Fazendo Meu Filme 1 - Paula Pimenta

Não sei quando exatamente (mas não tem muito tempo), eu quis “fechar” a coleção da Paula Pimenta depois de conseguir o segundo livro de troca com a Mari. Então fui caçando uma troca no Skoob, uma promoção de 50% na Cultura, uma pré-venda com desconto na Saraiva e tchanaaan! Coleção completa! Todos os livros da Paula juntinhos, lindinhos e charmosos na minha casa.

Fazendo Meu Filme conta a história de Estefânia, que obviamente odeia ser chamada assim, então vamos falar da Fani. Ela tem 16 anos e está no segundo ano do ensino médio. Fani adora filmes e tem uma preferência por aqueles de “amorzinho” como ela mesma diz. Seu passatempo preferido é ficar assistindo DVDs com seus amigos, Gabriela e Leo (além da Natália que aparece mais tarde). Como a maioria dos adolescentes, está em uma fase de dúvidas, paixonites e muito estudo. Ela faz academia, aulas particulares de física e inglês, além da escola normal.

Motivada por sua mãe, Fani faz uma prova para intercâmbio e isso é uma das coisas que “assombram” seus pensamentos, já que ela iria se distanciar de seus amigos por um ano, deixar seu quarto, seus DVDs e viver com uma família desconhecida na Inglaterra, se passasse na prova, claro. Apaixonada pelo professor de Biologia, Fani sofre uma desilusão ao mesmo tempo em que elapercebe um certo distanciamento de seu melhor amigo Leo. Então suas amigas começam a dizer que ele gosta dela e só ela não percebeu. É claro que, a princípio, ela não acredita nisso, já que Leo começou a namorar com uma menina que ela não gosta. Em meio a tantos desencontros, Fani narra sua própria história e conta todos os seus medos, suas inseguranças e ansiedade pelo que o futuro lhe reserva.

Quando pedi indicações de leitura para este mês, várias pessoas me falaram de FMF e como já tinha lido as primeiras páginas, decidi retomar a leitura. Apesar de todos os elogios, eu esperava mais um livro teen e estava preparada para uma leitura muito leve. De fato, minhas expectativas não estavam erradas, estavam apenas limitadas. Fazendo Meu Filme não é só um livro fofo adolescente. Ele conta com muita leveza e realidade a rotina de uma adolescente em meio suas dúvidas, mas sem deixar isso de forma muito crítica. Assim, normalmente, estes livros deixam muito claro o quanto a protagonista é egoísta, revoltada, mimada e nos faz odiá-la. Apesar de querer dar uma sacudida em Fani de vez em quando, achei-a muito bem representada por ela mesma: ela é boa aluna, boa filha, mas nada soa demais, é tudo na medida.

Acredito que assim como a Fani deve amadurecer nos próximos livros, a escrita da Paula também. O livro é muito gostoso, envolvente e fluído, mas não notei traços da autora. Sabe quando você lê um livro e pensa: “Nossa, isso me lembra tal autor”? Lendo apenas este, eu não saberia identificar a Paula Pimenta. Mas, claro, é inegável seu dom com as palavras: elas correm pelas páginas e quando nos damos conta, já avançamos muito na leitura.

FMF teve gostinho de nostalgia e me deixou com um nó na garganta. A época da escola, em que eu estava também no segundo colegial e – o melhor ever – no terceiro, foi a melhor fase da minha adolescência e um diálogo em particular me tocou. O pai de Fani fala pra ela aproveitar a festa do colégio, porque é uma coisa que não volta mais e eu, mesmo com apenas 23 anos, falo a mesma coisa: APROVEITEM ESTE MOMENTO, PESSOAL! Esta fase é única e fiquei muito feliz em encontra-la neste livro e da importância que foi dada.

Não posso deixar de falar da diagramação do livro: cada início de capítulo conta com uma frase de um filme e este quote tem muito o que dizer do que acontecerá. Ainda temos os bilhetinhos, listas, conversas de Msn, emails, tudo representado no livro. É visível o carinho que a autora e a editora tiveram com esta história.

Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Já li vários elogios para a escrita de Paula Pimenta.

