A Música que Mudou Minha Vida - Robin Benway


Eu sempre quis ler este tipo de história, mas só fiquei sabendo disso depois que comecei a ler este livro.

Audrey acabou de terminar o namoro de quase um ano com Evan, vocalista da banda Do-Gooders - uma daquelas bandas que sonha com o sucesso, mas está bem longe de se tornar conhecida. Como havia prometido para ele, ela vai ao show da banda onde terá um cara de uma gravadora. Audrey já foi imaginando que seria mais uma ilusão de que alguém os contrataria, porém, antes de cantar a última música, Evan fala que tem uma música inédita para mostrar e que a música foi composta naquela noite e fala sobre a namorada que terminou com ele (e justo naquela grande noite. Cruel). Acontece que a música era realmente muito boa e levou a galera ao delírio. Era aquele tipo de música que gruda na cabeça das pessoas. 

"Juro, se aquela música não fosse sobre mim, se eu nunca tivesse encontrado com Evan, estaria naquele palco sacudindo o corpo que mamãe me deu, de tão viciante que era. Mas, em vez disso, fiquei enraizada no chão e meu queixo estava em algum lugar perto dos meus joelhos."

Audrey não estava preparada para ver a história do seu rompimento com Evan na boca das pessoas e teve que enfrentar alguns dias de avacalhação na escola. Onde ela ia, escutava alguém falando "Audrey, espere!" (nome da música), mas, felizmente, depois de algumas semanas, tudo se acalmou. Pelo menos por um tempo. O tal cara da gravadora viu potencial naquela música e contratou a banda. O sucesso de "Audrey, espere!" foi instantâneo e os caras foram até fazer turnê internacional. A banda ficou muito conhecida e, consequentemente, Audrey. Todos queriam saber quem era aquela garota, por que ela havia terminado com Evan, como ela tinha sido cruel - ou seja: Audrey virou uma celebridade também, com direito a paparazzi e fãs histéricas. O problema é que ela não queria isso, se aborrecia muito com as fofocas e falta de privacidade. Audrey só queria ser normal de novo e ser uma musa inspiradora não ajudava em nada. 

"Porém, ninguém me avisou que a minha vida estava prestes a mudar. Não me falaram sobre os paparazzi e editores de revistas e relações-públicas e do advogado que meus pais teriam que contratar. Com certeza, não me falaram que vocês todos iam saber meu nome até o fim do ano.
E isso é tudo que vocês realmente sabem: o meu nome.
Mas agora chega, crianças.
Eis o meu lado da história."

Este livro é a versão de Audrey sobre os fatos. Ele já parte do pressuposto que você também foi espectador e acompanhou tudo através da mídia - o que é fantástico, porque enquanto ela vai contando, vai conversando com você também para que você compreenda como foi ser a protagonista daquilo tudo. E foi, de fato, uma loucura. 

Na orelha do livro, tem uma pequena história de uma pessoa que tenho certeza que, se você não conhece, já cantou o nome dela por aí: Anna Julia. Quem não se lembra do sucesso de Los Hermanos que falava de uma menina que ignorava o cara e de como ele sofria? Quem era a tal Anna Julia? Era de verdade? Aquilo era uma declaração? Sim, ela existe e passou por quase a mesma coisa que Audrey, porém, como ela mesma diz, as proporções são diferentes, uma vez que naquela época, as coisas não se espalhavam quase como um viral na internet. Isso só facilitou meu envolvimento com o livro: eu queria mesmo saber como é este outro lado. (Confesso: se Carla ou Anna Julia tivessem surgido agora, certamente eu shipparia.) 

