O Preço de Uma Lição - Federico Devito e Gutti Mendonça

Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.




Vai ser difícil contar um pouco desta história, já que me apaixonei pela narrativa e ainda estou com o coração apertado por ter terminado o livro.


O protagonista, que curiosamente não tem nome - o Federico disse que é ele e o Gutti, é quem narra toda a estória e começa contando como conheceu seus melhores amigos (Paulinho, Manu e Claudia) ainda na escola quando era bem novos.

Ele conta de quando se tornou amigo de uma garota evangélica e de como se apaixonaram. Os pais proibiam o namoro e ela esperava um sinal divino para continuar com ele. Apesar de se gostarem muito, acabaram se separando.

Um tempo depois, conhece Melissa, uma menina linda e apaixonante. Logo se tornam amigos e passam a se ver frequentemente. Fica cada vez mais óbvio que o clima não é só de amizade e ele decide pedí-la em namoro. Parece tudo ótimo, até que a irmã dela vê os dois se beijando. Ela corre para o quarto e os dois ficam sem entender a reação inesperada. Depois disso, eles continuam se vendo, mas nunca saem e nunca se beijam. Ele fica sem entender, mas tem paciência e busca formas de surpreender a namorada. Numa das tentativas, ele descobre porque se beijaram poucas vezes e com muita raiva termina o namoro.

O tempo passa e durante um churrasco, ele ouve a voz de uma garota e logo vira-se para saber quem é. Ele fica encantado. É a Juliana (que ele não conhecia). Ele busca ficar próximo dela, mas fica difícil, já que ele está ficando com a Beatriz neste churrasco. Parecia um simples encontro de amigos, mas mal sabia que neste dia sua vida mudaria completamente.

Apaixonado por ela, faz de tudo para conquistá-la e depois de alguns encontros, começam a namorar. A diferença de idade (ela tem 15 e ele 20), morar em cidades diferentes... Nada atrapalha este romance. É um namoro muito bom para ambos, se dão super bem, e são muito apaixonados.

Como ele trabalha (na Abril e é modelo), vive mimando a Juliana e faz de tudo por ela. Prova, dia após dia seu amor por ela. Ele percebe que tudo que ele viveu antes não era nada comparado ao que sente por ela. Mesmo assim, algumas meninas continuam atrás dele, já que é um cara bonito e cativante, mas ele é um cara muito fiel e nem liga para o que acontece à sua volta.

Extremamente verdadeiro, o romance chega para surpreender. Ele traz a visão de um garoto, um homem, perdidamente apaixonado, amando pra valer e disposto a tudo por este amor. Sem forçar, eles conseguiram traduzir todo o sentimento do protagonista para as páginas. Enquanto lia, ficava sorrindo com a narração, aquela sensação de borboletas na barriga e logo em seguida, senti toda sua angústia, aquela dor no peito.

Não parei de falar no twitter o quanto este livro me surpreendeu, porque fiquei boba de como este livro me prendeu e mesmo depois de terminar de lê-lo, ainda penso nele. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei.

Quem comentar neste post, concorre a um marcador do blog autografado pelo Federico Devito e Gutti Mendonça... E logo mais tem promoção do livro... Aguardem (:
E quem quiser conferir a cobertua do lançamento do livro em SP com fotos que fiz para o Who's Thanny, basta clicar aqui

Ceile Moraes.
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. OLha eu aqui de novo rsrs

    Nossa, desde que eu vi sobre o livro fiquei louca para ler, ainda bem que a minha amada ed. NC vai me enviar rsrs

    Nossa, o livro é bom mesmo???
    A historia parece meio clichezinha né?
    Mas tb hj em dia é dificil escrever algo totalmente inovador.

    Fiquei curiiiosissima para ler.
    Qnto ao personagem nao ter nome já li um livro assim, é bem diferente rsrs

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. VC SABII KIEM EU SOUUU!17 de nov. de 2011, 16:21:00

    EI, EU TAMBÉM TRABALHO NA ABRIL! MAS NAO GANHO NADA POR ISSO! MUNDO INJUUUUUUUUUUUUUSTO!

