Cinquenta Tons de Cinza - E.L. James

Eu disse que adiaria muito a leitura deste livro, pois só ouvia/lia críticas negativas e se um dia eu desperdiçasse uns dias de leitura com ele, seria só pra matar a curiosidade. Mas eis que, de tanto ouvir falar mal, resolvi solicitar para a Intrínseca. Só um aviso: continuem falando mal, o efeito disso na minha leitura foi ótimo.
Quando sua amiga redatora do jornal da universidade fica doente, Anastasia Steele é “obrigada” a entrevistar o multimilionário Christian Grey em seu lugar. Ela não sabia nada sobre ele, além de que ele era muito rico. Chegando no glorioso prédio, ela fica desconsertada ao perceber o quão lindo Sr. Grey é, além de perceber o gosto excessivo dele por poder e controle.

Depois de alguns encontros casuais, Grey e Ana vão se aproximam ao mesmo tempo em que Christian quer certa distância dela: seu jeito é inocente demais pra ele. Mas com a tensão que os envolve quando estão próximos, é impossível resistir e ambos acabam entrando numa relação não exatamente definida. Christian avisa que ele não é nada convencional e acaba revelando seu gosto por BDSM. Ele é um sádico e nunca se envolveu de forma amorosa com uma mulher, além de esconder muitos segredos e desta vez não será diferente.

Entre muitos jogos, presentes, encontros e desencontros, Ana e Grey seguem em uma montanha-russa: ora se dão superbem, ora ele a está castigando. Aparentemente, eles estão seguindo caminhos opostos: Ana espera mais que sexo, enquanto Grey quer mais do sexo, mas alguma coisa envolve estes dois e faz um a exceção do outro.
“-Se eu disser, você vai sair correndo dessa sala para nunca mais voltar. – Ele me olha desconfiado. – Não posso correr esse risco, Anastasia. - Quer que eu fique? - Mais do que você pensa. Eu não suportaria perde-la.”

Não posso dizer que este livro entrou para os melhores do ano (nem de longe), mas acontece que não me decepcionei. Eu gostei. Sou capaz de falar inúmeros pontos negativos, mas não posso negar que este livro me prendeu do início ao fim. E, ah, o final. Sem dúvidas, nas três últimas páginas realmente senti o que a autora tentou demonstrar o livro inteiro.

A leitura é fácil, mas a autora repete muito algumas ideias: ela usa expressões que cabem em determinado momento, mas uma ou duas páginas depois, ela usa a mesma ideia para outra situação. Faltou um pouco de tato na hora de apresentar seus personagens: me pareceu que ela não conseguia trabalhar com duas coisas ao mesmo tempo. Ela simplesmente falava que Grey era autoritário, mas eu não sentia isso, ao mesmo tempo em que não sentia nada de positivo quanto à personalidade dele. Neste quesito, para mim, ele ficou apático. E o sexo... Todo o estardalhaço do livro se deve a isso e, posso falar? O livro é sensual, descreve as cenas de sexo, mas não são tão minuciosas, eu esperava algo mais xulo, sinceramente falando. Mas este ponto foi positivo pra mim. O problema em algumas cenas de submissão aconteceu na minha cabeça: eu não consigo casar prazer com dor, não consigo imaginá-los num mesmo lugar, mas quem curte, provavelmente, vai entender melhor Ana e Grey sem falar no Quarto Vermelho da Dor.

Eu esperava algo bem pior e acho que algumas pessoas estão tendo uma reação exagerada por puro preconceito (digo isso para as pessoas que não leram e saem falando com base no achismo). A melhor saída é ler sem expectativa e acabar surpreendido. Não é sexo apenas, trata-se de algo muito menos superficial e tenho certeza que a autora quis mostrar a possível mudança que alguém pode sofrer, além dos traumas que podem comprometer toda a vida de uma pessoa. Sim, já estou desesperada por Cinquenta Tons Mais Escuros já que o final, como eu disse, foi realmente decisivo pra mim.
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Gostei da resenha, to com esse livro na minha estante que ganhei de aniversário, também não sei quando vou lê-lo e assim como você, quero eu mesma tirar as minhas conclusões sobre ele! Bj

    ResponderExcluir
  2. Gosteida sua resenha mais criei um certo receio com relação a esse livro. No começo até que eu queria ler, mais agora depois de ler tantas coisas sobre ele meio que me bateu um desanimo e acho que não o leria mais.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Ora quero ler esse livro, ora não, justamente pela curiosidade. E é por isso que ele tá na lista dos mais vendidos, toda a crítica negativa gerou muito buzz para a trilogia. Mas como tenho vários livros para ler, não vou me apressar.

    ps: depois da leitura do Marcelinho não sei se consigo levar a história à sério kkkk

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  4. Desde o burburinho do lançamento não me interessei em lê-lo. Sempre fico com "pé atrás" com lançamentos que causam tanta comoção.

