[Resenha+Promo] Garota Tempestade - Nicole Peeler


Nada que uma personagem bem-humorada não resolva.

Jane True tem 26 anos, trabalha na Morrer de Ler e mora com seu pai - de quem cuida por conta de algumas limitações dele. Tem uma vida normal, sem grandes novidades. Ela vive na pequena cidade de Rockabill que, como toda cidade pequena, concentra um grande número de fofocas - além de ser uma cidade bem conservadora e muito preconceituosa. Jane ainda se sente culpada pela morte do namorado e ainda tem a "ajuda" de quase toda a cidade para confirmar sua culpa. 

Ela se sente um verdadeiro peixe fora d'água. Ela só se sente melhor depois de seus mergulhos noturnos - pode ser a noite mais fria do inverno, Jane estará lá na enseada fazendo o que mais gosta: nadando. E é durante um desses mergulhos que ela encontra um corpo boiando perto do redomoinho, tenta resgatá-lo e tem sua vida virada de cabeça para baixo: ela descobre um mundo de seres sobrenaturais, além de se descobrir uma meia-humana. Então ela acaba envolvida em uma investigação que a leva ao encontro de vários destes seres - e todas as faces deles, sejam sombrias, amáveis ou profanas. A grande questão é que alguém está matando meio-humanos e ela pode ser a próxima da lista. 

"Senti uma onda de terror absoluto subir da boca do meu estômago e ameaçar me dominar. Mas a família True era feita de aço e agi com a mesma bravura e determinação que havia demonstrado na noite anterior, quando virei o corpo de Peter. Desmaiei e caí dura no chão."

Confesso que antes de ler este livro, tinha dúvidas de como seria uma história com tantos seres sobrenaturais envolvidos. Conheço poucos, na verdade. Não leio muitas fantasias, mas as poucas que li tinham vampiros, lobos ou zumbis. De repente, me deparo com seres que eu nem imaginei que "existiam". Globin? Espírito de árvore? Pedra? Bem, mas a vantagem da fantasia é a liberdade de criar seres e mitologias para eles, o que Nicole Peeler fez muito bem. A moça colocou a imaginação pra funcionar, viu? Ela nos presenteia com seres exóticos e muita explicação para nos convencer da existência deles. 

Uma das grandes vantagens desta história é que aqui não somos obrigados a engolir um amor eterno com três minutos. É muito claro que o que existe entre Jane e Ryu (um vampiro um pouco diferente) é uma atração que pode virar amor lá na frente. Por enquanto, um faz bem ao outro, Ryu toma conta de Jane e eles se dão absurdamente bem na cama, mas é basicamente isso - sem promessas de "até que a morte nos separe". Falando em cama, o que rola nela é muito presente nesta história. Jane foge da linha mocinha-virgem-inocente, em contra-partida, fica o tempo todo pensando nisso. Sua libido é constantemente citada e quase assume o papel de personagem secundária. Não achei ruim, pra falar a verdade, só achei incoerente quando ela mudava drasticamente - quase morreu e cinco minutos depois estava com ânimo pra coisa. Jane não aparenta ter 26 anos, ela parece uma garota saindo da adolescência, mas sua imaturidade não a deixa chata e irritante, apenas é difícil imaginá-la com a idade que realmente tem. 

"Pois vou te empanturrar esta noite, meu garanhão, retruquei, furiosa com a referência da rainha ao meu valor calórico. Será que sou apenas uma versão sobrenatural da promoção do Big Mac?, pensei. Suculento, barato e ainda vem com refrigerante de 500 e batata grande!"

A autora tem uma escrita um pouco mais culta do que nos deparamos nos YA atuais, apesar de não deixar a narrativa arcaica, já que sua protagonista, Jane True tem um belo senso de humor - o que, para ter efeito, precisa de uma escrita atual. Este primeiro volume é como a maioria dos "primeiros" costumam ser: descobertas, explicações, um mistério e uma boa dose de personagens a serem desenvolvidos nos próximos volumes. A leitura foi satisfatória e pretendo continuar a série, mas receio que ela tenha chegado um pouco tarde no mercado literário - que já forneceu muitas histórias sobrenaturais, mas para os amantes de urban fantasy que nunca enjoam e querem algumas novidades, Garota Tempestade está aí com alguns diferenciais e muito potencial.

"Por que estou tendo essa reação com esse cara? Estou parecendo um rapazinho de treze anos que acabou de ganhar a primeira Playboy do pai! Isso é ridículo! Controle-se, mulher."

O trabalho da editora está impecável - a revisão muito bem feita e os detalhes gráficos nas páginas estão A+. Eles mantiveram a capa original que, apesar de passar a sensação de livro infantil, é bem diferente do que encontramos no livro (apesar de ter os elementos presentes na narrativa).

P.S. O fato do enredo me lembrar bastante As Crônicas de Sookie Stackhouse também foi responsável por eu gostar mais ainda do livro.

