A Distopia além dos livros: Filmes #2


Distopias are the new black...


Oi pessoal! :)
Continuando no mundo das distopias, vim falar pra vocês sobre dois filmes bem bacanas do gênero, que eu adoro.  

MATRIX

Um mundo dominado pelas máquinas onde os seres humanos estão dominados, e são mantidos "adormecidos" por elas, usados como uma fonte de energia. É esse o mundo onde vive Thomas A. Anderson, um dos muitos humanos que conectados à Matrix, vive em um mundo simulado, enquanto no mundo real, as máquinas detêm todo o poder, inclusive o de manipular a vida dos humanos. Ele é um programador que durante a noite atua como hacker, sob o nome de Neo, invadindo e bisbilhotando qualquer sistema alheio. Dentre essas invasões, ele descobre algo que é chamado de Matrix, que o deixa intrigado, alimentando nele uma intuição de que há algo maior por trás disso. Abordado por Trinity, ele é levado até Morpheus, um homem que Neo procurava em suas buscas sobre Matrix, mas que ele não sabia que o vigiava e o procurava a tempos. Morpheus oferece a Neo a oportunidade de conhecer a verdadeira realidade e conhecer mais sobre Matrix. Ele aceita prontamente, tomando a pílula vermelha.

Neo então acorda no mundo real, e Morpheus o revela a verdade sobre Matrix. Ele descobre então que Matrix é na verdade um grande programa de computador que controla os humanos. Esse programa simula na mente humana a existência de um mundo ambientado no ano de 1999. E é nesse mundo que Neo, e todos os humanos acham que vivem, enquanto estão na verdade em uma espécie de coma, conectados à Matrix. Ou seja: os humanos vivem na verdade em uma realidade virtual, enquanto as máquinas utilizam a sua energia em favor delas. Morpheus é o líder dos humanos que conseguiram se salvar de Matrix, e ele acredita que Neo seja o escolhido para destruir as máquinas e salvar a humanidade.

O filme é carregado de ação e efeitos especiais. Todo mundo deve conhecer as famosas cenas de Neo desviando de balas, fazendo as balas pararem no ar com a mão, e etc. A grande questão por trás de toda a história do filme é a liberdade dos homens perante um controle maior, algo que podemos comparar com a libertação da sociedade do controle do estado. Tudo isso com uma sequencia de cenas rápidas, músicas agitadas, efeitos especiais de ponta, reforçando o apelo tecnológico da trama. Apesar de eu já ter sido grande fã do filme, hoje em dia ele não me atrai tanto assim. Mas ele nos faz refletir sobre até onde toda essa tecnologia pode nos levar e até que ponto vale a pena ou não se render a ela.


O Show de Truman

Truman Burbank viveu desde antes do seu nascimento na frente das câmeras  Porém ele não sabe disso. Ele vive em Seahaven, uma cidade ficticia, contruída em uma redoma gigantesca, onde tudo é feito e controlado em função de Truman. Dentro dessa cidade vivem atores e a produção do programa, e existem câmeras por todo lugar. Quem controla tudo é Christof, o produtor do programa "Show de Truman", que transmite a vida de Truman para o mundo todo, e que faz da vida de Truman um grande teatro. Tudo dentro de Seahaven é planejado. Desde a morte do pai de Truman em uma tempestade no mar, forjada para criar em Truman o medo da água, até mesmo o seu casamento com Maryl, uma atriz contratada para ser a esposa de Truman. E mesmo quando Truman se apaixona por uma das figurantes, Sylvia, contrariando os planos da produção, a moça é logo tirada do show, para não atrapalhar o andamento da vida de Truman.

Porém, Truman começa a desconfiar da sua realidade. Em uma noite, um refletor cai do céu artificial e quase o atinge. Em seu caminho para o trabalho, ele ouve pelo rádio a conversa da produção. Isso começa a intrigar Truman, fazendo-o questionar sua realidade, até que ele vê então algo que o deixa ainda mais confuso: seu pai volta a aparecer na cidade como um mendigo. Truman começa se questionar sobre sua vida, sobre como tudo na cidade parece girar ao seu redor. Em seu casamento, Meryl começa a se estressar com seu papel de esposa e os crescentes questionamentos de Truman, levando logo ao divorcio dos dois e a "libertação" de Meryl de seu papel. Junto com as crescentes dúvidas de Truman, cresce nele uma vontade de sair de Seahaven. Porém todas suas tentativas são sabotadas pela produção do programa. Christof resolve então fazer o pai de Truman voltar ao show, para tentar acalma-lo, e fazer ele desistir da idéia de partir. Porém Christof não consegue controlar tudo. Truman volta a pensar em Sylvia, e persiste nos planos de sair da cidade e procurá-la.

