Extraordinário - R. J. Palacio



Extraordinário. Extraordinário. Extraordinário. Extraordinário ~~~infinito~~~

Auggie tem consciência de sua condição, mas, acredite: ele é um garoto normal. Na verdade, ele não é normal. Ele é extraordinário. Seus pais sempre dizem isso, e ele prova que estão certos. Auggie é pequeno, mas uma característica sua se destaca e define quase tudo em sua vida: ele tem o rosto deformado. Seus olhos ficam na altura das bochechas, seu queixo foi obtido após uma cirurgia que tirou um pedaço da bacia e é pontudo, suas orelhas são quase no pescoço, sua boca é pequena com uma cicatriz indicando uma operação de “lábio leporino”. As pessoas não conseguem disfarçar a surpresa quando o veem ou, quando tentam, Auggie já reconhece os sinais: recuam um pouco, um segundo de hesitação, um sorriso solidário e até mesmo uma fuga mal disfarçada.

“Sei que não sou um garoto normal de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. (...) Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão.”

August nunca foi à escola. Aliás, ele sabe que nunca poderá ir. Foi alfabetizado pela sua mãe e ela é sua atual e única professora. Isabel, a mãe, resolve que é hora dele ir para uma escola de verdade. É claro que August é totalmente contra isso, afinal ele já sabe como as crianças podem ser cruéis, mesmo sem esta intenção. Porém, ele resolve tentar com a condição de que possa desistir e voltar a ficar em casa. E Auggie tem que lidar com tudo que ele previa – ou melhor, com tudo que ele já está acostumado: pessoas cochichando sobre ele, sentando-se o mais longe possível. Existia até o boato de que quem encostasse nele pegaria a “praga”, como se ele tivesse algo contagioso. 

O slogan “não julgue um menino pela cara” (fazendo trocadilho com o tão conhecido “não julgue um livro pela capa”) não poderia ser empregado de forma melhor. Pelo meu resumo acima, já dá pra ter ideia de quão especial Auggie é e justamente pelo seu rosto: se ele não tivesse aquele problema que nem os médicos souberam dar um nome, ele seria mais um carinhana sala de aula, mais um fã de Star Wars, mais um amigo no grupinho dos populares ou cê-dê-efes. Porém, sua condição o torna diferente dos demais e mesmo que ele quisesse, seria impossível não ser notado. 

Este livro é uma verdadeira invasão aos pensamentos tanto de Auggie quanto dos que o cercam. E isso é também um dos pontos mais positivos do livro: a possibilidade de acompanhar, sem polimentos, o que eles realmente pensam e qual o impacto que August causa em determinados momentos na vida de cada um. O livro é dividido entre estes narradores. Tem a irmã, Via: uma das melhores partes pra mim, pois foi a mais “reveladora” e mais transparente, já que ela é uma das pessoas mais afetadas por Auggie – seja pelo amor ao irmão que instiga proteção de irmã mais velha ou pela dor da solidão e do sentimento de coadjuvante.

“Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola. Aprendi isso aos seis anos. Ninguém nunca me disse. Eu simplesmente soube.”

O livro é incrível! É daqueles livros que não só te fazem pensar, mas te fará mudar de atitude. Os julgamentos estão presentes o tempo todo em nosso dia-a-dia. Seja quando a gente vê alguém com um cabelo estranho, seja quando a pessoa é gorda ou magra demais, ou ainda quando possui uma deficiência. Neste último caso, sentimos uma necessidade de confortar a pessoa, olhamos com pena e agradecemos a Deus por sermos “perfeitos”, por nossos filhos serem abençoados. Isso é um erro enorme. Não é porque a pessoa é diferente do que nós julgamos normal que ela seja desprovida de alguma coisa que nós achamos essencial. Ou seja, tudo é baseado em julgamentos. As pessoas são especiais, cada uma com sua condição, cada uma com sua aparência – elas não precisam da nossa pena, elas são tão humanas quanto nós. Assim como você, estas pessoas também precisam de amigos sinceros, também têm seus próprios sonhos, seus medos e suas pequenas alegrias. Elas são você, você é como elas. Aliás, você também é extraordinário?

Um belo companheiro no catálogo da Intrínseca para A Culpa é das Estrelas: um livro simples, cheio de referências à cultura pop atual, mas extremamente tocante que vai sim mudar sua vida.



Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Oi Ceile!
    Estou ficando cada vez mais curiosa por essa leitura. Gosto de livros assim, que te fazem pensar, que te mudam e que, ao mesmo tempo, são uma leitura gostosa!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu to louco para ler esse livro, ele parece ser daqueles que nos faz pensar " será que sou mesmo uma pessoa sem preconceito?"

