O Final de Uma Série e Minhas Confissões


Terminei Finale há uns cinco minutos. Estou experimentando pela quarta ou quinta vez o gosto doce amargo que é terminar uma série. Uma série que eu amo. Uma série que eu acompanhei por um tempo. Ou ela que me acompanhou?



Para falar a verdade, não consigo pensar em muitas coisas. Só choro - tendo alguns flashes lá do início, onde Nora precisava de Patch para fazer um trabalho, mas ele não facilitava muito as coisas para ela. Gente. Como. Me. Apaixonei. Pelo. Patch. Eu estou sempre apaixonada por algum cara literário, é verdade, mas este CARA me derrete por dentro cada vez que fala "Anjo". Parece que faz tanto tempo - há quanto tempo eu convivo com a ansiedade da próxima página, a amargura da última folha e o desespero pelo próximo livro? Mas o que me assombra ao terminar é que eu não terei mais estes sentimentos. Tudo acabou ali, quando eu fechei o último livro - não existe um depois, um próximo, um futuro. 

Me chamem de louca, mas sou tão apegada às "minhas" séries, que até hoje não terminei a trilogia Jogos Vorazes. Parei estrategicamente em uma parte de A Esperança para não ter que enfrentar a Depressão Pós-Final de Série. Aí você me diz: "Ah, Ceile, tá perdoada, Jogos Vorazes é digno e, de certa forma, te entendo.", só que eu estaria enganando vocês falando que este é o único caso. Eu fui covarde o suficiente para roer as unhas pelo lançamento do livro "Além da Vida", último da Série Noite Eterna (Claudia Gray), e quando chegou, não tive coragem de passar da página 50. Sabe, o livro anterior foi uma agonia sem fim pra mim. A situação que os personagens estavam vivendo me tocaram de verdade e eu, que comecei esta série de forma tão despretensiosa, já me sentia parte daquilo tudo. Sinceramente, tenho medo da autora fazer meus personagens sofrerem mais, tenho medo das coisas não se resolverem no final. 

Tá, mas e quando eu sigo em frente, termino a série e o final é feliz? Compensa, certo? Então... Não é possível que eu seja a única a sentir um vazio imenso depois do final de um livro (livro bom, só pra frisar). Gente, me lembro como se fosse ontem os dias que se seguiram após o final da Saga Crepúsculo. Sim, galeris, eu sentia falta da Bella #ShameOnMe. Eu sentia falta de todo amor que Edward tinha por ela. Eu ainda leio minhas passagens favoritas, leio em inglês também para saber se entendi exatamente o que a autora disse - tudo para não assumir que acabou. E quando acabei Os Lobos de Mercy Falls? Eu só sabia chorar também. Queria dar um abraço bem apertado na autora, queria deitar no colo dela e deixar todas as minhas lágrimas molharem a calça dela - as lágrimas de satisfação, as lágrimas de saudades sem mesmo dar tempo de sentir falta. Terminar a Série Wake foi um tormento. Eu tinha medo do futuro tanto quanto a Jane. E me apeguei demais a Cabel para ter que me despedir dele.

O medo do futuro, a sensação de saber que aqueles personagens não estarão mais com você - que você não vai encontrar nada inédito deles - machuca. Algumas pessoas falam que é a maior besteira do mundo, são só personagens, são só livros, são só viagens, são só histórias. Ok, então fiquem com o seu "só" que eu fico com meus melhores amigos, meus melhores namorados, minhas paixões platônicas. Fique com seu único mundo que eu fico com meus inúmeros. 

Enquanto isso, A Esperança, Especiais, Além da Vida e alguns outros me encaram todos os dias quando acordo, quando vou dormir ou agora mesmo escrevendo isso. Eles parecem querer me dizer: "Tá fugindo do quê? Um dia você vai ter que me ler. Um dia, tudo isso vai ter que acabar." Será que acaba, gente?

Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Que texto perfeito! Traduz exatamente o que eu sinto lendo algumas séries e, às vezes, até um só livro. (': </3

    ResponderExcluir
  2. Nossa bate mesmo uma saudade toda vez que uma série chega ao fim, você não está sozinha rs eu ainda nao li essa especificamente mas deve ser maravilhosa. Gosto muito dessas capas.

