Bem mais perto - Susane Colasanti


Um livro que parece ter a história mais absurda do mundo, mas ainda assim te prende e te faz rir.

Broke é uma garota comum que mora em New Jersey e está vivendo um grande amor. O único problema é que Scott Abrams, o garoto por quem ela é apaixonada, não sabe disso, AINDA. No último dia de aula ela decide ir falar com ele pois ela sabe que os dois foram feitos um para o outro e nada nem ninguém pode impedi-los de ficarem juntos e viver esse amor. Quando ela finalmente decide ir falar com Scott, Broke descobre que ele está prestes a se mudar para Nova York, e todos os seus planos pareciam ir por água abaixo. Ela tinha certeza que ela e Scott eram destinados um ao outro, ele não podia ir embora assim, terminar o ensino médio em outra cidade, longe dela. Ela não podia deixar isso acontecer, e decide tomar uma atitude em prol do seu amor: Ela resolve se mudar para Nova York atrás de Scott. Mesmo sem falar com seu pai há alguns anos, ela resolve ir morar com ele, deixando para trás sua mãe, sua antiga escola e suas amigas.

Então, quem precisa de amigos? E, de qualquer maneira, qual o sentido de fazer novos amigos? Nós todos tomaremos rumos diferentes no final do ano. Por fim, todo mundo vai embora. Quanto mais próxima você ficar de alguém, mais vai doer depois que ele partir.

Broke se mudou para ir atrás de Scott, e é nisso em que ela mantem-se focada. Por mais que ela ainda esteja magoada com o pai por ele ter abandonado ela e a mãe, os dois tentam manter uma relação amigável. Quando ela começa na nova escola, fica impressionada em como tudo parece ter um rigor maior em comparação à sua antiga escola. Os professores mais profissionais, alunos mais aplicados, as regras mais rígidas. Mas nada de encontrar Scott. Ela não tem certeza que ele estaria naquela escola, sabia apenas o bairro em que ele moraria. Até que ela finalmente o encontra a caminho de uma aula que eles terão juntos, mas nenhum deles encontra a sala. E quando os dois finalmente chegam, há apenas duas carteiras vazias, uma do lado da outra, esperando por eles. Ah, o destino! (Só que não) Broke fica animadissima ao saber que acertou na escola, que finalmente achou Scott, e que eles finalmente poderão ficar juntos. Eles se aproximam pouco a pouco e ela percebe que logo essa amizade entre eles poderá se transformar em um amor de verdade.

Conforme os dias vão passando, ela começa a ser cada vez mais notada na escola. Broke é uma garota muito inteligente e, apesar de tentar passar despercebida, logo os professores notam isso nela. E é por ser tão inteligente que Sadie vai atrás dela e a convence a entrar para a monitoria da escola. Broke acaba aceitando por insistência de Sadie, e lá ela acaba conhecendo John. Aos poucos, a amizade entre os três começa a crescer, e a vida de Broke parece finalmente se ajeitar: ela tem novos amigos, está se sentindo cada vez mais em casa, e está cada vez mais próxima de Scott. Resta então ela fazer o seu grande amor saber que ela é apaixonada por ele, e que eles são destinados um ao outro. Mas logo Broke acaba percebendo que talvez não estivesse pronta para viver um grande amor com Scott.

Vida real não está limitada por dimensões precisas. Ela se estende além das fronteiras, vem com falhas. As coisas nunca são fáceis, particularmente quando você espera que elas sejam. Como quando as pessoas o desapontam e se mostram inteiramente diferentes do que você achou que eram.

É impossível ler esse livro e não ter vontade dar uns tapas na Broke pra ver se ela não acorda pra vida. Ela leva essa coisa de "destinados um ao outro" tão a sério que chega a ser ridículo. Mas é exatamente isso que dá uma grande graça à história. Não sei se é porque eu tive um amor como ela na minha adolescência (não me mudei por causa de ninguém mas se fosse necessário talvez eu fizesse, me julguem!) mas achei a história divertidissima. Ri demais dos absurdos, das situações ridículas em que a Broke se colocava, das coisas que ela fazia por alguém que ela nem sabia se gostava dela ou não. Do mesmo jeito que eu dou risada das coisas idiotas que eu fazia há uns 7, 8 anos atrás. É sim, uma história boba, absurda, mas quem nunca teve pelo menos vontade de fazer o que a Broke fez por um amor da adolescência?
Gosto de me identificar com a história que estou lendo, faz com que eu me sinta menos sozinha.
Além de toda o "romance", o livro é recheado de quotes sobre a vida e as decepções que ela trazem, pois apesar de Broke acreditar no destino dela e de Scott, ela também passa e já passou por desilusões. A autora acertou em cheio na narrativa. O livro é fácil de ler, com uma linguagem simples e um ar de "Malhação", perfeita para o público adolescente. Apesar de todos os absurdos, não consegui não gostar desse livro, simplesmente amei. Me senti vendo um filme da sessão da tarde e super recomendo para quem estiver procurando um livro pra se divertir, passar o tempo, ou até mesmo lembrar de alguns momentos da adolescência.


Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Cada vez que vejo resenhas falando bem desse livro, me sinto uma ET... Tipo, achei ruim demais. Broke é uma anta. Não tem coragem de se declarar pro carinha, mas tem pra mudar de cidade e viver c um pai que mal tem contato. WTF?!

    ENFIM, rs.

    Beijos, Ceile! ^.^

    ResponderExcluir
  2. Argh, não gostei do livro. Achei a protagonista imatura demais e depois, quando ela se deu conta disso, e começou a amadurecer, tudo aconteceu rápido demais. Comentei na minha resenha que não gosto quando os personagens acordam e resolvem que devem mudar de vida do nada porque parece forçado pra mim, sabe? Mas, respeito sua opinião. HAHA Eu infelizmente não curti o livro.

    Abraaaços!
    Samuel Cardoso - www.garotoleitor.com ;)

    ResponderExcluir
  3. Vixi, eu já detestei o livro, achei incrivelmente bobo. A história poderia ter sido muito melhor, mas me frustei bastante. Não pretendo reler, um livro pequeno com uma narrativa moderna mas que de tão chato para mim passei muito tempo lendo.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. A sua resenha foi uma poucas positivas que li desse livro...

    ResponderExcluir
  5. nossa ja li muita gente metendo o pau nesse livro, achei vc bastante sincera ao escrever que a história tem pontos fracos e outros que são melhores, eu creio que a historia possa parecer bobinha por ter personagens adolescentes e de certa forma bem imaturos, do mesmo jeito eu ainda tenho curiosidade sobre o livro

    ResponderExcluir
  6. Acho que a autora já assistiu One Tree Hill, porque colocar o nome Broke e Scott? E ainda mais juntos? Ela deve ser Brucas <3
    As vezes eu gosto de ler filmes adolescentes e as vezes me envolvo mais do que em livros adultos. Quero ler sim esse livro

    ResponderExcluir
  7. Eu até que gostei desse livro, da metade pra frente...O começo é um porre, a menina é boba demais correndo atrás daquele pivete besta. Putz, acorda minha filha! Mas depois, quando eles se separam, aí sim melhora....Quase no final também...Sei lá, eu gostei, mas não foi o melhor que já li...

    ResponderExcluir
  8. O pior é que eu achei isso. Senti muita coisa absurda acontecendo, e uma menina fazendo cada bobagem e tendo pensamentos que eu tinha aos 8 anos, mas no fim das contas o livro é bacaninha. Eu não vou me lembrar sempre dele e no fim das contas vai ser só mais um livro, mas independente disso a leitura fluiu.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho o livro Bem mais perto, ainda não li mas quero muito ler e conhecer todos os livros da autora!

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu ♥ Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  10. Ola!!
    Vou ser bem sincera com você e dizer que não gostei desse livro, que garota muda de escola, de cidade só pra ir atras de um garoto?! Enfim, não acho que eu vá ler esse livro, espero que os próximos livros desse autora sejam melhores.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol!

    Eu tenho esse livro, mas confesso que nunca tive muita curiosidade de ler. Sei lá, eu sou uma adolescente, mas acho meio absurdo a garota praticamente mudar toda sua vida por causa de um garoto que ela nem sabe se gosta dela ou não. Mas vi na sua resenha que você gostou tanto que até aumentou minha vontade de lê-lo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Parece emgraçado de tão meloso, mudar sua vida em vez de se declarar primeiro pra ver o que acontece. Gosto dessas histórias de amor extremo...
    Gostei da resenha, irei ler o livro

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros assim, que é engraçado e tem bastante romance!

    ResponderExcluir
  14. Apesar de eu não gostar deste tipo de livro, parece ser bem legal. E a questão dos quotes de ajudar ainda mais na leitura, deixando-a mais interessante.
    Ótima resenha!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei essa resenha! Queria muito ler esse livro, mas não sabia se ele era bom mesmo... Mas depois de ter lido esse resenha, com certeza vou ler esse livro! Parece ser bem divertido, já estou curiosa *-*

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é o próximo da minha lista de leitura. Desde que ele foi lançado, tenho lido muitas resenhas em relação a ele, e posso dizer que essa foi uma das poucas que foram positivas. A personagem principal me parece ser bem real mesmo, pois na adolescência fazemos coisas que até Deus duvida, e sem falar que ou é 100% ou 0%. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Puxa vida, o que as pessoas fazem por amor ou isso não é "amor", pensei que o livro fosse mais interessante.

    ResponderExcluir
  18. eu tb não gostei desse livro!
    mas acho que o problema é nele mesmo, pois já li outro dessa autora e gostei!

    e tive os mesmos pensamentos que vc!
    que protagonista mais idiota e QUE VONTADE DE SOCAR ELA!
    kkkkkkkk

    mas, não achei isso nada engraçado! euiheuihee

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.