    Raphael - Inônias Literárias

    ResponderExcluir
  3. Também achei o livro incrível. Sério, fico até sem palavras para descrever de tanto que me emocionou e me surpreendeu.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li este livro e estou com vontade de ler, assim como quero A Culpa é das Estrelas. Gosto de ler estes livros que te tocam e mexem com você e que principalmente te deixam pensativos. Gostei bastante da história do livro e da sua resenha, gostei de você ter colocado todos os detalhes interessantes do livro.

    Rieri
    parafraseandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto de leituras baseadas em fatos reais e esse parece muito bomm, ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ceile,

    Pela primeira vez que vi o livro entre os lançamentos da Intrínseca, fiquei curiosa a respeito dele, e com certeza, depois dessa resenha, irei lê-lo. Realmente, parece ser um livro que nos põe a refletir sobre a vida e o mundo ao nosso redor. Entrou na minha (enorme) lista de livros desejados!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ceile, to louca pra ler esse livro. Adoro livros com lição de vida, especialmente aqueles que envolvem crianças.

    Adorei a resenha.

    Beijinhos

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não vejo a hora de receber o livro, a história mesmo pra quem ainda não leu parece emocionante, com a simplicidade e delicadeza que toca o leitor, principalmente por ser baseada em fatos reais.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiiie,
    "Um belo companheiro no catálogo da Intrínseca para A Culpa é das Estrelas: um livro simples, cheio de referências à cultura pop atual, mas extremamente tocante que vai sim mudar sua vida." Não precisa mais do que isso para me deixar morrendo de vontade de ler, eu acho que toda pessoa deveria ler livros desse tipo, o mundo está se tornando um lugar tão inabitável e algumas pessoas continuam sem acreditar que um livro, algo tão simples, mas tão mágico, pode sim, mudar seu modo de agir, pensar, sonhar, viver, julgar, um livro assim é item obrigatória na vida de nós, leitores. Parabéns pela resenha, quem tem o dom da escrita, assim como você, merece todo o respeito possível, por conseguir colocar sentimentos em palavras Ceile, parabéns pelo blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa! ótima resenha, me deixou realmente com vontade de ler. Pela capa, eu nunca iria adivinhar o conteúdo do livro, que parece ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Ceile!
    Que resenha incrível. Eu estava fugindo um pouco das opiniões porque esse livro é daqueles que fiquei com vontade de comprar assim que chegar na livraria (não sai de casa esta semana, então pode ser que ele já esteja lá). O fato é que o tema chama muito atenção, mas o protagonista ser uma criança, dá mais ênfase de que nem sempre diferenças terminam o que é certo/ errado/ bonito/ feio/ abençoado... E além disso existe o envolvimento dos demais personagens na visão deste mundo. Quero ler o mais rápido possível.

    Beijão!
    >> Nine | Estante da Nine

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é um que assim que li a primeira resenha dele já entrou para a minha listas de mais desejados. Pela capa você nunca julgaria como é o livro (o que é exatamente toda a proposta do livro) e isso é simplesmente maravilhoso.
    Está aí um livro que eu tenho certeza que vai me emocionar muito e fazer com que eu aprenda muita coisa. Uma verdadeira lição de vida no formato de um livro.
    E pela sua resenha mesmo já deu para perceber como o August é um personagem feito para que os leitores amarem, realmente extraordinário.
    Sua resenha só me fez ter mais vontade ainda de ler Extraordinário.

    ResponderExcluir
  13. Só pela resenha já estou apaixonada, vai ser o proximo sem dúvidas.
    Beijossss
    Lorrana

    ResponderExcluir
  14. Lindoooo ♥ Começo a ler este livro amanhã!! Cheia de expectativas!!

    Bjkassssss

    ResponderExcluir
  15. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. Confesso que não sou muito fã de livros nesse estilo, mas acho que vale a pena dar uma chance por abordar um tema bem real. Sem falar que me parece ser bem sensível. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ceile!

    Eu também achei que o slogan foi o mais adequado da forma que foi empregado em Extraordinário. E esse livro é um tapa na cara das pessoas que vivem julgando as outras pela aparência. E concordo com você. Temos que agradecer a Deus todos os dias por sermos "perfeitos" e reclamar menos da vida e dá mais valor.

    É um livro demasiadamente lindo que edifica a vida, que todos deveriam ler.

    Adorei a resenha, parabéns!

    Beijos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  17. Linda leitura! Tema profundamente delicado e sensível e já sei que o livro é pura emoção! Quero ver o mundo pelos olhos cheios de pureza do August e saber como sua família lida com esse drama.

    ResponderExcluir
  18. Eu estou lendo esse livro, e amando..
    Extraordinário é um livro que nos faz pensar, muito cheio de emoções.
    Não tem como não amar o auggie, ele é mesmo um menino extraordinário..
    Ótima resenha.. *u*

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.