    Enfim, é, nao seria um livro que eu compraria imediatamente mesmo depois da sua resenha(sou preconceituosa, oh, yeah!) e só acredito na qualidade desse livro lendo ele! Honestamente, acho que isso foi uma jogada de marketing da NC, para atrair mais leitoras! Blerrrgh!

    TSC,TSC, TSCCCC

    ResponderExcluir
  3. Nãããão vejo a hora de comprar o livro e começar a ler.

    E parabéns pelo blog e pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  4. Não estou muito empolgado mas quero ler , pelo que vc disse deve ser bom ") Otima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Eu tava tão afim de ir no evento... Porque tudo é tão longe de mim? D:
    Quero muito ler esse livro, deve ser muito bom.

    Fernanda
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não vejo a hora de receber logo o meu livro e poder aproveitar cada página escrita com carinho por eles :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Ah quando eu recebi a nota fiscal dizendo que eu iria receber esse livro eu fiquei super feliz. Agora as mulheres poderão entender um pouquinho do Universo masculino kkkkk

    Bjos!!

    Pablo Arcáry
    Corujão Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ceile!

    Fiquei bastante animada pra começar a ler o livro, só pelos seus comentários HAUHAUHAUAH E ele á enooorme né? Acho que vou me apaixonar, quase certeza KKKK

    beijos!
    www.whosthanny.com

    ResponderExcluir
  9. Oi CEile é a primeira vez que leio uma resenha deste livro.confesso que gostei muito, quando li fique pensando no meu filho de 16 anos, e que ele morre de amor por uma garota.Assim agente pode entender os sentimentos e ponto de vista dos garotos, realmente gostei.

    ResponderExcluir
  10. Tem coisa mais gostosa que ler o livro de duas pessoas super legais?! Pode até ter, mas eu fico com esse livro!
    Fiquei bem feliz quando soube que o Fred e o Gutti iriam lançar, quase surtei - confesso -, mas minhas gente, pode até ser jogo de marketing, porém isso não significa que o livro não seja bom. Quem acompanha os autores sabe que eles mandam super bem na escrita e são bem criativos!
    Amore, amei essa resenha, quero muito ler esse livro, há tempos está na minha lista!

    Beijos,
    @moanaaoliveira.

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a sinopse do livro achei que seria mais ou menos, agora vendo a resenha parece que o livro é melhor do que eu imaginava, fiquei curioso agora, vou ter que ler ^^

    ResponderExcluir
  12. Oie Ceile tudo bem??
    Nossa desde que vi que lançaram esse livro fiqueei com muita vontade de te-lo em casa.. Eu adoro o Fe.. desde os tempos de Capricho... e descobrir que ele mais o Gutti escreveu um livro.. é para deixar qualquer pessoa com o coração na mão.. hahaa..
    E descobrir que o livro se trata dos sentimentos de um garoto.. faaz derreter qualquer coração de qualquer garota..
    E sua resenha... nossa que resenha fantastica.. só me faz querer ler mais ainda.. hahaha.. Acho que vou pedi-lo de aniversário.. kkk'
    Adoreeeei..
    Beijoos

    http://aninhamagiero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Virginia de Oliveira24 de abr. de 2012, 09:25:00

    Já faz um tempo que esse livro está na minha estante, gostei de ler a sua resenha porque ela me deu animo para ler o livro, a maioria das resenhas que tinha lido sobre ele eram extremamente negativas.

    ResponderExcluir
  14. Olá.. Tenho esse livro e confesso que no começo pensei em desistir, mais como eu nunca desisto de um livro.. Com o passar do tempo a historia fica interessante.. te prende!
    Fiquei mto curiosa com o final!!! E espero que eles continuem com a historia!!

    ResponderExcluir
  15. Eu estava super ansiosa pra ler esse livro, descobri que iria lançar ano passado por acaso. Aos poucos fui conversando com o Gutti por twitter e já estava apaixonada pelo livro antes mesmo de ler o 1 capitulo. Tenho vontade de mata-lo só de lembrar o SUSPENSE que ele fazia. Mas valeu a pena ter esperado, eu adorei muito a historia, é linda e perfeita e também senti uma dorzinha no peito quando acabou :( Na minha opnião o livro é um dos melhores livros que eu já li (ainda mais que tem o meu nome hihi' mas não sou eu KKK). Estou louca para lançarem logo o OPDUL 2

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.