Sociedade Secreta - Tom Dolby

" - Silêncio, por ora. Tudo vai fazer sentido mais tarde."

A Sociedade Secreta é o primeiro trabalho de Tom Dolby para o público jovem. Narrado em terceira pessoa, conhecemos quatro adolescentes estudantes da Chadwick School, uma das escolas mais exclusivas de Nova York. Pheobe, que sonha em ser uma grande artista e que acabara de chegar à cidade, Nick, que pertence a uma das famílias mais poderosas de Manhattan, mas que deseja apenas ganhar a vida como promoter e não dá a mínima para seu legado, Lauren, uma patricinha com inteligência e Patch, o cara que anda com uma câmera na mão e sonha em ter seu próprio reality show. Seus destinos se entrelaçam quando três dos adolescentes recebem uma mensagem misteriosa no celular:

GANSEVOORT STREET, 53
1:00 AM
VOCÊ SABE O QUE FAZER

Nick já desconfiava que a mensagem fosse uma convocação para fazer parte de uma sociedade secreta, mas não imaginava que Pheobe e Lauren também tivessem recebido a mesma mensagem. Assim, os três partem para uma viagem ao desconhecido e nem imaginam que também se trata de uma viagem sem volta, pois uma vez membro da sociedade, você jamais poderá sair. E, se de alguma forma, você se torna uma ameaça para eles, tenha a certeza de que seu final jamais será um final feliz.

Bem, a premissa do livro é incrível. Reuniões secretas, rituais de iniciação, tatuagem e tudo mais, é uma combinação explosiva e que tem tudo para dar certo. Mas não deu. Infelizmente. Em primeiro lugar, o autor fez com que o livro parecesse um guia da cidade de Nova York citando quase que em cada frase um bairro, uma loja, um restaurante, uma estação de metrô, um shopping e por aí vai. Se você pretende fazer uma viagem para os EUA e dar uma passadinha em NY,  leve o livro e nunca ficará perdido.

Em segundo lugar, Tom deveria ter escrito um livro com temática fashionista. O cara conhece mais marcas do que eu. Pasmem! Ele faz questão de citar quem produziu cada peça de roupa, sapato, bolsa ou perfume das personagens, além de ter uns cinco nomes diferentes de revistas no decorrer do livro. Achei esses detalhes extremamente excessivos e cansativos, pois enquanto ele deveria ter investindo no enredo, escreveu umas cem páginas de pura futilidade (no contexto geral do livro). Ok, todo mundo na história tem grana, mas, por favor, né? Perguntei do meu esposo se ele sabia o que era Louboutin e Dior e ele me olhou como se tivesse dito dois palavrões. Rá!

Em terceiro lugar, você nada, nada, nada e morre na praia. Página após página você espera descobrir o que é de fato essa sociedade, o que ela tem de tão especial e importante que ninguém na face da terra, exceto os membros, pode saber de sua existência, ou que tipo de rituais possivelmente (é o que se imagina) macabros/satânicos eles fazem - se é que fazem. São tantas questões que você quer desvendar e quando chega ao final do livro descobre que tem uma continuação e dá aquela vontade insana de socar a parede. Não por ser mais de um livro, mas por você ler mais de 350 páginas em busca de algo fenomenal e receber apenas um balde água fria. O pior é pensar que o autor tinha todos os ingredientes na mão para ter escrito O livro, mas não o fez.

Além disso, ele fala mal do Bruce Willis. NÃO! Isso é inadmissível. Hahahahaha Quanto as personagens, gostei delas. Exceto de Patch. Confesso que estou meio cansada de livros com adolescentes, mas esses não me amolaram muito. Nada de atitudes bobocas o tempo todo, os diálogos são fluidos e apesar de o livro ter – acreditem – 52 capítulos (divididos em quatro partes) eles são curtos e dinâmicos. O livro é misterioso o tempo inteiro, há sempre meias palavras e dá até para brincar de detetive, mas é só. Fiquei realmente frustrada. Ainda estou pensando seriamente se peço o segundo livro (é uma série =/).

Patch, a única personagem da qual não gostei (devido suas várias atitudes idiotas), é a única que traz ação para a trama. Graças à sua revolta de não ter sido convocado para a “irmandade” e por saber certos segredos da mesma, ele vai aprontar bastante. Viva! Antes de finalizar, quero citar mais um detalhe que me incomodou o livro inteiro: o fato dos adolescentes “encherem a cara”. Oi? As personagens bebem mais do que eu já bebi ao longo dos meus 27 anos (odeio álcool). Não, não sou uma maluca extremamente conservadora, mas achei MUITO exagerado.

Enfim, pensem bem se querem ou não sua marca na nuca e boa leitura!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu adicionei esse livro a minha lista de desejados assim que li a sinopse dele no goodreads, só que depois que ele foi lançado no Brasil eu comecei a ler resenhas desse livro e até agora nenhuma foi positiva, fiquei desanimada. Ainda irei ler Sociedade Secreta só que ele não está entre os meus top desejados.

    ResponderExcluir
  2. achei o enredo interessante, é muito legal ter essa relação do mistério da organização, mas no momento não é minha leitura desejada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.