Baú de Romance #4 A Rosa do Ártico (Claire Harrison)

                                                   A Rosa do Ártico
Autora: Claire Harrison
Editora Nova Cultura, série Clássicos da Literatura Romântica

Sinopse:

Na solidão da floresta canadense, Guy e Rebeca foram parceiros e amantes.


O pequeno avião partiu-se em dois e mergulhou no lago. Guy e Rebeca, únicos sobreviventes, sentiram que a fatalidade fora apenas adiada. Quem os encontraria na floresta de pinheiros do Canadá? Quem os livraria de um destino trágico em meio a uma natureza bela, mas hostil? Dias e noites de medo, pesadelos, fome... Desejos camuflados emergindo à flor da pele. Como saber o instante sublime em que se deu o despertar violento da paixão? Condenados à solidão do Ártico, entregaram-se um ao outro numa escalada delirante de volúpia, para esquecer o sofrimento e celebrar a vida. Se a salvação chegasse, que futuro aguardaria aquele sentimento poderoso, nascido na adversidade?




Resenha:

Um livro, realmente, inusitado!  Certo, certo, o mocinho e a mocinha perdidos no meio da selva é até um tema clichê; mas uma mulher gorda, num romance de banca? Foi totalmente inesperado, para mim. Apesar disso, como já disse, o tema do livro é bem comum, e é até muito parecido com a obra Castelos de Areia (também um romance de banca). Confesso que o livro é viciante... até que chega o meio dele. Exatamente pouco depois da metade do livro, ele se torna quase enfadonho!

Rebeca é uma enfermeira que está uns (bons) quilinhos à mais do que deveria (lê-se obesidade), mas está razoavelmente bem com isso. Ela há muito não se importa com os olhares de - quase - nojo que os homens lhe dirigem, e não quer saber de relacionamentos. Ela é virgem em tudo: nunca se apaixonou, nunca beijou, nunca nem se interessou por algum homem! Mas, fugindo de sua família (e é assim que vejo o fato dela querer trabalhar no Ártico!), ela acaba se envolvendo num acidente de avião, onde todos morreram, exceto ela e o (Don Juan) Guy. O homem está ferido, e eles estão no meio do nada, num lugar tão frio quanto uma geladeira. Não fazem ideia de onde estão, ou para onde vão, e Guy está ferido demais para andar. O que fazer, então? Ha-ha, Rebeca pode ser gorda, mas tem uma força interior que impressiona! Somente por causa dela, Guy sobreviveu, e ambos continuaram lutando pela vida naquele lugar quase inabitável. Mas, diante de todo aquele isolamento, o que pode ocorrer com os dois?

Como já comentei, até o meio do livro, a narração é perfeita, com uma dose adequada de ação e envolvimento entre os personagens. O problema é que o livro quer retratar não somente os problemas enfrentados pelos personagens quando estão na mata, mas também a marca que o acidente deixará em suas vidas, quando retornam para a civilização. A partir dai, o livro é quase parado. Os personagens não se veem (!), e um romance de banca onde os personagens nem podem se falar... Pra mim isso não faz sentido. Tudo bem, ignorando isso, achei que a autora soube, perfeitamente, desenvolver os sentimentos dos personagens, e os fatos não acontecem de forma abrupta. Não houve hipocrisia: Guy não começou a gostar de Rebeca do nada... Quer dizer, é lindo, sim, que os personagens se gostem por causa do que são interiormente, mas o interior não irá justificar desejo sexual. E seria uma coisa muito falsa se Guy desejasse sexualmente Rebeca, enquanto ela fosse gorda (Compreenda, estamos falando disso no contexto dos romances de banca; então, não me julguem!). Apesar disso, pareceu um milagre, o emagrecimento de Rebeca!  Mas vamos tentar entender, né: diferente da maioria das mulheres que quererm emagrecer com dietas malucas, ela sofreu um acidente de avião e ficou presa num lugar que malmente tinha comida! Então, se quiser emagrecer, sofra um acidente de avião!

Se o livro parasse na parte que eles são resgatados, ele seria perfeito. Claro, o livro torna-se mais completo justamente por causa dessa 2ªparte, mas ele quase não tem assunto a partir do acidente! Porém, recomendo o livro. É diferente. É bonito. Por quê não, então, lê-lo?

Nota: 9.0


Ass.: Arine-san
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Eu nunca tentei ler romances de bancas, nunca me interessou. Acho que o tema desse livro é clichê, então não tenho tanta vontade para ler, e a sinopse nem a resenha não me despertou tanta curiosidade a ponto de dar uma chance a ele. Mas ótima resenha, bom que você gostou (:

    Beijos,
    Julia C | Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  2. Eu sou super suspeita para falar de romances de banca, eu simplesmente os amo *-*
    Vi esse livro no sebo, e agora depois da sua resenha e sua nota me arrependi de não ter comprado! rs
    É a primeira vez que visito o seu blog, ficaríamos super felizes com a sua visita
    o nosso blog também, te convido para conhecê-lo ^^
    Beijos!
    Elidiane - Leitura entre amigas
    leituraentreamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Interessante... Não conhecia este romance! Gostei da Resenha!
    Bom Feriado!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de romances de banca sim. Aliás, leio qualquer pasquim,como também leio obras clássicas, desde que bem escrito. Eu fiz download desse livro, mas ainda não consegui ler. Mas pude ler na sua resenha que é um romance bem gostoso e fácil de ler. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.