Dearly, Beloved - Lia Habel

"― Você me dá mais do que eu jamais poderia ter. Sendo assim, vamos simplesmente aceitar o fato de que somos duas pessoas muito, muito esquisitas."
Este segundo livro da série Gone With The Respiration narra a descoberta de uma cepa (mutação) do vírus Lazarus original quatro meses após o Cerco (um ataque de hordas de zumbis famintos e insanos, que eram chamados de Cinza). Nora e Bram acreditavam que tudo estava sob controle e que o pesadelo do ataque já não passava de uma lembrança. Porém, o romance dos pombinhos se vê ameaçado devido ao receio do governo em continuar permitindo que humanos e zumbis Não-Vivos continuem coexistindo após pessoas que já haviam sido vacinadas contra o vírus serem mordidas e reanimadas pelo mesmo, transformando-se em zumbis mais violentos e esfomeados quanto os “hospedeiros” (nome dado aos mortos-vivos que não recobram memória ou consciência). O que o casal apaixonado mais temia aconteceu, a cepa era diferente de tudo aquilo que fora formulado para imunizar a população e ambos temiam que os mortos fossem caçados novamente, sendo eles conscientes ou não.

"― Saia da carruagem, sua necroprostituta. Agora! Pegue seu homem morto e saia desta maldita carruagem!"

Não obstante, os novos ataques não são, nem de longe, os únicos problemas de Bram, Nora e da antiga Companhia Z. Um grupo anti-zumbi da alta sociedade passa atacar os Não-Vivos e seus amigos/familiares que foram liberados para conviver pacificamente em Nova Londres. Portando armas e usando máscaras negras inspiradas em corvos, com bicos curvados e órbitas preenchidas por vidro fosco, o grupo promove uma onda de sequestros relâmpagos e assassinatos, aterrorizando os vivos e os mortos. Em meio ao caos, o portador da mutação é encontrado. No entanto, é impossível identifica-lo e o mistério de quem quer que seja o “Paciente Número Um”, fizeram de tudo para mantê-lo no anonimato.

Gente, Dearly, Beloved é tão engenhoso quanto Dearly, Departed, mas pecou em algumas coisas. Gostei bastante do livro, a autora manteve o mesmo clima extraordinário de ação e suspense, investiu em detalhes, ciência e tecnologia abundante, texto para dar e vender... E exagerou na quantidade de POVs e desfocou o romance de Nora e Bram. Ok, o livro é sobre zumbis, eu sei, mas no anterior o casal estava mega in love e daí você fica: Cadê o amor?! Não que eu quisesse um chiclete super bola, só esperava que tivesse mais investimento no casal. Sem contar que os dois ainda têm que aguentar um fura olho tentando separá-los. Sobre os POVs... Foram necessários para entender toda a trama? Sim, porque explica muito. Mas vamos combinar, estaria mentindo se dissesse que não confunde. Aliás, já viram o tamanho do livro? Pois é.

Novas personagens surgiram e algumas que não se destacaram no primeiro livro foram essenciais neste. Até me surpreendi com uma ou outra e, apesar de não ficar tão chocada, ver certas criaturinhas colocarem as garrinhas de fora foi difícil de engolir. Veja bem, você acredita que fulano é fofo e ele não passa de uma víbora. Alguém se identifica? Claro que sim. O humor permaneceu por conta dos meus adoráveis soldados da Cia Z e senti falta das conversas meio nerds. Como citei no início, esta é uma série e li um livro seguido do outro. Porém, não faço ideia de quando sai a continuação. O que é muito ruim, já que a autora não faz aquele breve resumo inicial para nos ajudar a lembrar dos acontecimentos anteriores. Ou seja, fiz a gentileza de relembrar no primeiro parágrafo desta resenha porque vocês são os leitores mais queridos desse Brasil varonil. :)

Apesar das falhas, é um livro ótimo e um dos melhores sobre zumbis que já li (não foram tantos assim). Talvez o gênero steampunk não seja tão aclamado por aqui, pois vejo quase nada sendo lindo/resenhado/comentado, mas vale à pena a leitura. A revisão está sem comparação com Dearly, Departed, que é vergonhosa e soltei o verbo na resenha dele. Para quem não conhece a história, a resenha está aqui.

Fui bem free-spoiler. Então, boa leitura e não esqueçam a vacina. Afinal, ninguém quer sair por aí atacando os familiares e amigos queridos, hum?
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. apesar do bom enredo não foi um livro que em principio me chame a atenção!
    não senti uma certa empatia por ele!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um leitor assíduo do gênero e me interessei bastante pela obra. Já coloquei na minha lista de leituras. espero poder lê-lo em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.