Puros - Julianna Baggott

Uma série de explosões e o mundo como conhecemos deixa de existir. Em seu lugar, dois novos mundos. De um lado, aqueles que escaparam ilesos pois estavam abrigados no Domo no momento da catástrofe. Do outro, os que não tiveram essa sorte e acabaram sofrendo, se fundindo ao que estivesse perto. 

No Domo, está Partridge, filho do cérebro por trás do lugar. Ele deveria se sentir privilegiado pela vida que tem, mas, ao contrário, se sente preso às suas perdas - sua mãe, que não conseguiu chegar a tempo ao Domo e seu irmão que se suicidou. Quando Partridge não responde à programação comportamental, seu pai manda chamá-lo. E é nessa conversa que deixa escapar uma frase que faz Partridge questionar a morte de sua mãe. É quando ele resolve deixar o Domo para procurá-la. 

Fora do Domo, Pressia, que tem no lugar da mão uma cabeça de boneca, está prestes a completar 16 anos, quando os oficiais da OBR, um tipo de polícia que se formou depois do apocalipse, virá buscá-la, provavelmente para a morte. É claro que ela não vai ficar esperando. 

Ao fugir da OBR, Pressia se encontra com Partridge e acaba salvando sua vida. Sabendo que ele não conseguirá sobreviver sozinho no lado de fora, ela decide levá-lo até Bradwell, que sabe tanto sobre a vida antes das explosões e tem uma opinião própria sobre elas. Como um favor a Pressia, Bradwell decide ajudar Partridge a encontrar a sua mãe. Mas enquanto estão indo atrás do antigo endereço de Partridge, Pressia é capturada pela OBR. Ao invés de ser morta, é colocada numa posição de destaque entre os oficiais. E é nesse momento que fica claro que o encontro entre ela e Partridge não foi uma simples coincidência. 

A narrativa começa um pouco devagar, mas mesmo assim me deixou curiosa para ver o que iria acontecer. Um mundo totalmente louco, aonde todos sofreram algum tipo de mutação é exposto, até mesmo os que ficaram protegidos dentro do Domo. Quando fala que um objeto foi fundido à pessoa, é exatamente isso: um ventilador no ombro, uma boneca no lugar da mão... As pessoas se fundiram até com o chão!

A repetição aparentemente excessiva de alguns objetos ligados a Pressia é uma boa sacada para esclarecer a ligação dela com Partridge. E no meio de tudo isso, ainda sobra espaço para um pequeno romance, afinal nem tudo precisa ser tão trágico.

Estou bem ansiosa pelo próximo volume. Mal posso esperar para encontrar Partridge e todos os outros personagens que me conquistaram neste primeiro livro.
Resenha por Cássia
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Olá, Ceile!

    Adorei a sua resenha. Sempre me interessei por este livro, começando pela sua capa que deveras é simples, porém contém elementos bem interessantes.
    Espero poder lê-lo em breve e ver se a minha opinião será parecida com a sua.

    Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o enredo desse livro uma sacada de mestre. Bem ansiosa para ler. Estou com ele aqui e ainda não consegui. Aff
    Mas irei!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bacana por fugir do 'normal' das distopias. Uma distopia em que não só o lugar foi deformado, mas também as pessoas...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é fantástico, perturbador e brilhante!

    http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey flor!
    Eu não queria arriscar lendo Puros, pois tinha a impressão que não ia curtir a leitura, e pelo que li da sua resenha o livro é bem diferente, não é?!
    Adorei! Vai pra listinha de leitura já! rs.

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  6. Essa história é bem legal e estou doida pra ler. Querendo fazer isso em breve, achei bem boa mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de distopias, mas não sei bem o que aconteceu pra eu não ficar tão entusiasmado com essa. Talvez seja devido a essas fusões que as personagens sofreram, ou a história em si que não me agradou tanto. Mesmo assim, se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.