3 livros para ler antes das férias acabarem

Eu, sinceramente, achei mesmo que minhas férias começariam assim que meu filho saísse de férias da escola, mas o que aconteceu? Trabalhei. Lembro de janeiro de 2014 onde fiquei em casa, curtindo dias de preguiça, lendo loucamente e eu só esperava que esse mês fosse assim também, mas não rolou.
Mas se você está em casa na frente do ventilador ou tentando criar um ambiente parecido com o Pólo Norte, pensando seriamente em colocar sua cama na cozinha para otimizar o tempo, eu, além de estar no recalque, venho te dar três dicas de leitura para esse finalzinho de mês (ah, não me diga que você vai emendar o Carnaval, migo, porque aí é bom você se benzer). São livros levinhos e que (para mim) combinam com o clima (e a sensação de estar vivendo em Mercúrio). 

A Lua de Mel - Sophie Kinsella
Li esse livro justamente em janeiro do ano passado (sdds) e foi meu primeiro contato com a autora queridinha dos leitores de chick-lit - é exagero falar que ela é a rainha do gênero? Como ainda não li outros livros dela (#shame), não sei dizer se é o melhor livro dela ou não, mas que eu me diverti muito, ah, isso sim! Lottie achou mesmo que seu namorado iria pedir sua mão em casamento, mas não era nada disso. Com o fim do relacionamento, ela reencontra Ben, sua antiga paixão e, cumprindo a promessa de anos atrás que se casariam se ambos estivessem solteiros aos 30, eles se casam. Assim, do nada. Eles então vão passar a Lua de Mel numa ilha grega, mas nem imaginam que Fliss, irmã da noiva, e Lorcan, amigo e sócio do noivo, estão bem empenhados em impedir a consumação do enlace, ambos acreditando que eles estão fazendo uma loucura sem tamanho. Como a maioria dos livros do gênero, a história começa com uma decepção da protagonista e se desenrola em loucuras e atitudes impulsivas para no final ter uma grande lição. A diferença é que aqui temos duas narradoras, as irmãs Lottie e Fliss. Gente, não poderia estar melhor acompanhada do que com essas duas. Enquanto uma é bem sonhadora, a outra é prática e realista - e quem não tem um pouquinho das duas, né? Apesar do livro ser grandinho, é bem rápido de ler tanto pela escrita fluída da Sophie quanto pelo jogo que se tornou a missão das protagonistas - uma doida para ter sua noite de núpcias e outra maluca tentando impedir a coisa. Ele é todo verão, com sol, praia e descontração - essa última para o leitor no caso.

Paixão sem limites - Abbi Glines
Apesar de não achar os livros da Abbi o melhor exemplo do bom NA (e conseguir fazer uma lista de motivos para você não ler), ele é o primeiro livro que penso para férias/calor/ressaca (literária ou não). Os livros dela são tão rápidos de ler e tão intensos que dá uma sensação de produtividade/eficiência nos tempos de preguiça total. Mesmo revirando os olhos para a história, dificilmente você vai conseguir abandonar o livro. E, por isso, meus parabéns para a autora. Seus livros poderiam ser infinitamente melhores, mas são um santo remédio quando não tô na vibe de ler outros livros da - interminável - fila de leituras. Além disso, os livros se passam em Rosemary Beach e o clima de cidade litorânea pega mesmo você estando no centro de São Paulo ou em Belo Horizonte #risos. Sobre o enredo? Ah, adivinha? Uma garota querendo fugir das lembranças, com uma história permeada de traumas e mágoas encontra um garoto que parece fazer questão de maltratá-la e, como se não pudesse ser pior, ela vai morar na casa dele, já que seu pai é marido da mãe do pseudo-badboy. Clichê? Imagina. Mas quem se importa? Eu que não quero histórias tristes agora, disso já basta este calor insuportável dos últimos dias, certo? (Ah, indico esse por ser o primeiro, mas gostei mais do segundo, Tentação sem limites)

Vinte garotos no verão - Sarah Ockler
Ops, falei que não queria história triste, mas pode ter só um pouquinho? Esse livro é para a cota de fofura, mesmo que tenha um ponto de partida não muito feliz. É engraçado pensar que com esse título, o livro poderia ser um New Adult arrebatador (e, se fosse, entraria para a lista também), mas se trata de um YA que fala das tentativas de curar feridas, de amizade e, claro, de amor. Apesar de serem melhores amigos há muito tempo, Frankie não sabe da paixão platônica que Anna nutre pelo seu irmão Matt, muito menos que eles estão se envolvendo. Essa relação é mantida em segredo, mas com a promessa de ser revelada em breve. Até que Matt tem um mal súbito e morre. Junto com ele, morrem o segredo e um pouquinho de cada um da família. Um ano depois, a família de Matt e Frankie resolve fazer a tradicional viagem de verão, numa tentativa de superar a morte precoce do garoto e Anna vai junto com eles. Ninguém é mais o mesmo desde o incidente e eles não sabem como lidar com as lembranças que surgem a todo momento. Frankie lança o desafio: conhecer 20 caras, um por dia, nessas férias. Depois de conhecer um pouquinho das meninas, sabia que a meta era bem difícil de bater, mas muitas (poucas) coisas acontecem e tudo que estava embolado, tem a chance de desembaraçar etc. Então, esse livro é leve dentro dos seus limites, fofo como um amor de verão, triste como o final das férias... é sensível e revigorante, sabe? Não é como se a autora tivesse explorado todas as opções de apelação/melação/pegação, mas ela foi bem feliz na construção de enredo e na hora de passar a mensagem. É lindinho, quebra o coração, mas depois dá aquela aquecidinha. Um livro muito amorzinho que se você tem aí, leia antes das férias terminarem.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. todo mundo fala super bem de 20 garotos no verão, eu quero e preciso ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile,

    Confesso que me decepcionei um pouco com Vinte garotos no verão, esperava bem mais do livro e a história não funcionou muito bem para mim infelizmente.
    Ainda não li Lua de Mel, mas já sei que vou adorar já que se trata de Sophie Kinsella <3

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ceile

    Não é exagero, Kinsella é a rainha doa chick-lits. Adoro a escrita dela e quando se trata deste gênero só confio nela..rsrsrs.

    A série da Abbi eu sigo e vamos ver quantos livros vai ter. Pelo que li nos sites gringos até agora tem uns 15. Confesso que tô ansiosa pelo livro da Bethy porque já sei de algumas coisas que vão acontecer. Ahhh e pelo livro da Nan, porque odeio essa personagem e só quero é ver como a Abbi vai narrar este livro.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.