O livro é muito bom, mas muito mesmo! Audrey é divertida, mas de uma forma irônica de verdade. Não é nada forçado do tipo "isso aqui é um livro, tenho que ser mais formal" - não, as coisas realmente fazem sentido e são engraçadas. Isso sem falar dos personagens secundários: a melhor amiga dela, Victoria, é daquelas que a gente tem vontade de ter uma igual (ou ela é igual a sua melhor amiga mesmo); os pais de Audrey são reais muito reais e engraçados; James, o cara que trabalha com ela, é quietão, na dele, mas também muito palpável. Enfim, tudo neste livro é real - não são coisas que acontecem todos os dias, mas é muito fácil de imaginar e possível de acontecer. 

Mais do que indico - ele vai um pouco além da vida de sub-celebridade de Audrey e aborda algumas questões mais profundas disso tudo. Ah, não posso deixar de falar da diagramação: aparentemente é simples com páginas em papel pólen, letras em tamanho médio (bem confortável de ler), mas no começo de cada capítulo (que são bem curtos), tem o trecho de uma música que tem tudo a ver com o que será narrado. E o livro tem algumas referências da cultura pop (Audrey e Victoria são fãs de HP) o que nos aproxima ainda mais do enredo. Amei, favoritei e... LEIAM!
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Como sempre, uma escrita maravilhosa!
    Amei a resenha e realmente me deu vontade de o ler agora. kkk

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, sempre quis ler esse livro, mas falta-me tempo rs.
    Gosto desses livros que envolvem música, acho uma combinação perfeita.
    Beijos,

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. EU TAMBÉM AMEI! A diagramação é linda mesmo *-* comprei por 10 reais, valeu super a pena, nem preciso comentar <3 verdade, ela é super divertida e irônica, só por isso a história já estava cool, só pela protagonista! Mas, claro, adorei tudo! *-*

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio desse livro e devo dizer que já bastou para me fazer desejá-lo loucamente! *o* . Nunca li nada com esse tipo de história, e muito menos com uma narrativa semelhante. Mesmo não tendo curtido muito a capa, sem dúvida alguma eu preciso desse livro. Tipo assim, AGORA!
    Ótima resenha! ^-^

    Beeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ceile, vc me deixou com muuuuuuuuuuuuuuuita vontade de ler o livro!!! Eu quero! *-*

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é linda, ja vai entrar para a meta de 2013.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Ceile!
    Na verdade, já vi muitas pessoas falando sobre esse livro, porém até hoje nunca dei a devida atenção. Sua resenha me deixou mega curiosa, a história parece ser muito bacana. Sem dúvida irei lê-lo:)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  8. Oi Ceile,
    Sua resenha ficou ótima e senti sua empolgação!
    Achei a premissa interessante, mas essa coisa da personagem "falar" comigo me incomoda um pouco.
    Talvez eu dê uma chance a ele!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  9. Oba, a resenha que eu tanto queria ler! O nome é bem convidativo à leitura, e esse lance de vida real e ficção, comparação a Anna Julia e Audrey chama minha atenção. Nuca tinha visto esse livro Ceile, só vocês, blogueiras literárias fantásticas pra trazerem essas novidades interessantes.

    Valew!
    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  10. Ceile,

    quando eu comprei esse livro foi mais pelo fato de falar de musica: adoro literatura + musica. Pronto. Daí tem essa capa colorida que destroi meu coração. So que o que eu mais AMEEEEEEEEEEEEI foi a forma da Audrey falar de musica! hahahahahaha Eu ri muito e depois eu vi como é viver nesse mundo onde tudo eé mídia, pessoas influentes, mentiras e tentar convencer as pessoas que você ama que continua a mesma. É complicado, mas é real. É engraçado, é irônico, é sensacional!

    Foi um livro que eu adorei também. Claro, o relatoa da Anna foi algo a mais para acrescentar e trazendo para o contexto muiiiiiiiito mais real de como isso acontece.

    Beijos,

    Raphaela
    @EqualizeLeitura
    { http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia esse livro, mas ele me parece legal.
    Falando um pouco sobre o enredo, realmente nunca parei pra pensar o que se passa na cabeça de uma musa inspiradora. Achei essa ideia super interessante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.