Mini-Opiniões: Wake, Fade, Gone - Lisa McMann

Oi, pessoal!

Estou de volta com mais um "Mini-Opiniões" (caso queiram ver o primeiro, cliquem aqui).
Desta vez, trago os livros de uma trilogia que eu simplesmente amo e fiquei muito triste em ter acabado.


Li este livro tem muito tempo, mas sempre que vejo qualquer coisa relacionada à trilogia, sinto saudades. Janie é uma apanhadora de sonhos: ela é sugada para os sonhos das pessoas que dormem à sua volta. Ela tem apenas 17 anos e vive com sua mãe bêbada. Até que em um desses sonhos, além de observadora, ela passa a participar. Aliás, pesadelo. Isso é quase uma tortura pra ela. O problema é que o pesadelo é de Cabel, aquele cara que todos achavam estar metido com drogas. Um pouco mais próximos, eles começam a se envolver, mas muitos problemas os cercam. Confesso que só me dei conta de quanto tinha gostado deste livro quando terminei e me vi desesperada para comprar o segundo. Wake tem uma escrita muito peculiar. Suas frases são muito curtas, assim como os parágrafos. Isso me incomodou no início, mas depois, eu lia de forma voraz, sedenta por mais. O tema é inédito para mim e não me recordo de outro livro juvenil/YA que tenha abordado este assunto.
 
 
Este segundo volume é um pouco maior do que Wake, mas mesmo assim é pequeno. Neste livro, Janie e Cabel continuam namorando, mas escondidos, pois por conta de um trabalho para a Capitã, ela é usada como isca para prender um maníaco sexual que está agindo na escola. Com a ajuda da Sra. Stubin (uma apanhadora de sonhos mais velha), Janie começa a enxergar que pode ser útil ser uma apanhadora de sonhos, já que antes ela se via como uma aberração, porém ela descobre lendo o diário da Stubin o que o destino lhe reserva, o preço que será cobrado por seu "dom". Além de desvendar alguns mistérios, o romance vai ficando mais maduro e isso é mais uma das coisas positivas do livro: a autora desenvolveu personagens traumatizados, mas em nenhum momento frágeis. Eles são capazes de se envolverem de forma muito madura, mesmo às vezes comentendo alguns erros. Este livro tem uma das cenas que mais gosto da série, e é notável a evolução da autora, que mesmo mantendo seu estilo peculiar, já desenvolve um pouco mais sua escrita.
 
 
Depois de terminar Fade, eu estava ávida por spoilers de Gone, o último volume da trilogia e foi quando li a sinopse. Fiquei muito triste com o que li, porque eu não queria acreditar que a autora pudesse dar aquele destino para os personagens. E o sentimento de apeensão me acompanhou durante toda a leitura. Depois de descobrir o destino que teria, Janie precisa tomar uma decisão que pode machucar principalmente Cabel. Caso ela prefira se isolar, terá que abandonar seu emprego, o sonho da faculdade e, o mais dolorido, terminar com Cabel. Em contrapartida, ela vê que caso continue levando sua vida normalmente, esperando pelo "bote do destino", ela também teria que abandonar seus sonhos e se vê como um fardo para seu namorado. Para piorar sua situação, Janie encontra seu pai (que tem o mesmo dom) internado em coma em um hospital. Sua vida não poderia estar mais confusa. Suas decisões definirão não somente o próprio destino, mas de todos à sua volta. Pois bem, como eu disse, este livro foi dolorido pra ler. Eu sabia que as coisas não seriam tão boas já pela sinopse e não queria mesmo acreditar que a autora fizesse aquilo que eu imaginava com meu casal favorito. Janie e Cabel estão mais desenvolvidos do que nunca. O cuidado que ele tem com ela é exemplar: não chega a ser meloso, mas o amor é quase palpável. Terminei a série satisfeita, mas muito triste por ter que me despedir dos personagens por quem me apaixonei.
  
 

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. eu gostei mt de Wake, devorei em poucas horas! Mas Fade foi tao.. decepcionante. agora to desanimada pra acabar a serie, pq ja imagino o final que ela vai ter :/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a trilogia! Gostaria taanto que fossem feitos mais livros.. Se bem que eu não sei o que mais poderia ter acontecido. A história foi fechada de maneira... brilhante, eu diria.
    Agora é só torcer pra encontrar mais livros bons como esses.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Eu li sua opinião apenas sobre o primeiro para não pegar detalhes da história das continuações.
    Vejo todos falarem bem da série e, realmente, o tema dela é bem original!
    Apesar da escrita parecer ser peculiar, deve ser bastante envolvente. Espero poder ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa série. Acho que é a primeira vez que leio algo refente a ela.