O filme continua então com uma luta de Truman tentando escapar do controle da produção e assumir as rédeas da sua vida, enquanto Christof tenta de todas as maneiras impedi-lo. É uma história emocionante, ver alguém lutando pela sua liberdade, pelo controle da sua vida, e eu confesso que sempre que assisto esse filme, termino ele em lágrimas. E fora todo o questionamento sobre o controle do livre arbítrio, o filme nos faz pensar também sobre a influencia da mídia na nossa vida, sobre o sensacionalismo midiático, e até onde é válido explorar a vida das pessoas em realitys shows.



Para quem gosta do gênero, vale recordar os especiais que o blog já fez antes sobre filmes e ries distópicas e também nossas resenhas de Legend; A Seleção; Delírio e Starters ;)



Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Oi,

    adoro distopias, ainda mais nos filmes!! Matrix até que é bem legal e eu fiquei curiosa sobre o segundo filme!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já assisti Matrix, o filme é muito bom!
    Vou procurar os outros, parece legal também ^^

    ResponderExcluir
  3. Matrix assisti a todos os filmes. Lembro que até um desenho rolou na net.

    Já o Show de Truman nunca assisti todo, talvez pelo ator que acho um pouco chatinho, :(

    ResponderExcluir
  4. Já assisti Matrix, e adorei! Muito bom mesmo.
    Adoro distopias <3
    Tem post novo lá no blog, pode passar lá? (:
    http://perhaps-eternity.blogspot.com.br/2012/11/10-coisas-sobre-mim.html

    Beijos,
    Renata ^^

    ResponderExcluir
  5. Matrix é maravilhoso, mas me desculpem os fãs, apenas o primeiro. O segundo e, principalmente o terceiro estragaram tudo. O Show de Truman é excelente!! A melhor atuação de Jim Carey, que provou ser ator dramático, e dos bons, além de comediante. Ambos são muito bons, perfeitos, porém bem diferentes. Também recomendo-os. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Matriz é demais! Recomendo mto, os outros filmes nunca assisti, mas esse do Jim Carrey deve ser mto bom tbm, pq ele é um genio, dispensa comentarios! Adorei o post! Bejos!

    ResponderExcluir
  7. matriz é perfeito.
    gente eu chorei horrores no show de trumam ;w;

    ResponderExcluir
  8. AMOOOOOOOOOOOOOOOOO O Show de Truman. Um dos meus filmes preferidos! <3333

    Beijooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse "O Show de Truman", mas posso dizer que achei a história muito interessante. Não consigo imaginar uma situação dessas. Deve ser divertidíssimo.
    "Matrix" se tornou praticamente um clássico dentro das distopias.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Adoro o O Show de Truman, viver um mundo em que nao é nosso ser controlado em tudo: as pessoas que voce convive o que voce come tudo! Lembro de ter chorado em alguma parte.
    Tambem gosto de matrix, apesar de fazer um BOM tempo que nao assisto.

    ResponderExcluir
  11. Desses dois filmes conheço bem Matrix, acredito por todo que foi falado no ano de seu lançamento e alguns anos após, e adoro o filme, acho que assisti dezenas de vezes, e ainda hoje acho uma boa pedida para uma sessão pipoca e quanto ao segundo "O Show de Truman" já vi alguns comentários mas nunca despertou minha curiosidade.
    Há outros filmes de distopia que assisti, alguns nem tão bons mas temos "O Padre", uma mistura de distopia com sobrenatural, "Eu sou a Lenda" esse eu gosto muito e "Clube da Luta" que é bem legalzinho".
    E claro hoje temos "Jogos Vorazes", que eu ainda não assisti para me preservar para a leitura dos livros antes.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Matrix é um CLÁSSICO, sei praticamente todas as falas de cor. Eu era absolutamente apaixonada pelo Keanu Reeves, então imagine... hahaha

    Com certeza é uma das melhores distopias ever *-8

    O Show de Truman faz MUITO tempo que eu vi, então não lembro direito, mas lembro que gostei muito. Lembro das cenas clássicas dos carros aparecendo do nada quando ele tenta sair da cidade haha

    Beijoooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.