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ceile, eu te entendo! Quando eu terminei a série Percy Jackson e os Olimpianos eu nem sabia que iria lançar um tipo de continuação, assim que eu li a ultima frase, que eu percebi que não tinha mais folhas para virar, eu fiquei com um enorme sentimento de vazio. E quando terminei a Saga Crepúsculo, que foram os quatro primeiros livros da minha estante, eu simplesmente não sabia mais como iria seguir a vida. Mas eu superei, e garanto que você também irá superar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai! Sou exatamente assim, tanto que to enrolando com Êxtase e Finale. Não tenho emocional pra me despedir de séries! :(

    ResponderExcluir
  5. Posso falar que fiquei com vontade de chorar só pelo post? Odeio final de séries, nunca consigo superar e ainda não estou pronta para me despedir do Patch :((((((((((((

    ResponderExcluir
  6. Exatamente como me sinto! Quando acabei Finale, chorei muito. Quase ninguém entende esse sentimento, e quando meu livro chegou, li a série todinha de novo só pra não perder o Patch. É triste. Fico abalada por dias. Mas mesmo assim não paro de começar novas séries hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ceile! Terminar de ler sagas é sempre difícil. Recentemente li Finale e quando terminei tudo que eu sabia fazer era chorar, então te entendo perfeitamente. Também comecei a ler Hush, Hush despretensiosa e pra mim foi uma grande surpresa. Acabou que se tornou uma das minhas sagas favorita. Por um lado fiquei feliz pelo casal Nora e Patch, que aliás é meu casal favorito de livros de ficção finalmente terem um final. Por outro, fiquei com o coração em cacos. A saga toda foi épica e se tornou inesquecível pra mim. Aliás, lindo seu texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esta série. Você está igual a mim, me apaixonei pelo Travis Maddox, e me derreto todinha quando ele fala "Beija-Flor".
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que texto ótimo. Adorei! Preciso ler essa série logo!

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  10. Own *-----* Calma, você não tá sozinha UAHSUHAS Nossa, é um desespero quando eu termino uma série, parece que o mundo não faz mais sentido, me sinto sozinha. E comigo aconteceu o mesmo com Crepúsculo, quando faltava umas 30 páginas pra terminar eu simplesmente parei de ler, fiquei quase duas semanas sem ler nenhuma palavra dele, no tempo eu gostava da série e não queria que terminasse. Mas hoje em dia eu não sou mais assim, eu leio e aí quando acaba eu é que me sinto acabada.
    É tão bom e nostálgico ficar lembrando dos momentos que a gente mais gostou nos livros.. Acho que aquela sensação de vazio dentro da gente sempre vai estar lá, por mais que a dor diminua, o buraco continua lá.
    Também prefiro ter meus inúmeros mundos *-* Só quem sabe como é o gosto da leitura e realmente ama ler, sabe do que estamos falando e até entende.
    Agora, falando em Hush Hush, eu só li o primeiro da série e não cai de amores pelo Patch... Não sei se foi porque li apenas o primeiro ou sei lá, ainda tenho que ler os próximos livros pra ver exatamente o que eu sinto, mas saber que a saga tem tantos fans me deixa animada para ler o restante dela (:
    Ceile, amei seu texto, ficou muito bom, meus olhos ficaram cheios de lágrimas. Parabéns :D

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tãaaaaao eu esse texto! Parece que você abriu a minha cabeça e pegou tudo o que eu queria falar sobre esse assunto!
    Eu sempre sofro ao final de séries que eu adoro, não importa se o final foi bom ou mediano, eu fico trite por saber que eu não descobrirei mais nenhuma novidade sobre eles, mesmo que eu releia (o que eu sempre faço) eu já vou saber como tudo termina.
    Quando eu terminei Crepúsculo foi um baque, eu estava tão habituada a acompanhá-los, a ver cada demonstração fofa de afeto do Edward hahaha, surtei por um tempinho. E Harry Potter e A Mediadora então?? #sofri
    Agora, não sei se estou pronta para dizer adeus ao Patch, sinceramente!

    AMEI o post, seu texto ficou lindo :')
    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  12. E é assim mesmo, todo final de saga é tenso, Harry Potter, Jogos Vorazes, Fallen, Trilogia do Círculo... É tão feliz e triste ao mesmo; feliz por ter acabado tudo bem (ou não, né) e triste por ter acabado :(
    Muito lindo esse texto, parabéns *-*

    ResponderExcluir
  13. OMG quase chorei agora, é exatamente como me sinto. Minhas séries favoritas chegaram ao fim -Hush, hush e Os lobos de Mercy Falls- é tão triste, e as vezes me acho tão boba por isso. Mas fala sério, quem não vai sentir falta do Patch? *-*

    ResponderExcluir
  14. Ai, Ceile!! Especiais eu quis picotar o livro quando acabei de ler! hehe... E foi bem quando o Scott veio, queria matar o autor. Mesmo.

    Eu também tenho saudades da Bella e do Edward!!! Decidi que vou reler Crepúsculo esse ano (toda a série). Só quero ver arrumar tempo! rs...

    Pulei o parágrafo que fala de Hush Hush porque ainda não comecei a ler... mas tenho certeza que me apaixonarei pelo Patch como todo mundo se apaixona!

