Quero publicar meu livro...


Há muitas pessoas que adoram escrever, sejam poemas, sejam romances, sejam contos... Por aí vai. E a grande maioria, acredito eu, tem o sonho de ser publicado. Pois bem, hoje quero falar um pouco sobre o processo de publicação, já que muitas dúvidas são geradas na mente de um novo escritor. O seu texto já está pronto? Então bora lá!

Primeiramente eu quero explicar que há várias formas de publicação, porém vou falar daquela que acredito ser o objetivo de todo novo autor: ter o seu livro numa editora tradicional. E se é dessa forma que você quer publicar, minha primeira dica é que você não pague para isso.

Antes de eu publicar meu primeiro livro acreditava que pagar para tê-lo publicado era a forma certa e normal de fazer isso, porém logo em seguida descobri que, na verdade, não é a melhor maneira (lembrando de que eu falo de editoras tradicionais). Há muitas editoras, grandes até, que não cobram pela publicação do livro. Assim como há editoras que “enganam” sobre isso, ou seja, não deixam os termos a esse respeito muito claros. Por isso o importante é ficar de olho e pesquisar bastante.

Outra coisa fundamental: pergunte aos autores (AUTORES, no plural) o que acham de tal editora. Não há melhor forma de saber se a editora é uma boa ou uma roubada do que falando com quem publicou nela. É sério, isso evita muita coisa desagradável.

Posso enviar o meu original para qualquer editora?
Não. É importante conhecersua linha editorial. Não se envia, por exemplo, um original de poesias se a editora só publica romances. O que recomendam é que você, escritor, vá até a livraria, procure por livros semelhantes ao que você escreveu e verifique a editora. Assim você não só sabe quais editoras tem parceria com quais livrarias, como sabe se o seu livro faz ou não parte da linha editorial.

Como eu envio o meu livro para a editora?
Depende. Há editoras que pedem o original, em PDF ou Word, por e-mail. Outras pedem por correio. Isso varia de editora para editora, por isso é importante se informar.

O meu livro não está revisado. Posso enviar para uma editora mesmo assim?
Não. Se conter no seu livro erros “groçeiros” a editora não vai passar nem da 3° página. E não tem essa de “oh, o meu texto é tão bom, mas tão bom, que a editora não vai ligar para esses detalhes”. O seu texto pode até ser o próximo best-seller, mas você vai precisar bancar um revisor.

Preciso fazer uma Carta de Apresentação?
É recomendado, principalmente se você tem algo importante a acrescentar. Como, por exemplo, um livro publicado, uma formação relacionada ao que está escrevendo ou até mesmo se já tem um público alvo. Nem sempre a editora lê de verdade um original, e talvez com uma boa carta de apresentação o seu livro tenha uma chance maior.

Quanto um autor ganha?
Ah, tá aí outra pergunta comum, rsrsrs. Gira em torno de 10% o preço da capa. Ou seja, se o seu livro custa R$ 30,00 você vai ganhar R$ 3,00 a cada livro que vender. Às vezes o autor pode comprar o seu próprio livro com uma porcentagem maior, nesse caso terá que ser você próprio a vender o livro ao invés da editora.

Por que meu original foi recusado?
Primeiro que a editora pode nem ter lido o seu original. Sim, isso é mais comum do que se imagina.Se é o seu primeiro livro, já é outro motivo que pode ter levado uma recusa.Porém não é algo para desanimar, até grandes best-sellers foram recusados dezenas de vezes antes de, enfim, conseguirem uma publicação. Ou seja: tentem novamente.

Meu original foi aceito. Agora já posso assinar o contrato?
Depende. Leia bem o contrato da editora, sem afobação, e analise todos os detalhes. Se o contrato não for favorável, recuse. Sim, recuse. Eu sei, foi difícil conseguir uma aceitação, mas, pense bem:se o seu livro foi aceito uma vez, pode ser de novo. Agora, se o contrato for adequado, então respire aliviado e arregace as mangas, porque o trabalho duro começa a partir daí.

Podem tirar suas dúvidas nos comentários que eu respondo como e quando puder. E boa sorte aos novos autores ;)
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Acho que por isso os autores têm mesmo caído nas graças da auto publicação. Com a chegada da Amazon, tudo ficou mais fácil. Com 24 horas você vê seu livro publicado e acompanha de perto as vendas, podendo escolher receber 35 ou 70% de royalties. Eu gostei bastante, mas ainda assim, tenho o sonho de ser publicada.
    O post é de grande ajuda, principalmente para quem não tem ideia do que vai encontrar ao terminar de escrever um livro. Agora, uma coisa é certa: fácil é escrever. O difícil é publicar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acho que por isso os autores têm mesmo caído nas graças da auto publicação. Com a chegada da Amazon, tudo ficou mais fácil. Com 24 horas você vê seu livro publicado e acompanha de perto as vendas, podendo escolher receber 35 ou 70% de royalties. Eu gostei bastante, mas ainda assim, tenho o sonho de ser publicada.
    O post é de grande ajuda, principalmente para quem não tem ideia do que vai encontrar ao terminar de escrever um livro. Agora, uma coisa é certa: fácil é escrever. O difícil é publicar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. achei interessante as dicas, acho que ter um livro publicado por uma editora é sonho de consumo de todos que gostam de um bom livro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho interesse em publicar um livro mas sempre tive curiosidade de saber como esse processo funciona. Adorei descobrir algumas coisas :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Este ano pretendo me arriscar na escrita e foi mto válido todas estas informações! =)

    CarinaPilar.com | About the Life

    ResponderExcluir
  6. Triste quem tem o sonho e não consegue desenvolver a ideia hahah um dia chego lá \o/ o post esclareceu muitas duvidas =)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.