A Distopia além dos livros: Filmes


Distopias are the new black
 
Semana passada, falamos aqui de três séries distópicas e agora é a vez de falar de dois filmes filmes do gênero.

O Preço do Amanhã

A famosa expressão "tempo é dinheiro" nunca foi tão literal. Neste mundo alternativo, quando as pessoas completam 25 anos elas param de envelhecer, porém elas "ganham" apenas mais um ano de vida a serem contados pelo que eles chamam de relógio e é isto que mede o tempo restante das vidas, além de ser a moeda de troca. Tomar um café, pegar um ônibus, comprar o almoço - tudo, absolutamente tudo vale tempo. Uma coisa simples, pode custar 2 horas. Ou seja, as pessoas da periferia não passam dos 26 anos, mesmo com os impagáveis empréstimos de tempo. O tempo das pessoas esgotam, elas simplesmente caem mortas nas ruas e ninguém tem tempo de enterrá-las. Mas, claro, alguém está lucrando com tudo isso certo? Assim como na sociedade atual, lá também existe a vida de luxo e glamour, onde os ricos - aqueles que possuem muito tempo - esbanjam tranquilidade. Eles podem andar sem pressa, já que tempo é o que não falta. Os territórios são divididos pela quantidade de tempo que a população possui, evitando que os "ladrões de tempo" invadam e roubem a parte rica.

Will Salas (Justin Timberlake), o protagonista deste filme, divide todo tempo que ganha com o trabalho com a mãe - que por conta da "falta" de envelhecimento, parece sua irmã ou namorada -, e é uma verdadeira luta sobreviver na parte pobre da cidade. É quando ele acaba salvando um cara riquíssimo (ele tem cerca de um século) de um roubo e este cara, já cansado de viver, doa o tempo para Will e é aí que a coisa começa: Ele passa a ser procurado por roubo (já que as câmeras só registraram parte da morte do rico) quando decide se mudar para a zona rica e desfrutar do luxo que agora pode pagar. É nesta nova vida que ele conhece Syvia Weis (Amanda Seyfried), a filha do homem mais rico do mundo e tudo começa a desenrolar...

A premissa deste filme é interessantíssima e numa primeira olhada, o filme é ótimo. Muita ação, mas sobretudo, muita reflexão. Claro que para o gênero, ele ainda é muito superficial e dá uma derrapada na coerência dos fatos. Se formos questionar muitas coisas, o filme nos deixa sem respostas, mas não deixa de cumprir seu papel e mostra a que veio.
Para quem ainda não é o maior fã do gênero, é uma ótima pedida, já que o filme é bem ágil e rápido. Para quem já adora, com certeza vai conseguir tirar boas lições de O Preço do Amanhã.

O Livro de Eli
Este filme é um exemplo de distopia pós-apocaliptica (veja as definições aqui). Após uma guerra desenrolada por conta de um Livro, poucas pessoas sobraram no mundo e todos os livros foram dizimados. O vilão da história, Carnegie (Gary Oldman), está em busca de um livro - qualquer um -, pois sabe o poder que este livro carrega e como, através dele, é possível governar as pessoas - como ele é um vilão, óbvio que ele quer ganhar poder com isso, não tornar as pessoas civilizadas. Ele é dono de um vilarejo e é aí que entra Eli (Denzel Washington), o andarilho: ele possui o único livro existente no mundo e dia após dia, durante 30 anos, ele faz a leitura antes de dormir. Claro que ele protege muito bem seu exemplar, já que ele está rumando para o oeste ds Estados Unidos em busca de um lugar específico para entregá-lo (sim, são 30 anos caminhando, lutando para manter o livro a salvo e procurando o tal lugar). Eli vai se hospedar na pensão de Carnegie e é quando o dono começa a desconfiar que ele possui o livro do poder.

As condições de vida são precárias e as pessoas são capazes de qualquer loucura para sobreviverem. Não há comida e quem possui água, acaba monopolizando a distribuição, cobrando coisas absurdas.
A fotografia do filme já dá uma noção da criticidade do mundo - tudo é marrom, ruínas, desgastado. A falta de respostas e a expectativa por saber qual o grande objetivo do filme, nos prende do início ao fim na cadeira - no sofá, na poltrona, onde estiver -. Este filme é, de uma forma geral, silencioso. As conclusões não são tão óbvias, dependem da interpretação de cada cena. Ele mostra um mundo praticamente primitivo e como O Livro Sagrado (A Bíblia) é fundamental não só para o poder, mas para o desenvolvimento da humanidade, o resgate do conhecimento, as respostas para a sobrevivência.

