[Séries] Especial Distopia: Seriados


Distopias are the new black...

Vemos muitos livros por aí que tratam do assunto e depois da febre Jogos Vorazes (apesar de não ser o primeiro livro a tratar disso), vieram muitos outros que fizeram e fazem sucesso com suas ideias futurísticas criticando a alienação e opressão. Mas nem só de livro vive um mundo distópico... Que tal conhecer algumas séries do gênero?

Caso queiram conhecer um pouco mais sobre Distopias, recomendo os links abaixo, já que aqui não vamos falar exatamente de conceitos.

Dollhouse


O tema principal dessa série são as nossas escolhas. Você teria coragem de apagar toda sua vida real(apesar de sofrida) para ser outra pessoa? Ou melhor, ser várias pessoas em um só corpo? Experimentar várias personalidades por dinheiro? Echo é uma jovem que teve problemas no passado, e agora ela “trabalha” numa instituição clandestina que usa as pessoas como “bonecas”. Ela pode ser desde uma criminosa até uma dominatrix por um tempo. Em determinada situação, ela é chamada para incorporar uma personalidade, e assim, é transferida para sua mente tudo que ela precisa saber(desde luta ou línguas) por uma máquina, depois do serviço, o cientista grava tudo da mente dela e em seguida limpa essa personalidade, deixando-a pura para uma nova personalidade. O cenário é pré e pós-apocalíptico e apesar do cancelamento, a trama é bem amarrada, e percebemos a luta da jovem para reencontrar sua vida, sua personalidade definitiva.

Continuum


Você voltaria no tempo e reescreveria sua historia diferente? Ou continuaria com as mesmas ideias, mas em um mundo novo? A série começa em 2077, um futuro onde as grandes corporações dominam a política e as leis. No entanto, existe um grupo terrorista chamado Liber8 que se opõem a esse controle. Depois de capturados, e condenados à morte, os membros do Libert8 usam a fonte de energia que deveria executá-los para voltarem ao tempo, precisamente em 2012. O que eles não planejaram foi à ida da policial Kiera para esse mundo. Ela precisa resgatá-los, antes que o grupo comece a mudar o presente. As questões que eles abordam são a viagem do tempo, e a interferência do nascimento dos membros do grupo, ou da corporação. Será que isso afetaria a presença deles em 2012 e o futuro de 2077. Ela vai conseguir voltar para seu mundo? Em breve vou resenhar Continuum e explicar com mais detalhes essa série fantástica que foi renovada para a segunda temporada.

Fringe


Acredita em mundo paralelo? Nessa série, existem vários mundos paralelos, dependendo de suas escolhas. Walter Bishop descobriu a janela para outro mundo, e descobriu também que existem pessoas idênticas a nós, mas com personalidade totalmente diferente. Quando seu filho morreu no lado A, ele tinha esperança que o outro Walter conseguisse uma cura, porém, uma distração no laboratório fez com que desse errado. Então, numa noite, o Walter do lado A, passou para o mundo paralelo e raptou Peter que era a cara do seu filho morto. De lá pra cá, os dois mundos começaram a entrar em colapso, destruindo muitas cidades e vidas. Apesar de não esquecer o que fez e sofrer constantemente, Walter tenta a todo custo reparar os erros do passado junto com Peter e o FBI que inclui Olivia. Existe também um grupo chamado de “Observadores” que no inicio parecia serem inofensivos. No entanto, no futuro da série, eles começam a destruir o mundo, ameaçando pessoas e o governo para serem os únicos poderosos da cidade. Viagens para mundos paralelos e futuros diferentes, experimentos bizarros com humanos, tecnologia avançada, governo opressor e muita reflexão sobre a vida, esperança, liberdade e amor são o tema. Sendo minha queridinha, vou sentir falta quando a quinta temporada chegar ao fim, o que não vai demorar.


Existem várias séries que aborda a distopia(como True Blood, Revolution...), essas foram que mais me chamaram atenção para o assunto.

Fico por aqui.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Assisti uns episódios de Dollhouse e Fringe e gostei das duas. Fringe eu vi vários episódios e amei, pena que acabei me perdendo.

    Beijos,

    carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. No último post que teve de series fui conferir American Horror Story e não me arrependi é muito assustador é claro mas os episódios são muito bons. Já ouvi falar de Fringe mas nunca cheguei a ver, talvez comece e acabe gostando :)

    ResponderExcluir
  3. Dessas, só assisti a primeira temporada de Fringe, mas só. Só sei que preciso baixar logo a segunda pra começar a assistir. E me interessei pelas outras duas.
    Beijos.

    ResponderExcluir


  4. Olá..eu sou Carol...eu fiz um diario virtual como meu blog, se quiser dar uma passadinha pra visitar eu ficaria mt ofeliz *-* to começando agora...bem comecinho mesmo!!! se gostar me siga pra ficar por dentro dos posts!!!
    Obrigadaa, aqui tbm é mto fofo, ainda to aprendendo a mexer =D

    ResponderExcluir
  5. Dessas só conhecia Fringe, mas nunca parei para assistir a um episódio, por isso nem sabia que se tratava de uma distopia, imaginava que era algo mais pro sobrenatural, rsrs.

    Bom fds e bjo!

    ResponderExcluir
  6. Fringe é a mais famosinha, mas pelo que você escreveu, fiquei mais curiosa pra conhecer Continuum... Sempre quando tem esta coisa de voltar para o passado, penso justamente nas alterações do futuro (é, tipo Efeito Borboleta).

    Eu <3 True Blood (pelo menos até a 3ª temporada que assisti hehehe) e é a distopia mais "camuflada" das séries, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Só conhece Fringe de nome as outras series nunca ouvir falar.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia nenhuma série. Geralmente assisto só as mais famosas, dessas que passam na TV. Vou procurar saber mais sobre a serie Fringe, me chamou a atenção ^^

    ResponderExcluir
  9. Dessas séries que você citou, só conhecia "Fringe", e mesmo assim só de nome. Achei muito legais, e como um bom amante de distopias, assistirei todas. Não sei quando, mas vou assistir. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Tbm conheço essa série Fringe, mas só de ouvi falar! Mas esses séries parecem ser mto boas! :)

    ResponderExcluir
  11. Começei a assistir Fringe essa semana, super animada com a serie, as outras nao conhecia vou baixar o pilot.

    ResponderExcluir
  12. Todas me pareceram muito interessantes apesar nunca ter assistido nenhuma série distópica, entre os três eu fiquei muito curiosa para assistir Fringe, achei a que tem o enredo mais legal, não que as outras não tenham mas Fringe me agradou mais.
    Bem de todo modo parabéns e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  13. Fringe ótima série pena que a audiência era muito baixa se não teria continuado por muito mais tempo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.