Magia ou Loucura - Justin Larbalestter

  • Editora: Galera
  • Autor: JUSTIN LARBALESTIER
  • Número de páginas: 320 
"MAGIA OU LOUCURA é o primeiro livro de uma trilogia que levará os leitores por uma história original que mostra que a magia está em toda parte. Basta abrir os olhos e o coração.Por 15 anos Razão viveu no interior da Austrália com sua mãe, Sarafina. Desde quando ela consegue se lembrar, as duas vivem fugindo da avó, Esmeralda - uma bruxa que pratica terríveis rituais de magia negra. Mas depois que Sarafina enlouquece, Razão é mandada para o lugar que mais teme: a casa da avó, em Sidney. Mas o lugar não se parece em nada com o que Sarafina descreveu, e Esmeralda não aparenta ser maléfica. Pela primeira vez, Razão se vê questionando os ensinamentos de sua mãe... Mas espere aí! Mesmo sem ter visto sinais de fumaça e espelhos espalhados pela casa - altamente perigosos, segundo Sarafina - a avó guarda dentes de pessoas escondidos e tem uma chave misteriosa na gaveta. Ela não pode ser boa, pode?Enquanto estuda a planta da casa para fugir, Razão atravessa uma porta na casa de Esmeralda em Sidney e aparece em Nova York. Ela precisa admitir a única verdade: a magia é real. Mas não é só isso: acontece que Razão também é bruxa. Agora há muitas perguntas a responder e a maior delas é quem ela é. Ao lado de amigos inesperados, Razão vai viver mais que uma emocionante aventura: terá de enfrentar seus maiores medos e, principalmente, descobrir o preço a pagar pela magia que corre em seu sangue."


O livro já começa nos deixando curiosos, por causa da descrição de Razão em como empreender uma boa fuga. Nos questionamos do porquê ela está fugindo, ou de quem. Entendemos que deve ter uma boa razão no começo do primeiro capítulo, com as descrições das inúmeras fugas e de como Serafina a ensinava a se proteger, dentre outras coisas. Ficamos de boca aberta quando descobrimos que ela está fugindo de uma bruxa má, que é nada mais nada menos que a própria vó dela.
O pior é que sua mãe enlouqueceu e agora ela tem que ir morar com a avó, Esmeralda. Serafina sempre ensinou à filha que magia não existia, mas que Esmeralda havia feito coisas horríveis acreditando no contrário (tais como matar o gato de Serafina na frente dela). Porém quando Razão chega à cada da avó, tudo aquilo é questionado — a casa é limpa, arrumada, tem eletricidade... O inverso do que sua mãe lhe ensinou.
Esmeralda seria mesmo uma mulher má? Ela acreditaria mesmo em magia? E o que seria a chave que razão encontrou, as penas dentro do bolso de um casaco e a porta dos fundos que Esmeralda não admite usar? E sempre o livro nos deixa nesse ping-pong: Esmeralda é má ou não é? Por um lado Serafina é questionada, por outro estava certa (como o gato morto, por exemplo).
Ao decorrer do livros os enigmas nos invadem, tantos que dá para formar uma longa teia. Como por exemplo a loucura da mãe de Razão não ser atípica, porque Razão é tão boa em matemática (a garota conta até o Fibonacci(50) apenas para “distração”), qual o motivo de todos da sua família morrerem tão cedo e (o que mais me intriga) por que raios de motivo tanto Esmeralda quanto Serafina tiveram filhos com 15 anos (Razão tem 15 anos, ela engravidaria também?)!
A linguagem nos chama a atenção e os desenrolar dos acontecimentos nos deixa grudados nas páginas do livro. Sim, ainda conseguimos interromper a leitura para cumprimos nossos deveres, mas não tarda para voltarmos a ler. E depois de quanto achamos ter uma opinião formada de Esmeralda, o final nos deixa de queixo caído.
E bom já ter o 2° livro em mãos, se você quiser a magia ao invés da loucura.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. nunca tinha visto falar desse livro, ele parece ser bem intrigante, porem nao me chamou muito atenção, eu até leria mas nao que ele seja um desejado.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei este livro, achei super interessante!!
    Gostei da resenha, muito bom! Virei aqui mais vezes!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, faz tempo que esse livro foi publicado? Nunca tinha visto. O nome das personagens são no mínimo interessantes e o enredo parece ser bom, mas não sei se leria, não despertou aquele negócio urgente em mim pra ter o livro em mãos, entende? x)


    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  4. Opa!! Fugas e prender o leitor logo no começo deve ser ótimo esse livro!!

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É EUQ QUERIA MUITUU LER ESSE LIVRUUU,É CHEIU DE MISTERIUS E SUSPENSES,KKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. SOU BRUNA MOVIES,E CONCERTEZA,VOU PELU MENOSSS VER PQ NAO TENHU POSSIBILIDADES DE LER...BJUSSS

    ResponderExcluir
  7. eu li esse e o segundo e otimo eu ja to apaixonada pelo Danny so pela explicação da Razão vai acontecer algo surpreendente do meio pro final do segundo tipo 50 tons de cinza mas não e nada de mais to louca pra minha mãe me dar o terceiro FILHA DA MAGIA que e o ultimo eu recomendaria sim te tão bom eu li LIÇÕES DE MAGIA em dois dias e como so ganho um livro por mes vou acabar ficando louquinha e a Julieta vai se apaixonar por alguem tambem e Razão vai descobrir todos os segredos e no terceiro parece que vão descobrir a cura mas comecem do começo por que não vão intender nada .
    gente leiam é mutissimo bom poderia até dizer que vai se tornar uma saga crepusculo da vida.
    Rafa :}

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.