Se procura ação, este filme também a tem: a geniosidade implicada a Eli é motivadora. Imaginar que ele pode vencer tudo, mas ficar ansioso pelo golpe de mestre é demais! Achei fascinante toda a inteligência atribuída a este personagem - o que pode ter muitas origens, mas, na minha opinião, povém não só da experiência de viver sozinho pelo mundo, mas da leitura diária.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir este post e conferir nossas resenhas de Legend; A Seleção; DelírioStarters ;)
E semana que vem tem mais dois filmes do gênero para vocês!
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. O preço do amanhã é mto bom! vale a pena assistir! ;)

    ResponderExcluir
  2. In Time/O Preço do Amanhã é um dos filmes recentes que não saem da minha cabeça. Quando vi pensei "Quero ler o livro", só que não tinha reparado que não é baseado em obra alguma. É do mesmo diretor de Gattaca, outro dos meus filmes favoritos.

    ResponderExcluir
  3. "O Livro de Eli" é ótimo. Assisti no cinema e desvendei o mistério do livro bem cedo.

    Denzel está ótimo em sua atuação. Vale muito a pena assistir a esse filme, :)

    ResponderExcluir
  4. Já assisti os dois, vale muito a pena ;)

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao tive a oportunidade de assistir os filmes queria muito assitir o filme com o Justin e a Amanda (adoro eles eo Justin é muito gato rsrs) fiquei bastante curiosa pra ver!!

    ResponderExcluir
  6. Eu já assisti o preço do amanhã. O filme é muito bom! Adorei o modo como eles fizeram o dinheiro ser o tempo de vida da pessoa e essas coisas.
    Ainda não vi o livro de eli, meu irmão assistiu e disse que é maravilhoso ^^

    ResponderExcluir
  7. Ceile,

    eu assisti O Preço do Amanhã e fiquei assim - - - - > O_O Com certeza, um filme bem feito e com uma história bacana, mas principalmente um filme bastante reflexivo a respeito de diversos pontos: o que eu acho o central é como o dinheiro até mesmo em um tempo totalmente diferente dos nosso continua a ser o mais importante, sendo o principal para viver. Com a onda de livros distópicos, você consegue perceber essa inflencia também nos livros, mas aqui eles já tinha chegado há tempos. Tem vários livros distópicos que eu gostaria que fossem adaptados, para ver como eles seriam demonstrados graficamente.


    Beijos,

    Raphaela
    @EqualizeLeitura
    { http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ceile!

    Ainda não tive oportunidade de ver nenhum dos filmes, mas O Preço do Amanhã chama muito minha atenção. O roteiro é bem elogiado e super recomendado, então vou tirar um dia para vê-lo.

    Beijos,
    Gabe
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já assisti O Preço do Amanhã e adorei ! Achei um bom filme em todos os quesitos.Já O Livro de Eli,ainda não vi,mas meu pai assistiu e disse que é ótimo.
    Estou gostando muito dos posts sobre distopia,está sendo ótimo conhecer mais esse gênero ! Seu blog é demais,parabéns !
    beijos =)

    ResponderExcluir
  10. Geralmente livros e mesmo filmes distópicos tendem a perder o fio da meada se o autor ou diretor não estiverem bem atentos na coerência dos fatos, apesar de ter lido mais livros do que assistido filmes distópicos eu tenho gostado bastante do gênero, apesar de quase sempre me sentir um pouco perdida com as histórias.
    Vou aproveitar o fim de semana e essa dica do blog e assistir esses filmes.

    ResponderExcluir
  11. O Preço do Amanhã é um filme muito bom, a temática totalmente diferente de tudo que eu já tinha visto e muito emocionante. É um futuro que você quando está assistindo consegue imaginar e se emocionar. Os atores interpretam muito bem e o filme foi muito bem produzida.

    ResponderExcluir
  12. Eu só tinha ouvido falar do primeiro filme, mas ainda assim, não sabia do que se tratava. Adorei a história, vou procurar por esse filme!
    O segundo também parece ser bem legal..eu não conseguiria me imaginar em um mundo sem livros!
    Ótimas dicas! =)

    Annie
    Praticamente Inofensivo

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    O Preço Do Amanhã é ótimo.Ainda não assistir
    O Livro de Eli ,mas fiquei curiosa.
    Parabéns pela postagem!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ceile!

    Só vi O Livro de Eli e adorei!
    Estou curiosa com O Preço do Amanhã.
    Vou conferir assim que puder!

    Beijos!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  15. Ja me recomendaram o O Preço do Amanhã me falaram que é MUITO bom, curiosidade a mil com o filme. O outro nao conhecia.

    ResponderExcluir
  16. Confesso que não conhecia nenhum dos dois filmes, mas posso dizer que fiquei bastante curioso pra assisti-los. Achei esse post o máximo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Eu já assisti O Preço do Amanhã, é mtooooo bom!!! Eu já ouvir falar de O Livro de Eli, mas não vi ainda.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.