Sorteio do livro

Quer concorrer a um exemplar do livro? Basta comentar na resenha e preencher o Raffle abaixo:

a Rafflecopter giveaway

Você pode assistir o book trailer aqui.
Comentários
44 Comentários

44 comentários:

  1. Ansiosa pela leitura!
    Ótima resenha, clara e bem feita.

    Participandoo do sorteio. A
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile!
    Eu acho a premissa interessante porque o livro parece se diferenciar de outros sobrenaturais, tanto pela história quanto pela linguagem e pela protagonista.
    De qualquer forma, não tenho muita vontade de ler por não ser tão fã do gênero.
    E não adianta, essa capa me remete a um infanto-juvenil hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro tão fofo e bonitinho! A história é muito legal, venho adorando as resenhas que vejo e a maioria do pessoal esta adorando livro também. Isso quer dizer que é bom mesmo né!?
    Quero ler também.

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu julguei o livro pela capa, que é bem desenhadinhas, mais lendo a resenha o livro me chamou a atenção.
    Agora to curiosa pra ler...
    Participandooo

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda confesso que tinha outra ideia, quando via a capa, mas gostei da historia depois de ler algumas resenhas...
    Gosto de livros de fantasia, e acho legal seres diferentes, tbem só achei estranho nas outras resenhas que tinha lido, e achei legal vc comentar sobre a idade da personagem... 26 anos?? acho que poderia ser menos tbem, mássss quem sou eu né.. kkkkk


    bjossss

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser muito bom mesmo, todos os blogs estão falando dele. Eu quero muito ler!

    ResponderExcluir
  7. Já estava com vontade de ler e com todas estas resenhas super elogiando, a vontade aumenta ainda mais! A única coisa que não gostei foi a capa, ela é linda, mas passa uma coisa mais infantil para o leitor, o que não é verdade. A capa dos EUA é um pouco melhor, mas nada que mude a maravilhosa estória que parece ser.
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já conheço a obra, mas até agora não tive a oportunidade de a ler.

    Essa parte de mistura de raças, garota problema... A capa que nos remete a infância e o conteúdo tão adulto... A origem de seu povo... Tudo isso me chama a leitura.

    Até mais
    rosiclécia-91@hotmail.com
    @RosicleciaA

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro!
    para falar a verdade,pela capa.. achei que se tratava de um outro tipo de história.. gostei de me surpreender!

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Ja vi muitas resenhas tanto positivas quanto negativas sobre o livro então nao sei bem o que achar da historia, gostei bastante da autora investir em outros seres sobrenaturais, e também em ser uma personagem que ama ler (sinto que conheci minha irmã gêmea gente rsrs!), estou bem curiosa pra ler esse livro e saber se é tão bom quanto muitos dizem.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Também adorei esse livro, adoro histórias que envolvam vários seres sobrenaturais. E principalmente, adorei a Jane, o senso de humor dela e a pitadinha sarcástica que o enredo possui. Espero que a editora não demore muito para publicar a continuação.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Quero ler, parece interessante e tem meu detalhe favorito... sobrentural!

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha, parabéns!! Tô louca pra ler tb.

    ResponderExcluir
  14. Tenho visto comentários tanto negativos quanto positivos sobre esse livro, no entanto ainda não me senti tentada a lê-lo, sei lá, talvez não seja meu estilo e capa definitivamente não ajuda. Enfim, gostei da resenha =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  15. Em relação a capa, tive a mesma impressão que você. Imaginei logo um infanto-juvenil, mas pela sua resenha, está bem longe disso. Rsrsrs
    Gosto de sobrenaturais, e essa criação de novos seres e mitologias, por parte da autora, me fez me interessar mais ainda pelo livro. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto muito da capa. Quero ler o livro pois todas as resenhas e comentários que tenho lido elogiam muito o livro. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  17. nao é bem o meu tipo de livro, mas gostei da resenha! só acho que a capa nao esta expressando bem oq o livro apresenta!

    ResponderExcluir
  18. Participando e na torcida, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ceule... gosto de ler suas resenhas, parece que estou te vendo/ouvindo no vídeo..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  20. Esses são dois temas que gosto muito romance e fantasia então esse livro é pra mim, só não gostei de saber que é uma série acho que estou cansada de séries, ainda tenho algumas pra completar e ler e não gosto de esperar.
    A capa é feia gostei mais de uma que vi num blog ,não lembro agora qual era o país mas era mais bonita.

    ResponderExcluir
  21. Já tinha visto esse livro em outros blogs literários, mas nunca tinha parado para ler a resenha como fiz aqui. Eu ainda não li nenhum livro que tratasse de seres de outro mundo, fantasias ou meio humanos. Mas como vc mesma diz, a autora faz questão de explicar tão direitinho que até acabamos acreditando. E fiquei mesmo com vontade de ler esse livro. A capa eu adorei, linda mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  22. Ótima resenha, despertou meu interesse!