    Parece um livro leve e divertido, mas não é a leitura que procuro no momento. Quem sabe um dia...

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro e não pretendo ler, mas como trabalho numa biblioteca, onde o público maior são crianças e jovens, adorei ler sua resenha, pra poder falar, nem que seja um pouquinho sobre o livro, para indicar as meninas.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ceile, comprei meus 4 FMF na Bienal e ainda não consegui ler. Sou louca pra ler a série por só ouvir elogios sobre ela e gostei muito da sua reseneha, porque ela me deu uma outra visão sobre ela.
    Não duvido que vá gostar da leitura, mas achei interessante você ressaltar a questão da escrita da Paula mais imatura (segundo o que você acredita) nesse primeiro volume, bem como a falta de uma característica dela.
    Vamos ver o que acharei quando ler :)
    Beijão!
    P.S: O 3º ano também foi a melhor época da minha adolescência. Que saudades!

    ResponderExcluir
  4. Li a resenha só porque era sua, mas eu quero ler todos os livros ainda e estou evitando. Agora eu quero CHORAR porque não tenho 1 puto no bolso para comprar nem o primeiro. Eu adoro seu jeitinho de escrever, é tão fofo, rs.
    Grande beijo!

    www.marizoch.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Ceile! Estou ansiosa para ler a série Fazendo Meu Filme! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Troquei esse livro no skoob há séculos e ainda não li D: Até o fim do ano leio (assim espero!), sinto que vou ficar bem nostálgica, e pelo que li, sou um pouco parecida com a Fani rs

    beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  7. Eu achei a capa super fofa não só desse, a história pareceu fluida mas não acho que seja meu tipo preferido de leitura, caso tenha a oportunidade vou ler e ver o que acho. Além dessa resenha já li outras que apresentam aspectos positivo do livro então a leitura deve ser bem gostosa mesmo :D

    ResponderExcluir
  8. Essa e uma serie que tenho muita curiosidade de ler.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma amiga com o nome parecido, e ela também não gosta muito do nome ^^

    Vou seguir seu conselho e aproveitar minha fase na escola, tenho só esse fim de ano e o ano que vem. E tenho que parar de faltar de aula kkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já li várias resenhas muito positivas sobre essa série da Paula Pimenta. Confesso que a cada uma delas, minha curiosidade vai aumentando consideravelmente. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada a respeito dessa autora, mas sempre que ha alguma resenha todos os comentários sao muito positivos. A autora me parece ter uma narrativa otima em seu livros, espero ler algum livro dela.

    ResponderExcluir
  12. Que graça esse livro, eu vi a capa e adorei, achei muito fofa e a resenha muito boa, acabei ficando meio nostálgica só de ler a resenha, eu com meus 22 anos era a ovelha negra da família e não fui nas minhas festas de colégio só de birra, que raiva de mim.
    Vou ler assim que puder, achei o livro realmente uma gracinha por inteiro conteúdo e capa.

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse livro com 16 anos, consequentemente também estava no segundo ano, e não achei essa coca cola que todo mundo fala. Não gostei da Fani, achei muito mimadinha, dramática demais. Esperava bem mais, não consegui me identificar com os personagens e nem com isso. Apesar de eu ser adolescente eu não vivi muitas coisas citada no livro, pensei que poderia ser por isso mas não, pois eu gosto muito do gênero romance juvenil,YA. Mas Fazendo meu Filme tá longe de ser um dos melhores livros que eu li na vida. Achei muito probleminhas de meninas brancas ricas, e ainda o drama com tantas oportunidades que tem, que a Fani tem e ela só fica chorando e chorando. No segundo livro eu gostei muito mais da Tracy, podia ter mostrado mais a aventura da personagem em um outro país. No final ela diz que fica com saudade da Inglaterra, mas durante o livro inteiro nem pareceu isso. Infelizmente não consegui gostar, a protagonista parece ter 12 ao invés de 16. Mas também não acho um livro RUIM, mas pra mim não é excelente. Resolvi dar uma chance a série e estou no último livro, mas sinceramente...não consegui engolir...por outro lado a escrita da Paula é boa e realmente te faz se prender á leitura

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.