ri muito. Sério, ri fisicamente - coisa rara de acontecer, normalmente minhas gargalhadas literárias são mentais. A Lu é cômica. Até certa parte. Durante uma viagem de avião, ela tem um "acesso de consciência" e a história pende para o drama. Daqueles pesados que sofremos pela protagonista. O mais interessante é que depois temos romance, mais drama, até um suspense! Em um único livro, o leitor passa por tantos gêneros e existe uma verdadeira oscilação de sentimentos. E, pra mim, o maior acerto da autora: conseguir fugir do clichê pré-imposto aos chick-lits. Claro, a história tem lá seus exageros, mas é perdoável.
O livro possui personagens muito bons - e ambíguos. Fiquei com dó de um e de outro, muita raiva da protagonista, fiquei chocada com as reviravoltas... eu queria mais é que a Lu, de alguma forma, pagasse pelas suas atitudes, mas fica impossível não torcer para que ela aprenda a lição e dê a volta por cima.
O livro está disponível na Amazon e, no formato físico, na lojinha da autora.
Olá Ceile!
ResponderExcluirNunca ouvi falar desse livro mas, pela capa, jurava que era completamente erótico... jamais passaria pela minha cabeça ser um Chick-lit, rs.
Ótima resenha! Me interessei em lê-lo.
Beijos,
Ana M.
http://addictiononbooks.blogspot.com.br/
Apesar de não curti esse estilo. Eu achei muito boa sua opinião sobre o livro e achei tão legal alguns comentário, como por exemplo a risada mental kkkkk.
ResponderExcluirAcompanhando todos os dias esse blog.
Que lindo!
ResponderExcluirOie Ceile!!!! Eu li Apimentando assim que lançou e concordo com vc! A Jana acertou ao conseguir fugir do cliché de Chick-lits!
ResponderExcluirParabéns pela ótima resenha!
Beijos
Nica
Achava que fosse só erótico esse livro, mas bela surpresa envolver vários gêneros, e com maestria.
ResponderExcluirParece uma história adulta bastante interessante.
Muito recomendada para o público-feminino, por causa da identificação (futura, caso a leitora seja muito nova), mas também acho que eu e alguns homens iríamos gostar para tentarmos compreender alguns dramas femininos.
Pelo título, pela capa e até no inicio de sua resenha para mim era um livro erótico. Fiquei surpresa por não ser, e ser é engraçado.
ResponderExcluirparece ser uma história envolvente, ainda não li, mas pretendo em breve
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Também tenho o "Ser Clara" aqui em casa, mas ainda não o li. Eu gosto bastante dos chick-lits, desde que sejam muito bem narrados, afinal, a maioria deles é um depósito de clichês. O bom em "Apimentada" é que ele não é tão clichê assim. Isso conta muitos pontos comigo. Em breve vou ler o "Ser Clara", e já vou colocar o "Apimentada" para próximas aquisições.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Gente, jurava que este livro era erótico ou um new adult! '-' Nunca em minha vida passou pela cabeça que seria, justamente, o gênero que mais amo o chick-lit. Fiquei realmente surpresa e curiosa em relação ao livro. Mas, não curti a capa. Enfim... rs
ResponderExcluirBeijos
Pensei ser erótico pela capa também e pela enxurrada desses livros que estão sendo lançados, muito boa a resenha, parece ser uma ótima leitura.
ResponderExcluir