    ResponderExcluir
  23. Confesso que quando vi a capa a primeira vez eu achei que não seria um livro bom, mas então lembrei da capa de Harry Potter e Percy e percebi que tinha que conhecer mais do livro, ao ler as resenhas, amei, adoro seres sobrenaturais e gostei do fato de ela não ser tão jovem, desconfio que Ryu não seja um vampiro bonzinho e já amei Anyan.

    ResponderExcluir
  24. Eu tinha a sensação desse livro ser uma história infantil, não entendi a capa. Eu adoro urban fantasy, sou do tipo que não se cansa de histórias sobrenaturais, estão sempre entre os meus favoritos, e fiquei bastante curiosa para ler esse livro.

    bjks

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha! Nossa, vendo a capa eu imagino esse filme como um desenho depois que li a resenha. Gostei do tipo de história, fantasia mistura com mistério! Adorei :D

    ResponderExcluir
  26. Realmente a Jane não parece ter 26 anos, mas também não é nenhuma criança inocente. Devo confessar que às vezes o fato dele citar demais a libido dela me irritou um pouco, porque houve momentos que ela citou demais isso!
    Mas eu gostei do livro, foi uma leitura muito boa. Tenho a sensação que vou gostar de um cachorro em especial UAHSUHAS
    A capa passa um ar totalmente diferente do que encontramos no livro, não gostei nada nada dela.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Já chega de mocinhas virgens de quase 30 anos, né. Ninguém engole mais essa. Heheheheheh. Então, gostei da capa, apenas me parece bem juvenil.

    ResponderExcluir
  28. Achei a capa desse livro interessante... A história é bem convidativa, está na minha lista de desejos, mas não sei pra quando, hehe.
    Sua resenha ficou ótima, parabéns :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  29. A resenha me deixou curiosa!! Adorei, tb estou participando da promoção!
    simonyrabelo19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. A capa deste livro engana muito, acho que chega a ser até um erro da editora. A capa tem que vender o conteúdo do livro e para mim a capa deste livro está vendendo uma história infanto-juvenil meio gótica.

    Sinceramente não sei o que pensar do livro. Para mim é um daqueles livros que a premissa é legal, mas TUDO depende de como estar escrito. Ou seja, o livro precisa ser lido para eu saber o que pensar. rs (desculpa de viciada... tsktsk)

    ResponderExcluir
  31. Realmente pela capa a gente pensa que é livro infantil.
    Gostei da resenha, espero ganhar pra poder ler ;)

    ResponderExcluir
  32. Esse parece ser o livro do momento né todo mundo está comentando e claro eu estou aqui super curiosa para conhecer mais essa história. A Jane parece ser uma figura e tanto kkk Quero só ver o que ela vai aprontar!

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  33. Todo mundo comentando este livro fiquei com vontade de ler =]

    beijos
    Ida

    ResponderExcluir
  34. Primeira vez que eu vejo esse livro e já me deu vontade de ler! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  35. Li várias resenhas e todas me deixaram mais ainda com vontade de ler esse livro *-*
    a capa é mt amr < 333
    E ainda não livro os livros da sookie :/
    espero que a editora tenha muito sucesso, pq só tem titulos bons *-*

    ResponderExcluir
  36. Tô bem curiosa para ler esse livro pq sou fã dos sobrenaturais e não são mtos com personagens mais maduras, e como já não sou adolescente ficar só nos teens as vezes cansa neh...Boa Resenha!

    Adoro essa capa com clima gótico =D

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  37. amei a resenha muito boa estou muito curiosa para saber como sera esse livro

    ResponderExcluir
  38. essa capa parece livro infantil...
    mas eu adoro historias com seres mitologicos... *___*
    ja fiquei doido pra ler...

    ResponderExcluir
  39. O livro em sua história parece ser maravilhoso, mas o que me intriga é a capa.
    Beijos,
    Aninha Lima!

    ResponderExcluir
  40. Já tinha ouvido falar desse livro parece ser bom suas resenhas são ótimas.

    ResponderExcluir
  41. Gosto muito do jeito que você escreve as suas resenhas.
    Esse livro parece ser um pouco diferente dos que eu costumo ler, mas estou adorando a ideia de ampliar meus horizontes e ler novos livros.
    Queria realmente ganhar esse livro e descobrir suas histórias.

    ResponderExcluir
  42. preciso dizer que to meio saturada de livros sobrenaturais.
    mas quero dar uma chance pra esse.
    o pessoal tem falado bem dele.
    e ainda mais agora com essa resenha.

    a parte que me ganhou foi: 'a editora caprichou na revisão'
    isso realmente faz tooooooooda a diferença ;)

    ResponderExcluir
  43. Confesso que o livro não me atraiu muito pela capa (como você falou, tem um apelo infantil, né?), mas está tão comentado em todos os blogs. Só leio resenha positiva, o que me fez ficar super curiosa.
    Adorei o fato de a autora ter uma escrita um pouco mais culta.
    :)

    ResponderExcluir
  44. Ainda estou me decidindo sobre o livro mais sdorei a resenha, parabens!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.