Mini-Opiniões: Raiz Forte - Lemony Snicket

Mini-Opiniões é uma coluna original do blog português Estante de Livros, adaptada aqui para o blog.

Esse livro! Ah, esse livro. Eu estou num mood super Lemony Snicket ultimamente, e tenho resenhado só livros dele, mas é porque ele merece. (Juro que em breve vou resenhar outras coisas!)
Não tem como falar direito sobre a história desse livro, porque veja bem: não existe um fio condutor. O livro é uma antologia de máximas do autor de Desventuras em Série, muitíssimo bem feito pra quem gosta desse tipo de livro. Cada página possui apenas uma máxima em letras grandes (de vez em quando, pequenas), e uma é melhor do que a outra. Não tem uma história propriamente dita (embora a história da Introdução do livro seja muito boa), apenas máximas.
Algumas delas são tão sensacionais que dá vontade de escrever num papel, colocar com imã na geladeira e levar para a vida. Outras também fazem uma forte alusão aos livros de Desventuras em Série, e a gente pode até pegar aqui e ali uma certa referência, mas o livro não é feito para isso necessariamente. Separei quatro máximas pra mostrar pra vocês, duas do capítulo "Escola" e duas do capítulo "Literatura":
"A hora do recreio é uma parte do dia escolar designada a proporcionar às crianças um intervalo nos aspectos mais desagradáveis do sistema educacional; mas são tantos os pátios de escola cheios de estudantes detestáveis que a hora do recreio pode muitas vezes se tornar a parte mais desagradável do dia." 

"É comum as pessoas, quando estão infelizes, quererem fazer outras pessoas infelizes também. Mas isso nunca ajuda".

"Não importa quem você seja, não importa onde você more, e não importa quantas pessoas o estejam perseguindo, o que você não lê é muitas vezes tão importante quanto o que você realmente lê" 

"Se os escritores escrevessem tão descuidadamente como dizem algumas pessoas, então adhasdh asdglaseuyt[bn[ pasdlgkasdfasdf." são máximas notáveis. Enfim, todas as frases do livro são demais!

Vale muito a pena, mesmo! Todos deveriam aproveitar a sabedoria de Snicket.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. nunca vi ninguém descrever um livro do autor com tanta emoção!
    dá pra ver que é um dos seus preferidos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu queria ler =) Eu adoro o Snicket e não vejo a hora de poder ler a continuação de "Quem poderia ser a uma hora dessas?" Mas ainda nao pude comprar.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me parece ser um daqueles em que lemos uma máxima, e fechamos o livro pra refletir sobre ela. Está mais pra deses diárias de reflexões. kkkkk
    Vou tentar dar uma conferida nele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Perfeito para uma dose diária de pensamento. Não conhecia, mas parece legal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lemony é muito amor...queria que traduzissem os outros livros dele pra cá mas...não sei o motivo de não lançarem =\
    Esse livro volta e meia tá nos meus desejados, tá uns R$ 15...acho que vou comprar ele.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.