    Também acho difícil me desapegar, mas só quando eu amo a série de verdade.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Que post perfeito! Nunca terminei uma série, então não posso falar como me sinto, kk. Mas então, tbm 'pausei' A Esperança a algum tempo meio sem motivo, mas dpois do seu post percebi que pausei pq não conseguiria aguentar ter que fechar o livro e acabar com a história da Katniss. :z

    ResponderExcluir
  16. Finalmente achei um post que explica como me sinto! E eu chorei litros no fim de finale! Com certeza Patch foi um dos mais apaixonantes personagens que eu já conheci! Ele é tão diferente da maioria dos heróis todo bonzinho! É incrível, e eu sinto que essa é uma série que eu ainda vou reler várias e várias vezes!

    ResponderExcluir
  17. Ooun, que texto fofo *-*
    Acontece isso comigo também! É tão triste acabar uma série.
    mas sempre que sinto falta, eu vou lá pego eles, abraço, beijo. uahsuahsah
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Gente!!! Confesso que nunca vi uma pessoa tão apegada às séries assim como você.
    A maioria das pessoas que conheço, inclusive eu, só relaxamos quando chegamos ao final de uma série. Assim, fecha-se um ciclo para abrir outro. Afinal, o mundo literário é movido por séries. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Eu nem comecei a ler ainda e estou toda maluca com esse ultimo livro. Bem, quando pegar vou ler a série toda pelo menos. Odeio esperar pelo próximo livro quando o livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ceile!
    Nossa, sabe, eu me identifiquei tanto com você nesse post. Sei bem como é esse medo de perder aquelas personagens que nos tornamos tão próximos, amigos delas. Essas séries são tão especiais que é impossível não sofrer ao saber do fim.
    Eu ainda não li "Finale", mas tô sentindo isso que você sentiu antes mesmo de começar a leitura.
    Será difícil, eu sofrerei e sei disso. :/
    Enfim, amei o post, viu?!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. eu tb adorei o primeiro livro hush hush ,crescendo e silence ainda n li finale mas vou esperar um bocado n me quero separar do patch ele e demasiado maravilhoso para isso...apaixonei-me por ele adoro o post sinto-me exatamente assim

    ResponderExcluir
  22. Já terminei dessa lista a série Jogos Vorazes e Feios, e fiquei feliz de poder ler o "Extras". Acho que as fanfics ficam famosas para órfãos como nós, que se sentem tristes com o término. Fiquei meses lendo fanfics de Harry Potter, sobre os marotos, sobre HH, revivendo cada pedaço dessa série que mudou minha vida. Pode ser sofrimento o que sentimos quando termina o livro, mas os sentimentos que vivemos durante a leitura compensam <3

    ResponderExcluir
  23. Eu acabei de ler Finale agora pouco e também só consigo chorar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu nem posso acreditar que não vou mais encontrar o Patch e a Nora e rir com as coisas que ele fala pra ela , e me apaixonar quando ele se declara ,,, cara eu também to com um vazio é horrível odeio quando minhas sagas acabam só me deixa triste!
    Vou sentir muita saudade , queria que o Patch fosse real e meu nome fosse Nora asuhasuhuhas , Sentirei saudade de Hush Hush, como sinto falta de todas as minhas sagas que já acabaram, mas guardo elas no meu coração! sz

    ResponderExcluir
  24. Ai, Ceile, esse texto é a definição perfeita de como me sinto!!!
    Entendo como você se sente. Ainda estou evitando terminar Finale, porque tenho muito medo de ter que dizer adeus ao Patch e a Nora. Quando terminei Fallen e A Mediadora, fiquei inconsolável. E Crepúsculo também. Tenho Clockwork Princess, mas não tenho coragem de ler, porque não sei se vou ser capaz de dar adeus ao Will, ao Jem e a Tessa, além dos outros personagens maravilhosos. Mas sei que algum dia vou ter que lê-lo...
    E estou receosa com Cidade do Fogo Celestial, que vai ser lançado próximo ano. Como conseguirei me despedir do Magnus, do Simon, do Jordan, do Alec, da Izzy, da Clary, do Sebastian/Jonathan e do Jace? Será que é possível?
    E me lembro o quão ruim foi pra mim terminar também Os Irmãos Mackade e A Trilogia do Círculo. Como finais tão perfeitos podem machucar tanto?
    Estou morrendo de medo de quando chegar o fim de Irmandade da Adaga Negra, Dark-Hunter, Night Huntress e Chronicles of Nick, porque apesar de serem séries grandes, elas um dia vão acabar. E também Os Heróis do Olimpo. Viver sem o Percy, o Nico e o Leo pra mim parece ser impossível!
    Enfim, agora estou depressiva. kkkkkkkk
    E amanhã vou mostrar esse texto pra minha irmã. Tenho certeza de que ela vai chorar, lembrando de Harry Potter, Jogos Vorazes e As Crônicas de Nárnia, os seus xodós.

    Beijos. Obrigada por escrever essa postagem maravilhosa e me fazer entender que não sou a única a sentir-se assim.

    Karol Araújo
    fa-clube-angels.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.