    Li vários comentários ruins, mas também li comentários de pessoas que gostaram do livro. Só que não é o meu tipo de leitura. Não pretendo lê-lo.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Desde que fiquei sabendo da publicação dessa fic/livro meu deu raiva. A autora é chatinha e cheia de não me toques, e a então fic tinha alguns erros, a leitura era meio desconexa e parecia muiiiiiiito com outras histórias D/S. Mas aí eu pensei: nãoo ela vai modificar um pouco a história e não vai ficar uma versão de outros livros de D/S, mas não! Eu li e infelizmente não consegui gostar...

    ResponderExcluir
  6. Adoraria ler este livro!
    Parece ser muito legal, todo mundo fala dele! :)

    Beijoos
    Hayanne Deise Lins
    >> Profissão Adolescente

    ResponderExcluir
  7. Realmente o livro possui alguns pontos negativos, mas sua leitura não é de todo ruim, é envolve e não desgrudamos do livro. Eu também gostei, e assim como você não o considero o melhor que li até agora, é um bom livro para quem gosta do gênero.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. É tudo de bom esse livro!
    Hoje será/foi lançado o último da trilogia. Comprei na pré-venda e to ansiosa pra ler!
    Sempre evito críticas tanto positivas quanto negativas de livros que me interessam, porque acaba influenciando na leitura. Pelo menos pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Como é bom ler uma resenha que me incentive a ler Cinquenta tons, eu comprei assim que lançou, ai comecei a ler um monte de críticas negativas e perdi a vontade de ler, acabei emprestando pra família inteira e todos amaram, agora estou esperando voltar do ultimo empréstimo para começar a ler. *0* Já estou bem ansioso, o bom é que enquanto leio o 1º e o 2º o primeiro chega nas livrarias e não precisarei esperar, o que sinceramente, ODEIO.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Ceile! Muito em breve pretendo ler a Trilogia Cinquenta Tons, mas confesso estar bastante receosa. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Concordo totalmente com voce Ceile!! Eu li o livro e confesso que nao achei nada pesado como muitos disseram achei ate leve em comparacao aos muitos que estao ai,e confesso que tinha horas que eu odiava o Grey, mas ao mesmo tempo tinha vezes que era quase impossivel nao gostar dele,esse livro com certeza nao vai entrar pra minha lista de favoritos, mas estou bem curiosa pra ler a continuacao!!

    ResponderExcluir
  12. O livro tem gerado tanta polemica que resolvi lê-lo a narrativa pode não ter sido bem escrita mas a estoria flui e quando você vê já esta preso na trama querendo saber mais e mais. É difícil ver resenhas sobre o livro positivas por isso muitas pessoas ficam com o pé atras, mas eu acho que independente da opinião dos outros as pessoas deviam dar uma chance para o livro :)

    ResponderExcluir
  13. eu ainda nao li esse livro, apesar de ter os dois primeiros em casa
    vou terminar alguns de parceria e vou cair de cabeça nesse livro.

