O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde

Juro que desta vez não foi culpa da expectativa. Eu só fiquei com a sensação de que ele já fez e pode fazer melhor.

Tomas Ventura perdeu os pais no acidente aéreo – real – que chocou todo o país: eles estavam no avião que caiu no Mato Grosso após ser atingido por um jatinho. Ele se sente culpado por não ter falado dos “sinais” que percebeu e que poderia ter evitado com que eles embarcassem. Depois da tragédia, ele decidiu viver do jeito que mais amava: em seu barco, acompanhado de seu violão e seus discos. Sua maior paixão é a música e é dela que ele vive, fazendo trilhas sonoras para filmes e comerciais.

Enquanto desabafa sobre ter sido traído e trocado pela ex-namorada com seu amigo BJ, eis que entra no bar aquela que vai mudar sua vida: uma mulher com olhos cor de mel que entrou ali para comprar alguns discos e ambos acabam em uma disputa para saber quem fica com determinado disco. Depois de uma “batalha musical” e um empate técnico, a tal mulher vai embora e Tomas não fica sabendo nem o nome dela, fica apenas com a imagem de seu lindo rosto. Em meio a segredos, encontros, passeios, música, inspiração e muita intensidade, Tomas e a garota dos olhos cor de mel descobrem um novo mundo, que nada mais é que a junção de ambos.

"- (...) Onde estarei no final do dia? Essa é a questão. Gosto daquele ensinamento que diz que devemos aproveitar o caminho, e não esperar o final dele para sentir prazer."

Depois do magnífico e ao mesmo tempo simples Ainda Não Te Disse Nada, Maurício Gomyde escreveu um livro com um pano de fundo bem conhecido para ele: a música. Eles nos apresenta um romance enigmático, com um cenário bacaninha de uma vida um pouco alternativa com suas ótimas pinceladas de humor negro. Porém, inúmeras coisas me mantiveram distante desta história: a realidade dos personagens, a personalidade de Tomas, o jeitinho misterioso ao mesmo tempo em que fácil de Aurora, as conversas filosóficas... Mas tudo isso seria resolvido com uma boa narrativa e aí está a grande falha do livro, na minha opinião: faltou desenvolvimento. O livro peca no excesso de diálogos e pouca visão do todo. Quando Tomas falou que estava apaixonado, eu voltei algumas páginas para ver se tinha perdido alguma coisa, já que não acompanhei o crescimento desta paixão. E assim todas as coisas do livro, foram pouco citadas, pouco trabalhadas. Talvez se o livro fosse escrito em primeira pessoa, sob a visão de Tomas, eu teria mais noção do que ele estava pensando, já que a narrativa não me proporcionou isto. Assim como boa parte dos diálogos poderia ficar no pensamento, já que achei surreais as conversas entre um homem e uma mulher que estão se conquistando.

Sim, o final do livro foi lindo e emocionante e aí sim enxerguei uma boa desenvoltura, uma boa descrição, algo mais palpável. Chorei muito porque o momento foi delicado, mas, infelizmente, a narrativa não me permitiu me envolver tanto com os personagens e sua história, de forma que achei tudo muito raso. Uma boa ideia, mas que ficou quase vazia.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Há um tempo venho criando expectativas por esse livro,acho melhor parar por aqui rs. Espero poder lê-lo logo.
    beijos =)

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do cenário da história e enquanto lia a sinopse, bem eu não poderia dizer que se trata de um livro ruim, pelo contrario, parecia até bem interessante. Pena que ele no fim das contas decepcionou, pelo que você disse eu acho que nem vou tentar ler porque se tem alguma coisa que me frustra e me faz abandonar um livro é falta de desenvolvimento, eu gosto de sentir os sentimentos dos personagens página a página, mesmo assim parabéns pela resenha, como sempre muito clara, gosto muito de lê-las.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana, obrigada (:
    Muitas pessoas gostaram do livro, então pode ser que você goste também.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. A mesma coisa acontece com "O Mundo de Vidro" :/ essa coisa dos personagens se apaixonarem "do nada", o excesso de diálogos, etc. :/

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, já não era um dos meu favoritos a ler, mais fiquei curiosa para saber o tal final emocionante que você disse.
    Eu adoro quando a história é narrada em 1ª pessoa, é legal imaginar o que a pessoa está pensando. Porém se não é, e a história não é tão empolgante, tenho medo de abandonar.
    Enfim, vamos ver, quem sabe mais pra frente eu não resolva ler o livro apenas por uma distração não é mesmo?.

    Beijos, Isabela.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a maioria dos pontos que citou na sua resenha, Ceile! Exceto pelo final, que não me emocionou... Achei bem previsível. Gosto muito do Gomyde, mas considero esse o livro mais fraco dele.

    Beijos, fofa!

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  7. É a primeira resenha que leio com tantos pontos negativos referente a esse livro. A maioria rendeu mil elogios.

    Tenho interesse em lê-lo algum dia...

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    já li um livro do autor e gostei bastante então não teria problemas em ser mais um. Gostei bastante da sua resenha :)

    Que pena que o final dizem que é ruim neh?

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ceile, eu realmente entendo a sua opinião, na verdade eu não tinha pensando nisso na maior parte do livro, ele simplesmente me conquistou sabe? Quando o livro não precisa ter muito e conquista a gente? Eu acho que era esse tipo de livro que eu precisava quando eu o li, e por isso ele foi tão especial, quem sabe se eu o ler alguma vez ele eu veja da mesma forma que você, mas no momento eu ainda estou apaixonada demais por ele haha

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  10. Oi Ceile!
    Eu gostei mais de Ainda Não Te Disse Nada, como você, mas minha opinião foi contrária a sua. Eu me envolvi com a história desde o início, então não vi problemas com a narrativa, eu consegui visualizar o todo por meio dos diálogos. Já o final, por mais bonito que eu tenha achado, foi o que não me fez favoritar o livro, porque eu fiquei revoltada hehe... Eu acho que me apeguei tanto ao casal que não gostei do que aconteceu.
    De qualquer forma, eu achei o livro lindo, mas pra mim não superou Ainda Não Te Disse Nada!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. acho que vou pedir esse livro de natal, gostei muito da resenha =)

    ResponderExcluir
  12. Título complexo né? haha Primeira vez que vejo a palavra Procede em um título.
    Parece bom o livro, quando surgir uma chance quero lê-lo.
    Por que relacionamentos nos livros tem que ser tão difíceis? haha Parece até minha vida xD
    Adorei a resenha. Abraços,
    Douglas Ricardo - Lendo & Relendo

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e fiquei com MUITA vontade de ler :)

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente não gostei do livro não, a historia nao me 'atraiu' assim.

    ResponderExcluir
  15. quando você falou que chorou com o livro. Ele já me ganhou! Sério mesmo, adoro livros que me fazem chorar. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vou dar uma chance a ele com certeza.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Não tenho muita vontade de ler esse livro, se fosse para escolher eu leria Ainda não te disse nada, acho que é mais a minha cara.

    ResponderExcluir
  17. Tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não o li. Essa é a primeira resenha que leio sobre ele, e que não gostou tanto assim. Realmente uma pena.
    Em breve vou lê-lo, e espero gostar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Poxa, Ceile, que pena que faltou a oportunidade da gente se envolver com as personagens no livro... não li Ainda não te disse nada, seria minha próxima leitura dos livros do Maurício, mas acho que vou passar O Rosto que Precede o Sonho na frente. Assim, acho que diminuo a expectativa sobre ele e aumenta a chance de eu gostar.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.