A Garota do Outro Lado da Rua - Lycia Barros

Um bom desenvolvimento, mas e aí?

Enzo, o típico menino nerd que adora Biologia, é apaixonado por sua vizinha, Rafaela. O problema é que ele nunca falou com ela, mesmo morando na frente da sua casa e estudando na mesma sala.
Rafaela é a garota popular e um tanto quanto fútil. Excessivamente ligada nas aparências, pouco percebe no que acontece à sua volta.

Ambos vivem no mesmo espaço físico, mas em mundos totalmente distintos. É como se só Enzo soubesse da existência dela – observando-a pela janela de casa, na escola – e ele acabou criando uma imagem para ela sem realmente conhece-la. Porém, estes mundos acabam se chocando quando em um passeio de escola, eles acabam perdidos na mata. Obrigados a conviver e buscar pela sobrevivência, farão muitas descobertas que mudarão para sempre o conceito de pré-julgamento.

“Quer dizer, todo mundo deseja ser especial para alguém.”

Com uma história central totalmente clichê, o livro ganha notoriedade em desenvolvimento. A autora escreveu um livro adolescente que mostra com ações as lições que quer passar.

O grande ponto positivo do livro, em minha opinião, foi a escrita da autora. Ela escreveu um livro para adolescentes de forma simples, mas inserindo sutilmente termos que deixam a escrita mais rica. Toda descrição do cenário, os diálogos e, principalmente, as visões dos personagens foram tratadas com muito cuidado e deu mais clareza na hora de ler e imaginar tudo aquilo. Rafaela é irritante e bem imatura, mas Enzo também se mostrou alguém que julga pelas aparências, o que não me deixou ter uma visão dele de “tão coitadinho”.

 “Às vezes, eu ficava durante horas sentado na calçada com a minha caixa da coleção de insetos colocada entre os joelhos, pensando em chamá-la para brincar, mas nunca tive coragem.”

Porém, depois de um desenvolvimento muito bacana, veio um final até que surpreendente, mas sem maiores detalhes, o que não me convenceu. A autora focou muito em Enzo e Rafaela, até porque a história é simples e o livro pequeno, mas não deu o devido espaço para os personagens secundários, o que deixou uma grande lacuna para o desfecho. Outra coisa também relacionada ao final: no geral, em qualquer história eu espero notar algum desenvolvimento dos personagens, seja para pior ou para melhor e isso não acontecer, me deixa realmente com a sensação de frustração.
Mesmo sendo uma obra para adolescentes em época escolar, a autora poderia desenvolver um pouco mais seu final para que ele ficasse à altura de todo o desenvolvimento da história.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Não conhecia o livro mais achei a história boa. E leve e facil de se ler.
    Gostei da resenha.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ceile!!
    Adorei a sua resenha!!
    Sempre tive curiosidade para ler os livros dessa autora, principalmente esse que resenhou!
    Não sabia que o livro era mais voltado ao público teen e talvez por isso a história em si tenha deixado essa impressão de pouco desenvolvimento e tals.
    Espero poder ler algum dia.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com a sua resenha. O final até surpreendeu, mas não me deixou satisfeita :(

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  4. Trama bem clichê mesmo. Parece filme de adolescente que passa na sessão da tarde, rs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ceile!
    Eu ainda não li esse livro, mas gostei muito dos outros da Lycia!
    A narrativa dela é ótima e é o que torna melhor seus livros.
    Uma pena que o desenvolvimento desse não tenha te agradado tanto!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ceile!
    Eu tenho vontade de ler esse livro só para conhecer a escrita da autora. Antes mesmo de ler sua resenha, já esperava um livro leve e escrito para adolescentes. E sim, também já esperava uma leitura clichê, porque não me incomodo muito com isso.
    Mas gostei muito de saber sua opinião. (:
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei bastante da escrita da autora e achei interessante a história que ela criou, como você disse, mas voltadas para adolescentes.
    Além disso, é super fácil e rápido de ler, então acho que ela cumpre com seus objetivos, trazendo mais adolescentes para a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ceile, tudo bem?
    Eu também já li o livro e adorei, mas compartilho a mesma opinião que você sobre o final: a autora focou muito em Enzo e Rafaela, e não desenvolveu muito os personagens secundários, por isso achei o final meio vazio :/

    ResponderExcluir
  9. Apesar de clichê e ter aquela personagem enjoada hehe...Eu tenho vontade de ler esse livro. Foi bom ler sua opinião assim eu já sei mais ou menos o que esperar. Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  10. o livro parece bem interessante
    eu quero ler para ver se eu gosto

    ResponderExcluir
  11. Primeira observação: ainda bem que ele não a chamou pra brincar quando estava sentado com sua caixa de coleção de insetos!! Eca!! Seria pior pra ele que ser invisível! rs...

    Bom, com certeza eu sentiria falta do desenvolvimento das personagens também, Ceile, mas ainda assim o livro continua na minha listinha de desejados. Quero conhecer a obra da Lycia.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Não conheço nenhuma obra da autora, mas já imaginava isso da história.
    Eu pessoalmente não curto "mimimis" adolescentes, é um saco! E o clichê garota popular+nerd já está meio ultrapassado, né?
    Que pena que não houve desenvolvimento dos personagens, é tão triste isso.
    Mas a capa do livro é bem feita =D
    Abraços, Douglas Ricardo - Lendo & Relendo

    ResponderExcluir
  13. Apesar da história adolescente clichê e das critícas na resenha eu ainda sim adoraria ler o livro, acho que sou viciada em romances adolescentes, tem gente que gosta de romance de banca eu prefiro os romances adolescente, vai entender o mundo.
    Bem, eu achei um ponto importante e realmente frustante na resenha, como a autora não desenvolveu os personagens, assim como você eu também sempre espero que eles mudem depois das experiencias vividas com a gente, uma pena isso.
    Bem mas vou tentar, além do mais o livro é uma graça.

    ResponderExcluir
  14. A primeira vez que vi o livro ele me chamou atenção pela capa, depois vi a sinopse gostei. Mesmo ele sendo clichê que quero lelo, porem nao vou criar muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que eu iria amar esse livro, eu gosto de histórias adolescentes, mesmo clichês kkkkkk, elas sempre conseguem me ganhar. Quero muito ler o livro, já adicionei a minha listinha.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Também gosto de quando os personagens mudam durante a história. Pena que isso não ocorreu.

    ResponderExcluir
  17. Realmente, achei tudo muito clichê. Igualzinho a muitos filmes, ou até "Malhação". Rsrsrs
    Pelo menos a autora compensou com uma boa narrativa. Se tiver oportunidade (ganhar ou alguém me emprestar), lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Oie, eu amei a resenha!
    Tava querendo comprar esse livro!
    Mas fiquei meio que na dúvida!
    Mesmo sendo clichê, quero ler!
    Beijinhos :3

    carinhodaspalavras.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.