    ResponderExcluir
  14. Eu também esperava algo muito mais vulgar do que o que realmente encontrei enquanto lia. O livro realmente diverge as opiniões. Quem ama, ama, quem odeia, odeia e é isso aí. Eu gostei bastante, apesar de não gostar dessas repetições que você mesma citou na sua resenha, assim como não gosto do fato de ser muito fácil para a Ana ter um orgasmo, algo muito complicado para a maioria das mulheres. Mas nos livros, pelo visto, isso é sempre muito fácil e feliz. Ai, ai... Invejinha *mode on*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu tentei, mas não consegui avançar na leitura. Achei massante o início e como já não estava empolgada, desisti por completo. Quem sabe um dia quando a poeira abaixar eu tento de novo.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ceile!
    Essa é uma leitura que quero fazer e tenho uma ideia pré-concebida de como acho que o livro será. Como você bem disse, são várias as opiniões e ainda mais achismos.
    Acredito que é um livro que tem sim suas falhas, mas que, inegavelmente, prenda do início ao fim, e é por isso que quero ler.
    Talvez eu demore um pouco mais pra fazer a leitura, mas vou fazê-la!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Quanta polêmica gerada por um livro!!!!
    Confesso que eu amei esse livro, apesar de que neste volume, o tópico básico abordado tenha sido o encontro entre os personagens Christian Grey e Anastasia Steele e a paixão avassaladora e intensa que se desenrola entre eles. Achei que os personagens tem muita química. No que tange ao conteúdo erótico, acho que as cenas foram muito bem descritas e bem palpáveis.Contudo, critico toda a propaganda envolta para promover o livro a respeito de práticas de BDSM, que por sinal, foi quase inexistente. Também achei a protagonista bem insossa e muito ingenua, principalmente em tempos atuais. Quanto ao protagonista, inobstante seu humor controverso, ele bem que consegue me arrancar alguns suspiros (mentira, vários). No mais, ainda há toda uma trama a ser revelada sobre os segredos de Grey, que neste volume muito pouco se revelou. E justamente por haver essa trama que fiquei muito ansiosa para ler o 2º volume, que não me decepcionou, e acho sinceramente que o 3º também não irá. Com relação a sua escrita, obviamente, este livro nem de longe pode ser considerado um clássico, mas que conseguiu me deixar bem entretida. Me envolveu do início ao fim.

    ResponderExcluir
  18. Apesar de todo esse estardalhaço que essas obras mais hots estão fazendo no mundo inteiro, infelizmente ainda não li nenhuma delas. O que está me incomodando um pouco nesses livros é que eles começaram a ficar repetitivos. Pelo menos em todas as resenhas que li por aí, alguma personagem é adepta de BDSM. Sem falar em traumas passados que as personagens tem. E outra coisa é que todas as cenas de sexo são BDSM, como se pra ser sensual ou sexual, tem que necessariamente fazer modalidade.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Eu não li o livro. Só ouço falar mal dele, porque foi uma fic de crepúsculo e tal. Bom, se você ler um livro comparando com outro não vai gostar mesmo.
    Outro dia li uma resenha de um livro epico que a pessoa falou: "nada a ver com o senhor dos aneis". Poxa, agora todo livro epico tem que parecer com o senhos dos anéis? Nada a ver.
    Gostei da sua resenha. Só não leio o livro pra tirar minhas proprias conclusões porque não quero mesmo, talvez mais tarde.

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente nao sei o porque de ha tanto espanto de alguns blogs quando o assunto é Cinquenta tons de cinza, pelo simples fato de ser uma literatura erótica que mostra um lado mais "intenso" do sexo (o BSDM) mas enfim cada um com seus gostos e opinião com os livros. Realmente estou mega curiosa para ler esse livro, alguns meses atras (em junho eu acho) ja se começava a falar sobre E L James e seus livros, estou super curiosa para conhecer o Sr. Gray e a mocinha 'inocente' da Ana.
    Estou feliz com o fato de que as fanfic (tanto internacional como as brasileiras) esta tendo reconhecimento no mercado.

    ResponderExcluir
  21. Apesar das muito boas críticas e alardes feitos sobre esse livro, me bastou poucas críticas mostrando seus pontos negativos que eu meio que acho que não quero ler esse livro tão cedo, o que me da raiva é que pessoas que nunca pegaram um bom livro pra ler agora correm as livrarias e compram "50 Tons de Cinza" e leem apressadamente só para poderem espalhar que leram "50 Tons de Cinza" e ficar caindo de amores pelo protagonista Sr. Grey eu acho né?. Bem acho que é isso "50 Tons de Cinza" não passa pra mim de um romance hot que não me agrada a primeira vista.

    ResponderExcluir
  22. Assim que comecei a ler esse livro, fiquei chocada e ao mesmo tempo imprecionada. Jamis havia lido um livro assim e eu gostei dele. Na verdade, li a trilogia e não vejo a hora do filme sair!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.