    Também não lembro de nenhum outro livro com essa temática.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Eu terminei essa série em dois dias, Ceile, todos os três livros. ELA É GENIAL!!! EU AMO MUITO!

    Ganhei o primeiro livro por acaso e comprei os dois últimos no mesmo dia em que li Wake, ávido pelas continuações (e porque eles estavam super baratos na livraria) e no dia seguinte li Fade em algumas horas e li Gone no fim da tarde.

    Sou apaixonado pela série, principalmente pelo ar dramático que a Lisa McMann deu à tudo, e juro pra você que foi uma das melhores leituras do ano passado. Acho que os problemas da Janie são muito mais assustadores do que aqueles de romances sobrenaturais convencionais, em que o máximo de confusão que uma garota tem é se o cara fodão gosta ou não dela. O problema da mãe alcoólatra, do pai perdido, os problemas com Cabel, estar tendo dificuldade de sair dos sonhos... me encantei pela trilogia. Fiquei bem mal com o final de Gone, por motivos óbvios, mas ainda assim, mesmo tendo um final triste, não me fez perder a vontade de reler a série (o que fiz 1 vez, com menos afobação).

    Logo que fiz um Facebook, curti a Lisa McMann e descobri que ela tem uma série nova, mas nunca li. Parece bem legal também.

    É isso!! Adoro falar sobre este livro, mas como ele não é tão famoso, é difícil encontrar pessoas que o tenham lido também.

    Beijão,
    Renato.

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por essa trilogia, li de 2010 para 2011, logo que lançaram os livros. Janie e Cabel tem um espaço especial no meu coração. Li Gone com coração na mão, porque sabia que era o último. Tenho vontade de reler, mas estou sem tempo, por ter vários outros livros na minha lista. Esses dois são lindos e mereciam mais um livro rsrs

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante de WAKE, e estou morrendo de vontade de ler logo FADE, mas a fila está gigante! rsrs
    Como você mesma falou, o estilo da autora é peculiar, portanto, me anima saber que ela evoluiu um pouco neste aspecto no segundo livro!
    Seu post só me deixou com mais vontade ainda de comprar logo FADE! =D

    Bjs :*

    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi flor,
    Gostei dessa ideia hein, com mini opiniões e sempre que possível vou passa por aqui.
    Ai é tão triste quando amamos uma triologia e ela termina...
    Essa já está na minha listinha já tem um tempo, quero compra os três de uma vez pra ler em seguida.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Essa e uma serie que as vezes tenho curiosidade para ler,mas não tanta para comprar na hora talvez eu leia um dia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ceile! Eu ainda não li a série, mas morro de vontade!
    As capas são lindas e o enredo parece bem interessante. Vou ver se qualquer hora não leio =P
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Ainda nao tive a oportunidade de ler essa serie mas,fiquei bastante curiosa por ser uma historia bem diferente achei bem interessante estou bastante ansiosa pra ler!! Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Apesar da sua animação com a série, (tem outra pessoa que gosta tbm, a Juh do L&B), eu não animei muito de ler essa série não, sinceramente, rs. Achei a premissa boa, mas acabou que eles ficaram parados na estante! =/

    Beijos
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  13. Depois de ler sobre a serie e ler os comentários estou doida para lê-los. As capas apesar de serem bem simples são bonitas e a história da Janie parece bem envolvente.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da serie! Todos os livros tem capas lindas (sempre compro pela capa e.e)

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto essas capas, mas não cheguei a ler sinopses, nem resenhas, nem opiniões. Achei muito interessante. E como um bom amante do gênero, vou tentar ler essa trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tive a oportunidade de ler a série! Mas parece ser bem legal! Vai pra minha lista de desejados ;) Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro essa autora, li o primeiro livro da serie e me apaixonei pela sua escrita. Tenho uma imensa vontade de finalizar a trilogia.
    Ps: o Cabel é um lindo!

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvido falar dessa série, e na verdade achei um pouco confusa essa história de "apanhadora de sonhos", mas como eu sou viciada em livros de sobrenaturais acho que posso eles podem me agradar muito. Outra coisa que me chama a atenção são as capas, eu particularmente gosto muito.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.